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Introdução à Linguística

Código: CL013     Sigla: INTLIN

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 30 Plano Oficial - Variante de Linguística 1 - 6 4
Plano Oficial - Var.:Port. Ling não Materna 1 - 6 4
EPL 32 Plano Oficial em Vigor 1 - 6 4
LLC 131 Plano Bidisciplinar de Inglês/Alemão 1 - 6 4
Plano Bidisciplinar de Inglês/Espanhol 1 - 6 4
Plano Bidisciplinar de Alemão/Espanhol 1 - 6 4
Plano Bidisciplinar de Alemão/Francês 1 - 6 4
Plano Bidisciplinar de Francês/Espanhol 1 - 6 4
Plano Bidisciplinar de Português/Inglês 1 - 6 4
Plano Bidisc. - Português/Línguas Clássicas 1 - 6 4
Plano Monodisciplinar - Alemão 1 - 6 4
Plano Monodisciplinar - Francês 1 - 6 4
Plano Monodisciplinar - Inglês 1 - 6 4
Plano Monodisciplinar - Espanhol 1 - 6 4
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Alemão) 1 - 6 4
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Espanhol) 1 - 6 4
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Francês) 1 - 6 4
Plano de Inglês (Via Ensino) Alemão 1 - 6 4
Plano de Inglês (Via Ensino) Espanhol 1 - 6 4
Plano de Inglês (Via Ensino) Francês 1 - 6 4
Plano Bidisciplinar de Inglês/Francês 1 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Programa I
Ministrar conhecimentos básicos sobre a natureza, as propriedades e as funções da linguagem verbal.
Abordar a linguagem como objecto de reflexão e estudo científico.
Relacionar os conceitos, termos e princípios da Linguística nos diferentes níveis de análise considerados na disciplina de Bases de Análise Gramatical.
Associar os níveis de análise considerados com diferentes disciplinas linguísticas.
Reflectir sobre dimensões diversas do significado.
Fomentar o desenvolvimento do espírito crítico e de rigor nos estudantes.

Programa II
Ministrar conhecimentos básicos sobre a natureza, as propriedades e as funções da linguagem verbal.
Abordar a linguagem como objecto de reflexão e estudo científico.
Fornecer as noções e os conceitos básicos dos diferentes níveis de análise linguística.
Associar os níveis de análise considerados com diferentes disciplinas linguísticas.
Fomentar o desenvolvimento do espírito crítico e de rigor nos estudantes.

Programa

Programa I
Docente: Ana Maria Brito

(Programa destinado aos estudantes de Ciências da Linguagem e aos estudantes de Línguas, Literaturas e Culturas que tenham frequentado Bases de Análise Gramatical-Português no 1º semestre)

1. Linguagem e línguas naturais
1.1. Linguagem verbal e linguagens não verbais
1.2. Especificidade e funções da linguagem verbal
1.3. Linguagem verbal e línguas naturais
2. Aquisição da linguagem verbal
2.1. Cérebro e linguagem
2.2. O processo de aquisição
3. Unidade e diversidade nas línguas naturais
3.1. Línguas e famílias de línguas
3.2. Variação linguística
3.3. Mudança linguística
4. Linguagem, Língua e Linguística
4.1. Distinções clássicas em Linguística
4.2. Níveis de análise na descrição das línguas naturais
4.3. Disciplinas da Linguística
5. Dimensões do significado: da semântica à pragmática
5.1. Semântica lexical
5.2. Semântica frásica
5.3. Pragmática
6. Principais concepções teóricas em Linguística

Programa II
Docentes: Maria Fátima Henriques da Silva e Alexandra Guedes Pinto

(programa destinado aos estudantes de Estudos Portugueses e Lusófonos e de Línguas, Literaturas e Culturas que tenham frequentado Bases de Análise Gramatical – Inglês no 1ºsemestre)

1. Linguagem e línguas naturais

1.1. Linguagem verbal e linguagens não verbais

1.2. Especificidade e funções da linguagem verbal

2. Linguagem verbal e línguas naturais

2.1. Aquisição da linguagem verbal

2.2. Cérebro e linguagem

2.3. O processo de aquisição

3. Unidade e diversidade nas línguas naturais

3.1. Línguas e famílias de línguas

3.2. Variação linguística

3.3. Mudança linguística

4. Linguagem, Língua e Linguística

4.1. Distinções clássicas em Linguística

4.2. Níveis de análise na descrição das línguas naturais

4.2.1. Sintáctico

4.2.2. Morfológico

4.2.3. Fonético

4.2.4. Fonológico

4.2.5. Semântico

4.2.6. Pragmático

Bibliografia Obrigatória

Akmajian, Adrian; Demers, Richard A.; Farmer, Ann Kathleen; Harnish, Robert M.;; Linguistics: an Introduction to Language and Communication. , The MIT Press, 2001. ISBN: 978-0262011853
Faria, Isabel; Pedro, Emília; Duarte, Inês; Gouveia, Carlo (orgs.) ; Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, Caminho, 1996. ISBN: 972-21-1048-9
Fromkin, Victoria A.; Rodman, Robert; Hyams, N.M.; An Introduction to Language, Heinle & Heinle, 2006. ISBN: 978-1413023169
Lima, J. P. ; Pragmática Linguística, O Essencial sobre Língua Portuguesa, Caminho, Lisboa, 2006. ISBN: ISBN 978-972-21-1855-2
Lopes, A.C.M. e Rio-Torto, G.; Semântica, O Essencial sobre Língua Portuguesa, Caminho, Lisboa, 2007. ISBN: 978-972-21-1878-1
Mateus, M.H. e Villalva, A. ; O Essencial sobre Linguística, Caminho, Lisboa, 2006. ISBN: 972-21-1777-7
Mateus, M.H. e Cardeira, E.; Norma e Variação. O Essencial sobre Língua Portuguesa, Caminho, Lisboa, 2007. ISBN: 978-972-21-1953-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas; aulas práticas; sessões tutoriais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Preparação de exame Exame 100,00 2009-06-06
Teste / exame Exame 6,00 2009-06-06
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Duas provas ao longo do semestre valendo 50% cada ou exame final valendo 100%.

Provas e trabalhos especiais

Não é aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não é aplicável.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

Observações

Não aplicável.
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