Metodologia do Ensino da Filosofia II
Ocorrência: 2004/2005 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FIL |
29 |
Plano Oficial - LFIL |
4 |
2,5 |
5 |
- |
|
Objetivos
- Mobilizar os conhecimentos científicos pré-existentes no quadro das exigências programáticas;
- Compreender a articulação dos métodos com as perspectivas filosófico-pedagógicas;
- Explicitar as metodologias de ensino mais adequadas à aprendizagem da Filosofia;
- Reconhecer a importância da avaliação nos processos de aprendizagem e no ajustamento das práticas pedagógicas.
Programa
1.Os instrumentos didácticos em Filosofia
1.1.Planificação didáctica:
1.1.1.A articulação de objectivos, conteúdos e estratégias
1.1.2.Exemplos de aplicação a partir das unidades temáticas dos programas do Ensino Secundário
1.2.Execução didáctica:
1.2.1.A problemática dos métodos – métodos filosóficos e métodos do ensino da Filosofia
1.2.2.A articulação dos métodos com as perspectivas filosófico-pedagógicas
1.2.3.Estratégias didácticas: a lição de Filosofia como exercício filosófico, o texto filosófico, o diálogo em Filosofia, o discurso e a argumentação, os mapas conceptuais, o portefólio, os audiovisuais.
1.3.Avaliação:
1.3.1.Princípios fundamentais e especificidade da avaliação em Filosofia
1.3.2.Importância da avaliação no ajustamento das práticas pedagógicas e nos processos de aprendizagem
Bibliografia Principal
AAVV, Del proyecto educativo a la programación de aula, Editorial Graó, Barcelona, 2001;
Arends, Richard I., Aprender a ensinar, Editora McGraw-Hill de Portugal, Amadora, 1995;
Bernardes,Carla e Miranda,Filipa, Portefólio–uma escola de competências, Porto Editora, 2003;
Cortesão, Luísa e Torres, Mª Arminda, Avaliação pedagógica I e II, Porto Editora, Porto 1990-94;
Cossuta, Frédéric, Didáctica da filosofia – como interpretar textos filosóficos, Edições Asa, Porto, 1998;
Folscheid, Dominique e Wunenburger, Jean-Jacques, Metodologia filosófica, Martins Fontes, São Paulo, 1997;
Landsheere, Gilbert, Evaluation continue et examens. Précis de docimologie, Editions Fernand Nathan, Paris, 1972,
Leite, Carlinda e Fernandes, Preciosa, Avaliação das aprendizagens dos alunos, Ed. Asa, Porto, 2003;
Marnoto, Isabel (dir.), Didáctica da Filosofia I, Universidade Aberta, Lisboa, 1990 ;
Ontoria, António (dir.), Mapas conceptuais – uma técnica para aprender, Ed. Asa, Porto, 2003;
Russ, Jacqueline, Les méthodes en philosophie, Armand, Collin. Paris,1996;
Zabalza, Miguel, Planificação e desenvolvimento curricular na escola, Ed. Asa, Porto, 2001.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas
Software
não se aplica.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
75% de presença nas aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota do exame arredondada.
Provas e trabalhos especiais
Não previstos.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não prevista.
Melhoria de classificação
Não prevista.
Observações
Língua de ensino: português.