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Língua Portuguesa II

Código: FLUP0785     Sigla: LP2

Ocorrência: 2004/2005 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCPEPL 0 Plano Oficial - LCPEPLE 1 1,5 6 -

Objetivos

- Desenvolver a capacidade de compreensão de discursos orais e escritos, no reconhecimento da articulação entre as suas finalidades, os dispositivos discursivos que as concretizam e as características dos contextos em que são produzidos;
- Desenvolver a capacidade de produção de discursos orais e escritos articulando finalidades comunicativas, recursos discursivos e factores dos contextos de produção e recepção.
- Desenvolver a consciência acerca da relevância da língua verbal na compreensão do mundo e dos outros, no desenvolvimento do pensamento e na regulação da acção pessoal;
- Promover a aquisição de conceitos que permitam a compreensão de aspectos fundamentais da estrutura e do funcionamento da língua portuguesa;
- Promover atitudes de compreensão crítica face às características dos usos linguísticos.

Programa

Conceptuais
Da comunicação à enunciação
- Texto e situação de enunciação
- Modalidades de enunciação
- Modalidades pragmáticas
- Partículas modais
- Registos de língua
- Enunciação/co-enunciação
- Acto locutório/acto ilocutório
Do enunciado à frase:
Léxico: evolução/ enriquecimento
Relações lexicais
Frase simples/frase complexa
Frase e oração
Orações subordinadas/orações subordinadas
Tipos de frase
pontuação
Da frase ao texto:
Texto
Marcas no discurso
Conectores
Coerência textual
Sistema anafórico pronominal e lexical
Tempos verbais e coesão textual
Progressão textual
Tema/rema
Tipologias textuais
Texto narrativo/descritivo/argumentativo/explicativo
Recursos de valorização estética

Processuais
- Síntese de informação escrita;
- Operacionalização de processos elaborativos;
- Operacionalização de processos metacognitivos;
- Procedimentos de planificação;
- Procedimentos de revisão textual.
Atitudinais
- Valorização das normas que regulam a interacção verbal em diferentes contextos;
- Respeito pela diversidade linguística;
- Posicionamento crítico perante usos discriminatórios em função da classe, raça ou género.

Metodologia
- Desenvolvimento de uma pedagogia activa baseada em trabalho de grupo,
trabalho individual e pesquisa bibliográfica.
- Realização de actividades que, numa perspectiva pragmática, visam a interpretação, descodificação e produção de diferentes tipos de textos.

Bibliografia Principal

Adam, J.-M. (1992) Les textes: types et prototypes, Paris: Nathan
Arrivé, M. et al. (1986) La Grammaire d’Aujourd’hui, Guide Alphabétique de Linguistique Française, Paris: Flammarion
Charaudeau. P. (1992) Grammaire du sens et de l'expression, Paris: Hachette
Cunha, Celso e Cintra, Luís F. Lindley (1984) Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Sá da Costa
Mateus, Maria Helena et al (2003) Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa: Caminho, 5ª ed.
Figueiredo, Olívia e Figueiredo Eunice (2003) Dicionário prático para o Estudo do Português – Da língua aos discursos, Porto: ASA
Fonseca, F.I. (1994) Gramática e Pragmática - Estudos de Línguística Geral e de Linguística Aplicada ao Ensino do Português, Porto: Porto-Editora
Fonseca, J. (1992) Linguística e Texto/Discurso - Teoria, Descrição, Aplicação, Lisboa: ICALP
Fonseca, J. (1993) Estudos de sintaxe-semântica e pragmática do português, Porto:
Porto-Editora
Vilela, Mário (1999) Gramática da Língua Portuguesa, Coimbra.: Almedina, 2ª ed.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Desenvolvimento de uma pedagogia activa baseada em trabalho de grupo,
trabalho individual e pesquisa bibliográfica.
- Realização de actividades que, numa perspectiva pragmática, visam a interpretação, descodificação e produção de diferentes tipos de textos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

75% de presença nas aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

Percentagem a definir com os alunos

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor na FLUP

Observações

Língua de ensino: Português
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