As viagens são sempre um momento especial e os livros e guias de viagem são um instrumento notável para quem pretende conhecer diferentes culturas e mundividências. Os guias facilitam o planeamento e a escolha de itinerários, com base em orientações objetivas, práticas e úteis. Os livros de viagem registam experiências vivenciadas pelos autores, num referencial que ultrapassa o espaço geográfico e se cruza com sensações, sentimentos e erudição. Reúnem, por isso,testemunhos únicos que nunca perdem atualidade,mesmo que nosremetam para um contexto espaçotemporal longínquo.
A exposição VISEU PELAS BOCAS DO MUNDO pretende mostrar a cidade de Viseu através do olhar de viajantes estrangeiros, autores e editores de guias e livros de viagem publicados entre 1820 e 1974, com particular enfase para as suas gentes, costumes, história e património. Assente num corpus de mais de 600 obras de várias línguas, reunidas a partir de uma coleção particular, esta iniciativa irá revelar, através de frases e imagens, as impressões dos viajantes estrangeiros que, ao visitarem Portugal, não ficaram indiferentes à beleza deViseu e da região da Beira Alta.
O desafio foi lançado pela Vereação da Cultura do Município de Viseu a um conjunto de docentes e investigadores da Universidade do Porto de várias áreas do conhecimento, tais como Ciências da Comunicação, Ciência da Informação, Arte e Design, pelo que se espera que a exposição possa refletir a forma particular como cada um perspetiva, sente e destaca os conteúdos a partir de diferentes áreas de conhecimento.
Ficha técnica
Título: Viseu pelas bocas do mundo
Subtítulo: Livros e guias de viagem sobre o Viseu e Portugal entre a Monarquia Constitucional e o Estado Novo (1820-1974)
Autoria/Curadoria: Elisa Cerveira, Vasco Ribeiro e Emília Dias da Costa
Desenvolvimento/Design: Emília Dias da Costa
Tradução: Neil Mason
Apoio na investigação: João Oliveira, Cláudia Lino e Vasco Araújo
Iniciativa: Faculdade de Letras da Universidade do Porto/CITCEM
Organização: Pelouro da Cultura do Município de Viseu e Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Apoio: Município de Viseu e CITCEM/FLUP
Responsabilidade local: Jorge Sobrado, Luís Fernandes e Sandra Alves (CMV)