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Cultura Portuguesa II

Código: FLUP0392     Sigla: CULPO2

Ocorrência: 2006/2007 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EE 3 Plano Oficial - LEE 3 2,5 5 -
4
Plano oficial a partir de 2002 3 2,5 5 -
EEFA 0 Plano Oficial - LEEFA 3 2,5 5 -
EEFI 0 Plano Oficial - LEEFI 3 2,5 5 -
EEIA 0 Plano Oficial - LEEIA 3 2,5 5 -
EELRI 2 Plano Oficial - LEELRI 3 2,5 5 -
EPO 0 Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 2,5 5 -
Plano Oficial - LEPO 2 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 2,5 5 -

Objetivos

Esta disciplina pretende fornecer aos estudantes, sobretudo de Estudos Portugueses e de Estudos Europeus e de outras variantes com componente de português, instrumentos de estudo, análise e compreensão de diversos aspectos da Cultura portuguesa dos séculos XVII e XVIII, com especial valorização das relações algumas correntes culturais, literáricas e artísticas desse período histórico-cultural.

Programa

1. O conceito de desengano no século XVII: do Tempo de Agora de Martim Afonso de Miranda aos Apólogos Dialogais de D. Francisco Manuel de Melo
2. Casamento e literatura no século XVII: práticas sociais e representações literárias.
3. Educação, cultura e sociedade: da Arte de criar bem os filhos (1685) de Alexandre de Gusmão às Cartas sobre a Educação da Mocidade (1760) de Ribeiro Sanches.

Bibliografia Principal

B-1 Textos
Martim Afonso de Miranda, Tempo de Agora (1622-1624), ed. de Bento José Farinha, Lisboa, 1785, 2 vols.
D. Francisco Manuel de Melo, Apólogos Dialogais, Braga-Coimbra, Angelus Novus, 2 vols., 1998-1999.
Diogo Paiva de Andrada, Casamento Perfeito (1630), Lisboa, Sá da Costa, 1944.
D. Francisco Manuel de Melo, Carta de Guia de Casados (1651), Porto, Campo das Letras, 2003.
Alexandre de Gusmão, Arte de criar bem os filhos na infância e na puericia (1685) Lisboa, Miguel Deslandes,1685.
António N. Ribeiro Sanches, Cartas sobre a Educação da Mocidade (1760), in Obras, vol. I, Coimbra, Universidade, 1959, pp. 201-366.

B-2. Estudos:
A bibliografia relativa a estes três pontos do programa é bastante extensa e diversificada. Aqui indicam-se alguns dos estudos essenciais, ficando para as aulas práticas a discussão de estudos específicos.
ANDRADE, António Banha de, Vernei e a cultura do seu tempo, Coimbra, Universidade, 1965.
CARVALHO, José Adriano, «Introdução» a LOBO, Francisco Rodrigues, Corte na Aldeia, Lisboa, Editorial Presença, 1991, 7-45.
FERNANDES, Maria de Lurdes, Espelhos, Cartas e Guias. Casamento e espiritualidade na Península Ibérica, Porto, Instituto de Cultura Portuguesa, 1995; «O tempo do desengano. Das aparências da vida à verdade da morte nos ‘Relógios Falantes’ de Francisco Manuel de Melo» Península, 2 (2005), pp. 343-363.
MACHADO, Fernando Augusto, Educação e cidadania na ilustração portuguesa: Ribeiro Sanches, Porto, Campo das Letras, 2001.
MENDES, António Rosa, Ribeiro Sanches e as «Cartas sobre a educação da mocidade», Lisboa, s.n., 1991 (diss. Mestrado, polic.).
PIRES, Maria Lucília & CARVALHO, José Adriano, História Crítica da Literatura Portuguesa — Maneirismo e Barroco, Lisboa, Verbo, 2001.
SANTOS, Zulmira C., «Racionalidade de corte e sensibilidade barroca: os Avisos para o Paço de Luís de Abreu de Melo», in Actas do I Congresso Internacional do Barroco, Porto, 1991, vol. II, 381-401.
Outros estudos específicos para cada ponto do programa serão apresentados no início do semestre e ao longo das aulas.

Bibliografia Complementar

A bibliografia complementar será fornecida ao longo do semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas serão, na sua maioria, teórico-práticas, embora estejam também previstas, para alguns aspectos do programa, aulas teóricas e aulas práticas.

Software

Não se aplica

Tipo de avaliação

Obtenção de frequência

De acordo com as normas da FLUP

Fórmula de cálculo da classificação final

De acordo com as normas da Flup.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

De acordo com as normas da Flup.

Observações

Privilegiar-se-á, se as condições da turma assim o permitirem, a avaliação contínua, que obriga à presença dos estudantes em 75% das aulas. Para os estudantes que não podem frequentar regularmente as aulas, a avaliação limitar-se-á ao exame final.
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