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Pragmática

Código: CL017     Sigla: PRAG

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 16 Plano Oficial - Variante de Linguística 3 - 6 4
Plano Oficial - Var.:Port. Ling não Materna 3 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final do semestre o estudante deverá
1. Situar a Pragmática como área da Linguística e conhecer as suas etapas fundamentais;
2. Saber as noções essenciais de Pragmática;
3. Desenvolver e saber aplicar os conhecimentos adquiridos.

Programa

1. A Pragmática como área linguística.
2. Questões gerais: objecto de análise, objectivos e metodologias.
3. Actos de fala: a teoria de Austin e a de Searle.
3.1. Tipos de actos de fala.
3.2. Actos linguísticos directos e indirectos.
4. O modelo de Grice: o Princípio Cooperativo;
4.1. As máximas conversacionais.
5. Mecanismos de inferência:
5.1. Pressuposição;
5.2. Implicaturas.
6. Alguns aspectos da teoria da Relevância.
7. Dialogismo e polifonia:
7.1. Relato de discurso;
7.2. Ironia;
7.3. Negação polémica.

Bibliografia Obrigatória

ARMENGAUD; La Pragmatique, Paris, PUF, 1986
AUSTIN, J.; How to do things with words, Oxford, Clarendon Press, 1962
GRICE, H. P; «Logic and Conversation», in Syntax and Semantics, vol.III, Speech Acts, ed. Cole, & Morgan, Academic Press Inc., pp.41-58, 1975
KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine; L’énonciation – De la subjectivité dans le langage, Paris, Armand Colin, 1997 (1980)
LEECH, G.; Principles of Pragmatics, London- New-York, Longman, 1983
LEVINSON, S.; Pragmatics, Cambridge, Cambridge University Press, 1983
REYES, G.; La pragmática lingüística. El estudio del uso del lenguaje, Barcelona, Montesinos, 1990
SEARLE, J.; Speech Acts. An Essay in the Philosophy of Language, Cambridge, Cambridge University Press, 1969
SPERBER, D.; WILSON, D.; Relevance. Communication and Cognition, Cambridge, Harvard University Press, 1986
VERSCHUEREN, J.; Para entender la Pragmática, Madrid, Gredos, 2002 (1999)

Observações Bibliográficas

A docente facultará, ao longo do semestre, outra bibliografia complementar.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, práticas e aulas tutoriais

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
tese Exame 3,00
apresentação de relatório de leitura Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 3,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
estudo e preparação Estudo autónomo 100
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Frequência obrigatória de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada de todos os elementos de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

exame e apresentação de um relatório de leitura

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor
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