Você está em: Início > Notícias > Apresentação do Livro "Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico"

Apresentação do Livro "Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico"

27 de setembro, 2023 | 17h00 | Anfiteatro Nobre

Com a presença dos organizadores: Christian Dunker, Vladimir Safatle & Nelson da Siva Jr.

Estamos em 2023, e, ainda que com resistência, o neoliberalismo estabeleceu-se inquestionavelmente enquanto projeto político global. A implementação da austeridade fiscal e da redução calculada do estado disseminou-se mundialmente, desde Margaret Thatcher até Ronald Reagan. Esta doutrina fundamenta-se na grande experiência chilena do ditador Augusto Pinochet, que levou a cabo a empresarialização de todos os setores sociais do País, incluindo a cultura, as universidades e os fundos de pensão associados às políticas ecológica e militar.
Para que se compreenda melhor o desenvolvimento deste Neoliberalismo de hoje, é necessário construir uma arqueologia do sujeito moral na economia a partir dos ideólogos da base da teoria liberal, que cimentaram o solo para as circunstâncias atuais.

Este livro é uma síntese da produção de investigação do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da Universidade de São Paulo (USP), e pretende fornecer uma base desta componente teórica liberal através de uma história do problema, que vai da escola austríaca às transformações da Escola de Chicago para, assim, dar conta de que maneira o projeto neoliberal cria e fixa socialmente (e com eficiência) uma nova política para o sofrimento psíquico, manipulando a degradação da saúde mental como uma astuta forma de sujeição social.

Vladimir Safatle
Psicanalista, doutor em filosofia pela Universidade de Paris 8. Professor Titular do departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP). Professor-visitante das universidades de Paris 1, Paris 7, Paris 8, Paris 10, essex, Toulouse, entre outros. Coordenador da tradução em português da obra de Theodor W. Adorno. Coordenador do Latesfip.

Nelson da Silva Jr.
Psicanalista, doutor pela Universidade Paris vii, professor titular do Instituto de Psicologia da USP. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e coordenador do Latesfip. Pesquisa sobre as interfaces entre Literatura e Psicanálise. Publicou, entre outros: Fernando Pessoa e Freud: diálogos inquietantes. Blucher, 2019.

Christian Dunker
Psicanalista, professor titular em Psicanálise e Psicopatologia no Instituto de Psicologia da USP. Analista membro da Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano, duas vezes agraciado com o Prémio Jabuti, youtuber e articulista da Boitempo e da uol-Tilt. Coordena o Latesfip.

Entrada Livre!