Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > Fátima Marinho, Professora Emérita da Universidade do Porto

Fátima Marinho, Professora Emérita da Universidade do Porto

Título honorífico atribuído pela Universidade do Porto.

No passado dia 22 de março (Dia da Universidade) a Professora Fátima Marinho foi distinguida com o título de Professora Emérita da Universidade do Porto pelos altos serviços prestados à instituição.

Este é o vigésimo ano em que a U.Porto reconhece o percurso dos seus professores jubilados ou reformados que se destacaram pelos altos serviços prestados à Ciência, Sociedade e Universidade. Desde a instituição do título de Professor Emérito, em 2004, a Universidade do Porto já distinguiu 83 docentes e investigadores.

Na mesma cerimónia foram ainda homenagedos com este título os professores Adriano Carvalho (FEUP), António Brandão (FEP), Fernando Jorge Monteiro (FEUP), José António Maia (FADEUP), José César de Sá (FEUP), Luís Filipe Malheiros (FEUP), Madalena Pinto (FFUP), Manuel Matos (FEUP), Manuel Matos Fernandes (FEUP), Maria João Ramos (FCUP), Olívia Pinho (FCNAUP), Paulo Pinho (FEUP) e Vladimiro Miranda (FEUP).


cartaz
(Foto: Egidio Santos/U.Porto)


Fátima Marinho

Licenciada e doutorada em Filologia Românica pela FLUP, iniciou a carreira docente na faculdade em 1976. Professora catedrática do Departamento de Estudos Portugueses e Românicos, deu a sua “Última Lição” em fevereiro deste ano, ocasião em que recebeu a Medalha de Ouro da FLUP.

Autora de vários livros, ensaios e estudos científicos, notabilizou-se no desempenho de diversos cargos de relevo dentro e fora da academia. Vice-Reitora da Universidade do Porto de 2014 a 2018, foi ainda Diretora da FLUP (2010-2014), membro do Conselho Geral da U.Porto, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Marques da Silva (2014-2018) e membro do Conselho de Administração da International Association of Universities (IAU), entre 2016 e 2022. Em 2015, foi condecorada pelo Governo Francês com as insígnias de Officier de l’Ordre des Palmes Académiques.

In Notícias.up.pt
Recomendar Página Voltar ao Topo