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Literatura Francesa V

Código: FLUP0726     Sigla: LF5-1º

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Línguas e Literaturas Modernas - Variante de Estudos Portugueses e Ingleses

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EFA 0 Plano Oficial - LEFA 4 2,5 5 -
EFI 8 Plano Oficial - LEFI 4 2,5 5 -

Objetivos

Da literatura como epifenómeno aristocrático à literatura de tendências moralizantes, dos Contes ou Histoires du temps passé de Charles Perrault às Fables de Jean de la Fontaine, eis, em traços gerais, o percurso a que convida esta disciplina. Impor-se-á assim uma reflexão sobre uma época que oscila entre a mitologia do Rei-Sol e o declínio do reino; entre o Classicismo enquanto art de dire e art de vivre e as novas conquistas do espírito filosófico; entre a dinâmica clássica com as suas tendências conciliadoras e a evolução crescente dos géneros literários; entre o questionamento do ideal de universalidade e a exigência de um ideal de perfectibilidade.

Programa

Atender-se-á então à tendência aristocrática e galante, interpretada pelos Contes ou Histoires du temps passé (1697) de Charles Perrault: ao seu enquadramento na moda literária dos “salons” e da corte; ao estatuto ambíguo; à submissão às regras épocais; à problemática da subversão simbólica. E não se deixará de enfatizar a tendência moralizante, sintetizada nas Fables (1668-1693) de Jean de la Fontaine, que convém perspectivar num tempo em que “L’Europe parlait français.”: o seu simbolismo e a sua alquimia fabulística; a intemporalidade consubstanciada numa diversidade de registos discursivos ao serviço de uma crítica desencantada da animalidade do humano; a moralidade que propõe uma ampla simbiose entre lucidez pedagógica e comprometimento crítico.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A tipologia das aulas alicerça-se na interacção entre teoria e prática, numa simbiose entre os domínios científico e pedagógico, integrando os conceitos e as reflexões na prática da dinâmica da aula.

Tipo de avaliação

Obtenção de frequência

Os alunos submetidos a Avaliação Contínua devem frequentar, obrigatoriamente, pelo menos 2/3 da totalidade das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final dos discentes em Avaliação Contínua fra-se-á tendo em conta critérios de assiduidade, capacidade interventiva, disponibilidade/rentabilidade para e dos trabalhos individuais e/ou em grupo, e, obviamente, o teste obrigatório.

Provas e trabalhos especiais

Nenhuma referência em particular.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

De acordo com as normas da FLUP

Observações

Língua de ensino: Português
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