A publicação com a chancela CITCEM “Fazer a paisagem no Alto Douro Vinhateiro: desafios de um território Museu”, da investigadora e alumna da FLUP Natália Fauvrelle, foi distinguida com uma menção honrosa pelo júri da International Organization of Vine and Wine (OIV), na categoria Monografia e Estudos especializados.
A entrega do prémio decorrerá a 21 de setembro próximo, na Embaixada da República Sérvia, em Paris, França.
Natália Fauvrelle é Mestre em História da Arte pela FLUP na área de património e restauro, com uma tese sobre a arquitetura das quintas do Douro, e doutorada em Museologia, também pela FLUP, tendo por tema de investigação a paisagem classificada do Douro e os desafios da gestão deste património. É coordenadora dos Serviços de Museologia do Museu do Douro, e publicou vários livros e artigos sobre o património duriense e sobre a sua história, centrando as suas investigações no património arquitetónico e na paisagem rural, em particular no património associado à vitivinicultura. Integrou a equipa responsável pela candidatura a Património Mundial do Alto Douro Vinhateiro.
A OIV é uma organização intergovernamental, criada no século XIX, que apoia os países produtores e consumidores de uva e vinho informações que lhes permitem elaborar regulamentação, minimizar os obstáculos ao comércio, promover a produção sustentável e proteger os consumidores.
O livro, publicado pelo CITCEM | Edições Afrontamento, pode ser consultado em formato eletrónico em: https://citcem.org/publicacoes/fazer-a-paisagem-no-alto-douro-vinhateiro-desafios-de-um-territorio-museu/
Notícia in CITCEM
27/07/2023