Estruturas Léxicas do Português
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Conhecer conceitos de léxico e tipos de unidades lexicais. 2. Relacionar o léxico com diferentes áreas gramaticais e com o dicionário. 3. Caracterizar os principais processos de estrutura e composição do léxico. 4. Apreender diferentes dimensões do significado das estruturas léxicas e os mecanismos da sua organização. 5. Determinar as principais relações semânticas das estruturas léxicas. 6. Analisar a estrutura argumental das classes sintáticas verbo, nome e adjetivo.
Programa
1.
1.1.Conceitos de léxico.
1.2.Tipos de unidades lexicais
1.3Léxico e gramática
1.4Léxico e dicionário
2.Estrutura e composição do léxico
2.1.Relações sintagmáticas e relações paradigmáticas
2.2.Constituintes da estrutura interna das palavras
2.3.Processos de formação de palavras: derivação e composição
2.4.Processos morfológicos, morfossintácticos e semânticos de inovação lexical: neologismos, siglas, acrónimos, empréstimos
2.5.Variação e mudança lexical
3.Dimensões do significado e organização do léxico
3.1.Significado, referência, denotação e conotação
3.2.Ambiguidade lexical
3.3.A proposta da análise componencial
3.4.A proposta da semântica cognitiva/teoria do protótipo
3.5.Campos lexicais e campos semânticos
3.6.Relações semânticas das unidades lexicais
4.Classes sintáticas (verbo, nome e adjetivo) e estrutura argumental
Bibliografia Obrigatória
Aitchinson, Jean; Words in the mind: An introduction to mental lexicon, Blackwell, 2003. ISBN: 978-0631232438
Baker, Mark C.; Lexical Categories: Verbs, nouns and adjectives, Cambridge University Press, 2003. ISBN: 978-0521806381
Bidermann, Maria Tereza C.; Teoria Lexical, Martins Fontes, 2001. ISBN: 85-336-1417-9
Correia, Margarita; Inovação lexical em Português, Colibri/APP, 2005. ISBN: 972-772-532-5
Cruse, Alan ; Meaning in Language. An Introduction to Semantics and Pragmatics, Oxford University Press, 2004. ISBN: 978-0199263066
Jackendoff, Ray; The Architecture of Language Faculty, The MIT Press, 1996. ISBN: 978-0262600255
Kehdi, Valter; Formação de Palavras em Português, Ática, 1997. ISBN: 85-080-405-47
Mateus, Maria Helena Mira; Brito, Ana Maria; Duarte, Inês; Faria, Isabel Hub; Gramática da Língua Portuguesa, Caminho, 2003. ISBN: 972-21-0445-4
Miguel, Elena de ; Panorama de la Lexicología, Ariel, 2009. ISBN: 9788434482791
Pustejovsky, James ; The Generative Lexicon , The MIT Press , 1995. ISBN: 978-0262661409
Rio-Torto, Graça; Morfologia Derivacional. Teoria e Aplicação ao Português, Porto Editora, 1998. ISBN: 978-972-0401-229
Sandmann, António ; Competência lexical: produtividade, restrições e bloqueio, Editora da UFPR, 1991. ISBN: 85-86957-02-X
Sanromán, Álvaro Iriarte; A Unidade Lexicográfica. Palavras, Colocações, Frasemas, Pragmatemas, Universidade do Minho, 2001. ISBN: 972-98621-5-X
Urs, Egli Pause, Peter E.; Schwarze, Christoph ; Lexical knowledge in the organization of language, John Benjamin’s Publishing Company, 1995. ISBN: 978-1556195686
Vilela, Mário; Estruturas Léxicas do Português, Almedina, 1979
Vilela, Mário; Estudos de Lexicologia do Português, Almedina, 1994. ISBN: 972-40-0767-7
Observações Bibliográficas
Bibliografia complementar será indicada ao longo das aulas.
Further literature will be indicated in classes.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas, aulas teórico-práticas e sessões de orientação tutorial.
Palavras Chave
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Semântica
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Semântica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
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Teste escrito |
Exame |
2,00 |
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Teste escrito |
Exame |
2,00 |
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Preparação do trabalho / Estudo |
Trabalho escrito |
102,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Frequência de 75%, salvo nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída: 1º teste escrito: 40%; 2º teste escrito: 40%; trabalho: 20%.
Provas e trabalhos especiais
De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.
Melhoria de classificação
De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.