Introdução aos Estudos Linguísticos I
Ocorrência: 2004/2005 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
Pretende-se que os estudantes adquiram os principais conceitos operatórios da Linguística nos seus níveis mais importantes de análise e descrição, relativos à estrutura e ao uso dos sistemas linguísticos em geral e do português em particular, ultrapassando assim quer o plano meramente intuitivo de conhecimento linguístico que, enquanto falantes do português, possuem à partida, quer o normativo obtido pela formação escolar anterior.
Após um breve exame crítico de algumas perspectivas, clássicas e recentes, sobre a linguagem verbal, serão definidos os contornos gerais da Linguística enquanto ciência. Iniciar-se-á neste semestre um percurso descritivo das unidades básicas da análise linguística, começando pela palavra, quer no seu plano formal quer semântico, a que se seguirá a frase, abordada, segundo uma perspectiva estrutural, nas suas dimensões categorial e funcional.
Programa
I. Linguagem e Linguística
1. Algumas especificidades da linguagem verbal
2. Distinções clássicas em Linguística
II. Aspectos gramaticais das línguas
1. O estudo da palavra:
1.1 Estrutura
1.2 Processos de formação
1.3 Significado
2. O estudo da frase:
2.1 Estrutura de Constituintes
2.2 Organização funcional
Bibliografia Principal
I. Obras de Introdução à Linguística
AKMAJIAN, A. e outros – Linguistics: an Introduction to Language and Communication, 3ª edição, Cambridge, Mass, The MIT Press, 1995.
CARVALHO, J. C. H. de – Teoria da Linguagem, vols. I e II, Coimbra, Atlântida, 1983/84.
FARIA, I. H.; PEDRO, E. R.; DUARTE, I.; GOUVEIA, C. – Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, Lisboa, Caminho, 1996.
FROMKIN, V. e R. RODMAN – An Introduction to Language, 6ª edição, Nova Iorque, Holt, Rinehart and Winston, Inc., 1998; trad. Portuguesa da 4ª edição: Introdução à Linguagem, Coimbra, Almedina, 1994.
FUCHS, C. e P. Le GOFFIC – Initiation aux problèmes des linguistiques contemporaines, Paris, Hachette Université, 1975.
LYONS, J. – Introduction to Theoretical Linguistics, Cambridge, Cambridge University Press, 1968; trad. francesa: Linguistique Générale, Paris, Larousse, 1970.
FINCH, G. – How to study Linguistics, Londres, Macmillan, 1998.
II. Gramáticas do Português
CUNHA, C. e L. F. LINDLEY CINTRA – Nova gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Ed. João Sá da Costa, 1984.
MATEUS, M. H.; BRITO, A. M.; DUARTE, I.; FARIA, I. H. – Gramática da Língua Portuguesa, 5ª edição revista e aumentada, Lisboa, Caminho, Série Linguística, 2003.
VILELA, M. – Gramática da Língua Portuguesa, 2ª edição, Almedina, 1999.
NOTA: Para cada ponto do Programa são elaborados Cadernos de Apoio constituídos por: programa pormenorizado, textos de leitura obrigatória, exercícios de aplicação e bibliografia suplementar, com indicações de capítulos ou páginas a consultar.
Bibliografia Complementar
Não se aplica
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Não se aplica
Software
Não se aplica
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
Não se aplica
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor na FLUP
Observações
Língua de ensino: Português