Antropologia Filosófica I
Ocorrência: 2005/2006 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
Proporcionar a aquisição de competências reflexivas no domínio da problematização antropológica.
Identificar a especificidade e a transversalidade das problemáticas antropológicas.
Programa
1. Primordialidade e irredutibilidade das questões antropológicas.
2. A emergência da antropologia filosófica como saber no âmbito da história da filosofia: da cosmologia e da filosofia do homem às problemáticas antropológicas.
3. Estatuto da antropologia filosófica no contexto da filosofia e das ciências sociais e humanas: originalidade, identidade, complexidade e trandisciplinaridade das problemáticas antropológicas.
3.1 Prevalência, crise e superação do humanismo no pensamento contemporâneo. Pós-humanismo ou neo-humanismo? A crítica correlação entre humanismo e antropologia filosófica: contornos e alcance da problemática da analítica da finitude.
3.1.1 Importância das matrizes judaica, grega e cristã.
3.1.2 Evolucionismo e crítica dos pressupostos da antropologia bíblica.
3.2 A configuração epistemológica das ciências humanas e do homem como objecto de estudo científico: os lugares do método, do antropólogo e do Homem como objecto/projecto. O Homem como dupla empírico-transcendental.
3.3 Objectividade versus subjectividade: da indagação epistemológica à problematização antropológica.
3.4 Ontologia e antropologia filosófica: alcance e limites da revisão heideggeriana do itinerário antropológico kantiano.
3.5 A antropologia filosófica como emergência da falibilidade, da fragilidade, da desproporção e da mediação humanas
3.6 Ética e antropologia filosófica: a itinerância antropológica como problemática ético-antropológica.
4. Configuração filosófica da noção de pessoa como valor, pressuposto e finalidade. Delineamento de uma filosofia transcendental da pessoa. A pessoa relacional e a pessoa como processo de personação.
Bibliografia Principal
BUBER, M., Qué es el Hombre? (trad.), México, Fondo de Cultura Económica, 1984.
D’ALLONNES, M. R., Fragile Humanité, Paris, Aubier, 2002.
DIAS DE CARVALHO, A., Olhares e Percursos, S. Maria da Feira, Fund. Terras S.M.F., 1994.
FOUCAULT, M., As Palavras e as Coisas (trad.), S. Paulo, Martins Fontes, 1981.
GROETHUYSEN, B., Antropologia Filosófica (trad.), Lisboa, Presença, 1982.
HAAR, M., Heidegger et l’Essence de l’Homme, Paris, Millon, 1990.
HEIDEGGER, M., Kant et le Problème de la Métaphysique (trad.), Paris, Gallimard, 1965.
— Carta sobre o Humanismo (trad.), Lisboa, Guimarães Ed., 1987.
JACQUES, F., Différence et Subjectivité, Paris, Aubier, 1982.
KANT, I., Crítica da Razão Pura (trad.), Lisboa, Fund. C. Gulbenkian, 1985.
LYOTARD, J.-F., O Inumano (trad.), Lisboa, Estampa, 1990.
MERQUIOR, J. S., Michel Foucault ou o Niilismo de Cátedra (trad.), Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1985.
PICQ, P. — SERRES, M. — Vincent, J.-D., Qu’est-ce que l’Humain?, Paris, Le Pommier, 2003.
RICOEUR, P., Philosophie de la Volonté, Finitude et Culpabilité, Paris, Aubier, 1988.
SCHELER, M., La Situation de l’Homme dans le Monde (trad.), Paris, Aubier, 1979.
SERRES, M, Hominescence, Paris, Le Pommier, 2001.
SPERBER, D., Le Savoir des Anthropologues, Paris, Hermann, 1982.
TOURAINE; A., Khosrokhavar, La Recherche de Soi, Fayard, Paris, 2000.
Bibliografia Complementar
A indicar, de acordo com as necessidades objectivas de cada momento, no decurso do desenvolvimento do programa.
Nota: a bibliografia principal de AF II constitui bibliografia complementar desta disciplina
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Assente no princípio da variabilidade didáctica, mobilizará as virtualidades pedagógicas dos métodos expositivos, do trabalho de grupo e das estratégias próprias das atitudes investigativas, nomeadamente em termos de exploração de textos filosóficos e de pesquisa bibliográfica.
Software
Não se aplica.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
75% de presença nas aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota do exame arredondada. Ou média da nota do exame e eventuais trabalhos escritos.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.
Observações
Língua de ensino: português.