Você está em: Início > Notícias > Erasmus+ Estudos: Mobilidade de Estudantes 2024/2025 - 2.ª Convocatória

Erasmus+ Estudos: Mobilidade de Estudantes 2024/2025 - 2.ª Convocatória

Pré-Candidaturas: até 30 de Setembro de 2024

Informam-se os estudantes interessados que a segunda fase de pré-candidaturas ao Programa Erasmus+ Estudos irá decorrer de 1 a 30 de Setembro de 2024.

Os interessados em candidatar-se a um período de estudos num país da UE ou associado (países do Programa) no 2.º semestre do ano letivo 2024/2025, devem preencher a Pré-Candidatura online. Para o efeito, deverão registar-se no Sigarra e selecionar a entrada “Cooperação Internacional” (menu do lado esquerdo), e em seguida "Pré-Candidaturas/Entrar" (menu do lado direito).

Os estudantes devem consultar o  Edital do concurso, bem como a Lista de Vagas e as  Normas de Candidatura aplicáveis à mobilidade de Estudantes da U.Porto, antes de avançar com o preenchimento da Pré-Candidatura online.

É importante que prestem atenção a toda a informação constante na lista, muito concretamente no que diz respeito às vagas disponíveis para a área das Línguas e  de História (algumas das vagas estão apenas disponíveis para determinados Estudos).

Antes de formalizar a candidatura, é fundamental verificarem os requisitos de língua recomendados e/ou exigidos pelas instituições parceiras em todas as áreas de mobilidade, consultando a informação na página das universidades parceiras.

Nota importanteA FLUP está em processo de renovação dos seus acordos Erasmus. Assim, a lista de vagas poderá sofrer alterações ao longo da convocatória. Os interessados deverão verificar regularmente a lista de vagas disponíveis, e alterar (se assim o entenderem) as suas escolhas, durante o período de pré-candidaturas.

Reino Unido: As Universidades do Reino Unido não estão abrangidas pelo Programa Erasmus+, pelo que a possibilidade de financiamento para estas mobilidades é limitada.

PREENCHER O FORMULÁRIO

• A primeira página do formulário de pré-candidatura mostra automaticamente os dados do estudante; a nota de candidatura aparecerá sem qualquer informação, uma vez que só será calculada após o encerramento das pré-candidaturas.
  • Na segunda página do formulário de pré-candidatura, o estudante indica as opções de destino por ordem de preferência.

NOTA: No formulário de pré-candidatura online não existe botão de "Submeter"; ao entrar no formulário e ao selecionar pelo menos uma instituição de destino, indicando os motivos, o estudante está automaticamente a concorrer. A pré-candidatura só será considerada se o candidato indicar pelo menos uma universidade de destino. Até ao fecho do concurso o candidato pode alterar as opções de destino.

ORDENAÇÃO E SERIAÇÃO

Depois de verificadas as condições de elegibilidade, os candidatos serão ordenados (seriados) de acordo com os Critérios de seriação indicados mais abaixo.

COLOCAÇÃO - LISTA FINAL RESULTADOS

Apenas a lista final de resultados de colocação e seriação dos candidatos, que será publicada online, será válida para este processo. Depois de publicada a lista final, os estudantes colocados e que pretendam continuar no processo terão de confirmar a aceitação da vaga.

DESISTÊNCIA DO PROCESSO DE PRÉ-CANDIDATURA

No formulário existe uma opção que permite desistir deste processo ainda antes do concurso de pré-candidaturas ter encerrado.

PRAZOS DA PRÉ-CANDIDATURA E SELEÇÃO

2.ª Convocatória (mobilidade no 2.º semestre):
Pré-candidaturas: 1 a 30 de Setembro de 2024 (apenas vagas sobrantes da 1.ª convocatória)

Resultados da seleção: 4 de Outubro de 2024 (data provisória)

CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE E DE PARTICIPAÇÃO

• Estudantes matriculados na U.Porto e inscritos num programa de estudos conducente a grau reconhecido (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento);
  • Estudantes de 1.º ano não podem candidatar-se nesta comvocatória;
  • No caso de mobilidade de estudos, o estudante deverá, no momento da mobilidade, estar a frequentar, pelo menos, o segundo ano de estudos num dos cursos de 1º ciclo (com aproveitamento mínimo de 48 ECTS) ou mestrado integrado da U.Porto;
  • Pagamento das propinas devidamente regularizado;
  • Não estar em risco de prescrever.

CRITÉRIOS DE SERIAÇÃO (POR PRIORIDADES)

• 1.º Prioridade aos estudantes que não tenham realizado mobilidade anteriormente;
  • 2.º Prioridade ao ano curricular mais avançado;
  • 3.º Média ponderada das classificações publicadas no Sigarra até ao dia 30 de Setembro de 2024;
  • 4.º Total de ECTS obtidos (aprovados e reconhecidos) até ao dia 30 de Setembro de 2024.

A atribuição de vagas é determinada pela ordem decrescente da nota de candidatura. No caso de dois ou mais estudantes terem a mesma nota de candidatura e selecionarem a mesma vaga na mesma prioridade, o critério de atribuição de vaga será a data de pré-candidatura.

Para mais informações:
Cooperação Internacional: Mobilidade de Estudantes OUT
Raquel Sampaio
raquels@letras.up.pt
Serviço de Relações Internacionais - Piso 1 (com entrada pelo átrio do Anfiteatro Nobre)
Tel: 226 077 140
Atendimento: devem agendar o atendimento (presencial ou online) em: https://international.letras.up.pt/