Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > Fátima Marinho recebe Medalha de Ouro da Faculdade de Letras da U.Porto no dia em que profere a sua Última Lição

Fátima Marinho recebe Medalha de Ouro da Faculdade de Letras da U.Porto no dia em que profere a sua Última Lição

Sessão, que assinala a jubilação da Professora Catedrática da FLUP, vai ter lugar no dia 5 de fevereiro, no Anfiteatro Nobre da faculdade.

cartaz



Fátima Marinho
, professora catedrática do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos, será distinguida com atribuição da Medalha de Ouro da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no próximo dia 05 de fevereiro.

Neste mesmo dia, será proferida pela Professora a sua Última Lição, intitulada “Identidade: uma história inacabada”.

Esta cerimónia pretende homenagear e reconhecer o mérito do percurso académico e científico da Professora Fátima Marinho, um percurso que está intrinsecamente ligado à instituição onde, para além de estudante e professora, exerceu diversos cargos pedagógicos, científicos e académicos.

Natural do Porto (1954), Maria de Fátima Marinho licenciou-se em Filologia Românica, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde lecionou Literatura Portuguesa Contemporânea desde 1976. Em 1987, doutorou-se com uma tese sobre o Surrealismo em Portugal. Professora Catedrática da FLUP desde 2001, foi Diretora da Faculdade de 2010 a 2014, ano em que assumiu as funções de Vice-Reitora da U.Porto, até 2018.

Foi ainda membro do Conselho de Administração da International Association of Universities entre 2016 e 2022; perita do Haut Conseil pour l’Évaluation de la Recherche et de l’Enseignement Supérieur, França (2017); membro do painel da A3Es na avaliação Institucional da Universidade de Lisboa (2018); avaliadora da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia; e membro da Sociedade Civil na Cimeira Duas Margens, a convite do Ministério dos Negócios Estrangeiros (2019).

Em novembro de 2015 foi condecorada pelo Governo Francês com as insígnias de Officier de l’Ordre des Palmes Académiques.

Autora de vários livros, de entre os quais se salientam: Herberto Helder, a Obra e o Homem (1982); O Surrealismo em Portugal (1987); A Poesia Portuguesa nos Meados do Século XX – Ruturas e continuidade (1989); O Romance Histórico em Portugal (1999); Um Poço sem Fundo – novas reflexões sobre literatura e história (2005); History and Myth – the presence of national myths in Portuguese Literature (2008); Camilo Castelo Branco e a atração dos abismos (2022). É ainda autora de ensaios publicados em inúmeras revistas. A sua atividade centra-se nos estudos dos séculos XIX – XXI: poesia, romance e romance histórico.

A sessão, de entrada livre, terá início pelas 16h30, no Anfiteatro Nobre da FLUP.


cartaz
Recomendar Página Voltar ao Topo