Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > FLUP0861

Metodologia do Ensino da Filosofia II

Código: FLUP0861     Sigla: MEF2

Ocorrência: 2004/2005 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FIL 29 Plano Oficial - LFIL 4 2,5 5 -

Objetivos

- Mobilizar os conhecimentos científicos pré-existentes no quadro das exigências programáticas;
- Compreender a articulação dos métodos com as perspectivas filosófico-pedagógicas;
- Explicitar as metodologias de ensino mais adequadas à aprendizagem da Filosofia;
- Reconhecer a importância da avaliação nos processos de aprendizagem e no ajustamento das práticas pedagógicas.

Programa

1.Os instrumentos didácticos em Filosofia
1.1.Planificação didáctica:
1.1.1.A articulação de objectivos, conteúdos e estratégias
1.1.2.Exemplos de aplicação a partir das unidades temáticas dos programas do Ensino Secundário
1.2.Execução didáctica:
1.2.1.A problemática dos métodos – métodos filosóficos e métodos do ensino da Filosofia
1.2.2.A articulação dos métodos com as perspectivas filosófico-pedagógicas
1.2.3.Estratégias didácticas: a lição de Filosofia como exercício filosófico, o texto filosófico, o diálogo em Filosofia, o discurso e a argumentação, os mapas conceptuais, o portefólio, os audiovisuais.
1.3.Avaliação:
1.3.1.Princípios fundamentais e especificidade da avaliação em Filosofia
1.3.2.Importância da avaliação no ajustamento das práticas pedagógicas e nos processos de aprendizagem

Bibliografia Principal

AAVV, Del proyecto educativo a la programación de aula, Editorial Graó, Barcelona, 2001;
Arends, Richard I., Aprender a ensinar, Editora McGraw-Hill de Portugal, Amadora, 1995;
Bernardes,Carla e Miranda,Filipa, Portefólio–uma escola de competências, Porto Editora, 2003;
Cortesão, Luísa e Torres, Mª Arminda, Avaliação pedagógica I e II, Porto Editora, Porto 1990-94;
Cossuta, Frédéric, Didáctica da filosofia – como interpretar textos filosóficos, Edições Asa, Porto, 1998;
Folscheid, Dominique e Wunenburger, Jean-Jacques, Metodologia filosófica, Martins Fontes, São Paulo, 1997;
Landsheere, Gilbert, Evaluation continue et examens. Précis de docimologie, Editions Fernand Nathan, Paris, 1972,
Leite, Carlinda e Fernandes, Preciosa, Avaliação das aprendizagens dos alunos, Ed. Asa, Porto, 2003;
Marnoto, Isabel (dir.), Didáctica da Filosofia I, Universidade Aberta, Lisboa, 1990 ;
Ontoria, António (dir.), Mapas conceptuais – uma técnica para aprender, Ed. Asa, Porto, 2003;
Russ, Jacqueline, Les méthodes en philosophie, Armand, Collin. Paris,1996;
Zabalza, Miguel, Planificação e desenvolvimento curricular na escola, Ed. Asa, Porto, 2001.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas

Software

não se aplica.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Obtenção de frequência

75% de presença nas aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota do exame arredondada.

Provas e trabalhos especiais

Não previstos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não prevista.

Melhoria de classificação

Não prevista.

Observações

Língua de ensino: português.
Recomendar Página Voltar ao Topo