Literatura Francesa V
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
Da literatura como epifenómeno aristocrático à literatura de tendências moralizantes, dos Contes ou Histoires du temps passé de Charles Perrault às Fables de Jean de la Fontaine, eis, em traços gerais, o percurso a que convida esta disciplina. Impor-se-á assim uma reflexão sobre uma época que oscila entre a mitologia do Rei-Sol e o declínio do reino; entre o Classicismo enquanto art de dire e art de vivre e as novas conquistas do espírito filosófico; entre a dinâmica clássica com as suas tendências conciliadoras e a evolução crescente dos géneros literários; entre o questionamento do ideal de universalidade e a exigência de um ideal de perfectibilidade.
Programa
Atender-se-á então à tendência aristocrática e galante, interpretada pelos Contes ou Histoires du temps passé (1697) de Charles Perrault: ao seu enquadramento na moda literária dos “salons” e da corte; ao estatuto ambíguo; à submissão às regras épocais; à problemática da subversão simbólica. E não se deixará de enfatizar a tendência moralizante, sintetizada nas Fables (1668-1693) de Jean de la Fontaine, que convém perspectivar num tempo em que “L’Europe parlait français.”: o seu simbolismo e a sua alquimia fabulística; a intemporalidade consubstanciada numa diversidade de registos discursivos ao serviço de uma crítica desencantada da animalidade do humano; a moralidade que propõe uma ampla simbiose entre lucidez pedagógica e comprometimento crítico.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A tipologia das aulas alicerça-se na interacção entre teoria e prática, numa simbiose entre os domínios científico e pedagógico, integrando os conceitos e as reflexões na prática da dinâmica da aula.
Tipo de avaliação
Obtenção de frequência
Os alunos submetidos a Avaliação Contínua devem frequentar, obrigatoriamente, pelo menos 2/3 da totalidade das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final dos discentes em Avaliação Contínua fra-se-á tendo em conta critérios de assiduidade, capacidade interventiva, disponibilidade/rentabilidade para e dos trabalhos individuais e/ou em grupo, e, obviamente, o teste obrigatório.
Provas e trabalhos especiais
Nenhuma referência em particular.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica
Melhoria de classificação
De acordo com as normas da FLUP
Observações
Língua de ensino: Português