Latim I
Ocorrência: 2004/2005 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
No âmbito de licenciaturas assentes numa componente de línguas novilatinas, pretende-se que os alunos dominem as estruturas fundamentais do latim (a aprofundar nos semestres seguintes), que servirão de instrumento para uma melhor compreensão das estruturas das línguas que nele tiveram origem. Espera-se, ainda, que os estudantes de línguas germânicas alarguem o seu vocabulário, já que o latim influenciou sobremaneira o léxico do inglês e do alemão.
Programa
0. Considerações preliminares.
0.1. A importância do latim para a aprendizagem e ensino do português.
0.2. A pronúncia restaurada do latim.
0.3. Os casos e suas funções.
0.4. Noção de raiz, tema, desinência e característica.
1. Morfologia
1.1. Flexão nominal:
1.1.1. substantivos.
1.1.2. adjectivos.
1.1.3. pronomes: possessivos, pessoais, demonstrativos, relativo, interrogativo, indefinidos.
1.2. A flexão verbal:
1.2.1. O Infectum (modo Indicativo e Imperativo; voz activa e passiva).
1.2.2. Formas nominais: infinitivo e particípio presente.
2. Sintaxe
2.1. Coordenação e Subordinação:
2.1.1. coordenadas: copulativas, adversativas, disjuntivas.
2.1.2. subordinadas (de Indicativo):
2.1.2.1. circunstanciais: temporais e causais.
2.1.2.2. relativas e comparativas.
2. 2. Oração interrogativa directa.
2.3. Complementos circunstanciais e agente da passiva.
Bibliografia Principal
1. Os textos a estudar serão indicados aos alunos em momento oportuno.
2. Dicionários:
ERNOUT, A.-MEILLET, A., Dictionnaire Etymologique de la Langue Latine, Paris, Klincksieck, 1932.
FERREIRA, A. Gomes, Dicionário de Latim-Português, Porto, Porto Editora, s.d.
- Dicionário de Português-Latim, Porto, Porto Editora, 1976.
GAFFIOT, F., Dictionnaire illustré Latin-Français, Paris, Hachette, 1978.
HAMMOND, N. G. L. - SCULLARD, H. H., Oxford Classical Dictionary, Oxford, OUP, 1987.
-Oxford Latin Dictionary, Oxford, Clarendon Press, 1968-1982.
TORRINHA, F., Dicionário Latino-Português, 2ª ed., Porto, Porto Editora, 1942.
- Dicionário Português-Latino, 2ª ed., Porto, Ed. Domingos Barreira, 1939.
3. Gramáticas e afins:
ERNOUT, A.; THOMAS, F., Syntaxe Latine, 3ª ed., Paris, Klincksieck, 1972.
FIGUEIREDO, J.N. e ALMENDRA, M. A., Compêndio de Gramática Latina, Porto, Porto Ed., 1977 .
FONSECA, C.A. Louro, Sic itur in Vrbem. Iniciação ao Latim, 6ª ed., Coimbra, I. E. C., 1992.
MONTEIL, P., Eléments de Phonétique et de Morphologie du Latin, Paris, Nathan, 1984.
4. Literatura e Cultura:
BAYET, J., Littérature Latine, Paris, Armand Colin, 1965. (1980).
PARATORE, E., História da Literatura Latina, Lisboa, F. C. G., 1987.
PEREIRA, M. H., Estudos de História da Cultura Clássica, vol. II - Cultura Romana, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1990.
ROSTAGNI, A., Storia della Letteratura Latina, 3 vols., Torino, UTET, 1964
Bibliografia Complementar
Não se aplica
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas
Software
Não se aplica
Tipo de avaliação
Obtenção de frequência
75% de presença nas aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
Percentagem a definir com os alunos
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica
Melhoria de classificação
De acordo com as normas da FLUP
Observações
Língua de ensino: Português