Você está em: Início > Notícias > Doutorada da FLUP premiada por estudo sobre a colonização portuguesa

Doutorada da FLUP premiada por estudo sobre a colonização portuguesa

Fonte: Noticias.up.pt

Mércia de Medeiros, doutorada em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), é a vencedora da edição 2012 do Prémio Científico Casa da América Latina, na categoria Ciências Sociais. O galardão distinguiu a investigadora brasileira pela sua tese de doutoramento sobre "A lógica do planeamento português na capitania de Pernambuco de 1535 a 1554". Neste trabalho, orientado pelo Professor Vítor Oliveira Jorge, da FLUP, e pela Professora Virgínia Almoedo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a estudante fez um retrato do que foi a colonização portuguesa em Pernambuco em meados do século XVI. Promovido conjuntamente pela Casa da América Latina e pelo banco Santander Totta, o prémio foi entregue no dia 8 de janeiro, em Lisboa. O júri classificou a investigação como "notável a vários títulos. Antes de mais, pela forma clara e concisa como sintetiza a complexidade de aspetos de que se revestiu a ocupação do território pelos colonos portugueses no Brasil, em especial na capitania de Pernambuco." Acrescentou ainda que "a narração é cativante, sem deixar de ser rigorosa." Mércia de Medeiros é licenciada em Arquitetura pela UFPE (1980), onde completou também o mestrado em Arqueologia. Entre 2007 e 2010 frequentou o doutoramento em Arqueologia da FLUP, tendo apresentado a tese em fevereiro de 2011.