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Fonologia e Morfologia

Código: CL010     Sigla: FONMOR

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 20 Plano Oficial - Variante de Linguística 2 - 6 4
LLC 0 Plano Bidisciplinar de Português/Inglês 2 - 6 4
Plano Bidisc. - Português/Línguas Clássicas 2 - 6 4
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Alemão) 2 - 6 4
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Espanhol) 2 - 6 4
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Francês) 2 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1 – Aprofundar o conhecimento explícito dos alunos nas áreas da fonologia e da morfologia.
2 – Fornecer aos alunos informação relevante para a contextualização histórico-epistemológica das várias abordagens teóricas e metodológicas no estudo da fonologia e da morfologia das línguas naturais.
3 – Possibilitar aos alunos o contacto com diversas tipologias fonológicas e morfológicas no âmbito da descrição das línguas naturais de diversas famílias linguísticas.
4 – Familiarizar os alunos com os conceitos e técnicas de análise linguística utilizados em fonologia e morfologia e torná-los aptos a utilizar tais conceitos e técnicas na análise morfológica e fonológica da língua portuguesa.
5 – Alargar, aprofundar e consolidar o conhecimento explícito da gramática do português nos domínios da morfologia e da fonologia.

Programa

1 – Revisão geral de aspetos básicos de transcrição fonética e de fonética articulatória.
2 – Introdução ao estudo da fonologia e da morfologia teóricas.
2.1 – Nível fonético vs. nível fonológico.
2.2 – Estruturas subjacentes, representações lexicais e realizações fonéticas.
2.3 – As unidades gramaticais da “dupla articulação da linguagem”.
2.4 – Unidades fonológicas segmentais, subsegmentais e suprassegmentais.
2.4.1 – Fonema, fone e alofone. As noções de distribuição (livre e complementar) das unidades linguísticas.
2.4.2 – Os traços distintivos. A noção de autossegmento. Organização hierárquica e geométrica dos traços distintivos.
2.4.3 – Unidades e propriedades suprassegmentais: tom; pé; sílaba e constituinte silábico; acento; entoação.
2.4.4 – Morfema, morfe e alomorfe.
2.4.5 – O léxico.
2.4.6 – Alternâncias morfofonémicas.

3 – Aspetos segmentais da fonologia do português.
3.1 – Inventário segmental.
3.2 – Padrões de distribuição dos segmentos do português.
3.3 – Algumas questões específicas do inventário segmental do português:
3.3.1 – As “vogais nasais”.
3.3.2 – Vocalismo tónico vs. vocalismo átono.

4 – Aspetos prosódicos da fonologia do português.
4.1 – Estruturas silábicas em português.
4.2 – O acento de palavra em português.

5 – Aspetos morfológicos do português: a interação fonologia-morfologia.
5.1 – Palavra morfológica e palavra prosódica em português.
5.2 – A estrutura interna da palavra em português.
5.3 – Formas lexicais e formas gramaticais.
5.4 – Flexão verbal.
5.5 – Flexão nominal.
5.6 – Processos derivacionais em português.
5.7 – Processos composicionais em português.
5.8 – Variações alomórficas mais correntes em português

Bibliografia Obrigatória

ARONOFF, M.; REES-MILLER, J.; The Handbook of Linguistics. , Blackwell , 2001
CÂMARA Jr., J. Mattoso ; Para o Estudo da Fonêmica Portuguesa, Padrão , 1977
GOLDSMITH, J. (Ed.); The Handbook of Phonological Theory, Blackwell, 1995
CÂMARA Jr., J. Mattoso ; Problemas de Lingüística Descritiva, Vozes, 1971
BARBOSA, J. M. ; Etudes de Phonologie Portugaise. 2ª ed., Universidade de Évora, 1983
CLARK, J.; YALLOP, C. ; An Introduction to Phonetics and Phonology, Blackwell , 1990
MARTINET, A. ; Elementos de Linguística Geral, Sá da Costa
FARIA, I. H. et al. (orgs.); Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, Caminho, 1996
MATEUS, M. H. M. ; Aspectos da Fonologia Portuguesa, INIC, 1982
VILLALVA, A. ; Estruturas Morfológicas. Unidades e Hierarquias nas Palavras do Português, FCT/FCG, 2000
MATEUS, M. H. M. ; A Face Exposta da Língua Portuguesa, INCM, 2002
SPENCER, A.; Morphological Theory. An Introduction to Word Structure in Generative Grammar, Blackwell, 1991
MATEUS, M. H.; ANDRADE, E. ; The Phonology of Portuguese. Oxford, Oxford University Press , Oxford University Press, 2000
RODRIGUES, A. S.; A Construção de Postverbais em Português, Granito, 2001
RIO-TORTO, G. M. ; Morfologia Derivacional. Teoria e Aplicação ao Português, Porto Editora, 1998
LADEFOGED, P.; MADDIESON, I. ; The Sounds of the World’s Languages, Blackwell , 1996
SPENCER, A.; ZWICKY, A. M. (Eds.); The Handbook of Morphology, Blackwell
INTERNATIONAL PHONETIC ASSOCIATION ; Handbook of the International Phonetic Association. A Guide to the Use of the International Phonetic Alphabet, Cambridge University Press, 1999
GUSSENHOVEN, C.; JACOBS, H.; Understanding Phonology, Arnold, 1998
CÂMARA Jr., J. Mattoso ; Estrutura da Língua Portuguesa, Vozes, 1970
MATEUS, M. H. M. et al. ; Gramática da Língua Portuguesa. 5ª ed., revista e aumentada , Caminho, 2003
ROSA, M. C.; Introdução à Morfologia, Contexto, 2006. ISBN: 85-7244-145-X
BARBOSA, J. M. ; Introdução ao Estudo da Fonologia e Morfologia do Português., Almedina, 1994
BARROSO, H. ; Forma e Substância da Expressão da Língua Portuguesa, Almedina, 1999
DE LACY, Paul (2007) – The Cambridge Handbook of Phonology. Cambridge, Cambridge University Press

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, aulas práticas e sessões de orientação tutorial.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Fonologia
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Gramática

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Exercícios práticos e outros trabalhos propostos pelo professor Teste 50,00 2012-02-29
Exame escrito Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo Estudo autónomo 54 2012-02-29
Total: 54,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas em vigor na FLUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será a nota obtida no exame final.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor na FLUP.
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