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Estágio Pedagógico (Geografia)

Código: FLUP0913     Sigla: EP-G

Ocorrência: 2004/2005 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEO 66 Plano Oficial - LGEO 5 - 30 -

Objetivos

Objectivos (art.3º da Portaria 659/88)
* Integrar, de forma progressiva, orientada e apoiada, o aluno no
exercício da docência;
* Estruturar o processo ensino/aprendizagem;
* Integrar a função docente numa perspectiva interdisciplinar
* Desenvolver a capacidade de direcção e orientação educativa da turma;
* Desenvolver competências nos domínios da observação e da avaliação,
reconhecendo esta como um processo contínuo;
* desenvolver a capacidade de relacionamento com todos os elementos que
integram a comunidade escolar;
* Contribuir para que a acção educativa desenvolva a interacção
escola/comunidade.

Programa

Em conformidade com a distribuição de serviço nos núcleos de estágio, cada estagiário terá de:
* participar na planificação das actividades dos núcleos de estágio;
* prestar o serviço docente que lhes foi atribuído;
* assistir às aulas do docente do ensino secundário e dos outros alunos do núcleo de acordo com a planificação do núcleo de estágio.
* observar aulas ao Orientador (mínimo de 20 aulas, repartidas pelos três períodos lectivos mas com maior incidência no 1º período);
* observar aulas aos outros colegas (as que entenderem); prestação das regências (cf. ponto 3.3.1 do Regulamento de Estágio), na medida das condições proporcionadas por cada escola. Em caso de impossibilidade de viabilização serão tomadas medidas atenuantes.
* participar, com o apoio do docente do ensino secundário, no desempenho da função de director de turma;
* participar nas actividades educativas que constem no plano de actividades do núcleo de estágio tanto no âmbito da escola como no da relação escola/comunidade;
* participar em sessões de natureza científica e pedagógica realizadas no núcleo de estágio ou na escola onde o estágio funciona;
* relacionar-se activamente com todos os elementos da comunidade escolar, contribuindo para melhorar a função educativa da escola;
* elaborar o seu dossier de estágio pedagógico, nele incluindo um relatório crítico do funcionamento do estágio pedagógico e da sua inserção no núcleo de estágio.

Bibliografia Principal

Variada, em função dos anos de escolaridade com que o estagiário esteja a trabalhar e em função das dúvidas/dificuldades que forem surgindo.

Bibliografia Complementar

Idem anterior.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

(O ensino) e aprendizagem baseiam-se na observação/discussão de aulas, na preparação e execução de aulas e outras actividades escolares e, sobretudo, na reflexão crítica/fundamentada sobre todas as experiências vivenciadas ao longo do ano lectivo.

Software

Depende das condições de cada escola.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

A aprovação implica, entre outros aspectos, o cumprimento de, pelo menos, 75% das atribuições (lectivas e outras).

Fórmula de cálculo da classificação final

Toda a avaliação se pauta por um documento "Referencial de Avaliação" aprovado anualmente por todos os orientadores e dado a conhecer a todos os estagiários na fase de arranque do ano de estágio.
Contempla cada uma das vertentes avaliativas referidas em 3b) que se encontra desdobrada em indicadores. Para cada um dos 40 indicadores são definidos quatro níveis de consecução.
A classificação final resultará do conjunto de níveis, sendo que para cada um deles são considerados os seguintes critérios:
- empenho
- qualidade (geográfica e didáctica)
- adequação (às Orientações Curriculares Nacionais e à especificidade e
determinações locais)
- sistematicidade
-originalidade
-autonomia
Com base no Referencial de Avaliação, e depois de ouvidos os estagiários (auto e co-avaliação), cada orientador traça o perfil de cada estagiário e tentam chegar a uma aproximação de apreciações. Se tal for conseguido, a classificação surge com a concordância de ambos; se os pontos de vista não se aproximarem, cada orientador (da escola e da faculdade) atribui a classificação que considera adequada e calcula-se a média aritmética simples das duas.

Provas e trabalhos especiais

Só em circunstâncias especiais se solicitam provas distintas, mas que são estipuladas caso a caso, consoante as particularidades.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

Não está prevista.

Observações

Compete ao docente da escola responsável pela orientação de estágio:
* elaborar, com os alunos, o plano de actividades do núcleo de estágio, articulando-o com os planos de actividades e de formação dos docentes do estabelecimento de ensino;
* apoiar e orientar os alunos na planificação das suas actividades educativas;
* observar os alunos no desempenho das suas actividades educativas e proceder à análise desse desempenho numa perspectiva formativa e de formação contínua.O orientador deve assistir no minimo a 15 aulas, repartidas de forma mais ou menos equitativa pelos três períodos ou com
maior frequência nos 1º e 2º períodos por forma a assistir a algumas sequências de aulas. todas as aulas devem ser comentadas pelos presentes e da qual se deve lavrar um registo.
* promover o reforço da cultura e actuação pedagógico-didáctica dos alunos, quer de forma individualizada, quer mediante acções e sessões em que aqueles estejam directamente envolvidos;
* avaliar e classificar os alunos

Ao Orientador pela FLUP, compete:
* organizar e coordenar o estágio pedagógico;
* acompanhar e apoiar as actividades desenvolvidas pelos Orientadores locais e alunos.
* observar os alunos no desempenho das suas actividades educativas e proceder à análise desse desempenho numa perspectiva formativa e de formação contínua. Para tal observa, no mínimo, três aulas ao aluno, em princípio uma por período; analisa e comenta os documentos entregues
por este no domínio da planificação e da avaliação.
* avaliar e classificar os alunos.
A língua oficial de ensino é o português
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