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Aquisição da Linguagem

Código: CL002     Sigla: AQUL

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 23 Plano Oficial - Variante de Linguística 2 - 6 4
Plano Oficial - Var.:Port. Ling não Materna 3 - 6 4
EPL 1 Plano Oficial em Vigor 3 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Sensibilizar os estudantes para aspectos importantes no âmbito de uma introdução à psicolinguística criando neles ao mesmo tempo um espírito crítico face a determinadas áreas que possam ter pontos em comum com os diferentes tópicos abordados

Programa

1. Fundamentos biológicos da linguagem oral e escrita
2. O período crítico da aquisição da linguagem
3. Aspetos cognitivos relacionados com a aquisição e desenvolvimento da linguagem
3.1. As posições cognitivista e modularista
4. A perspetiva construtivista da aquisição da linguagem
4.1. Breve referência à aquisição de determinados subsistemas linguísticos
5. Aprendizagem do oral e da escrita
5.1. Introdução ao CALE
5.2. A leitura indireta e direta silenciosa
5.3. A pedagogia do imediatismo
5.4. A disortografia e a tipologia de erros ortográficos para a identificar

Bibliografia Obrigatória

Pinto, M. da G. L. C. ; Abordagem a alguns aspectos da compreensão verbal na criança, INIC, 1988
Clark, H. H.; Clark, E. V. ; Psychology and language, Harcourt Brace Jovanovich, 1979
Pinto, M. da G. C. ; Desenvolvimento e distúrbios da linguagem, Porto Editora, 1984
Girolami-Boulinier, A.; Les niveaux actuels dans la pratique du langage oral et écrit, Masson, 1984
Sinclair-de Zwart, H. ; Acquisition du langage et développement de la pensée, Dunod, 1967
Girolami-Boulinier, A. ; L’apprentissage de l’oral et de l’écrit, PUF, 1993
Piaget, J. ; A formação do símbolo na criança, Zahar, 1975
Pinto, M. da G. C. ; Saber viver a linguagem. Um desafio aos problemas de literacia, Porto Editora, 1998
Sinclair, H. et coll.; La production de notations chez le jeune enfant, PUF, 1988
Slobin, D. I. ; Psycholinguistics, Scott, Foresman and Company, 1979
Piaget, J.; Inhelder, B. ; La psychologie de l’enfant, PUF, 1975
Lenneberg, E. H.; Fundamientos biológicos del lenguaje, Alianza, 1975
Pinto, Maria da Graça L. C.; Da Psicolinguística: um verbete que se tornou ensaio. , Faculdade de Letras da UP/Col. CAPFLUP, 2009 (In:M. Da G. L. C. Pinto A linguagem ao vivo. Textos seleccionados. Organizado por Isabel Margarida Duarte, Olívia Figueiredo e João Veloso. Cadernos de Apoio Pedagógico da FLUP, C06. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2009)
Girolami, Andrée; Controle das Aptidões para a Leitura e a Escrita, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2006 (TRadução e adaptação para o Português de Maria da Graça Castro Pinto e João Veloso)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, teórico-práticas e práticas e sessões de orientação tutorial.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Psicolinguística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Prova escrita Exame 4,00 2013-07-17
Exercícios Teste 51,00 2013-07-17
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo orientado Estudo autónomo 51 2013-07-17
Total: 51,00

Obtenção de frequência

Número de faltas às aulas e sessões de OT não superior ao consignado no regulamento do curso e restante legislação aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada de todos os elementos de avaliação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o previsto no regulamento de curso e demais normas aplicáveis.

Melhoria de classificação

De acordo com o previsto no regulamento de curso e demais normas aplicáveis.
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