Você está em: Início > Notícias > Sessão 17 | PPS Talks | 2021-2022

14 de dezembro | 18h00 | Online e Sala do Departamento de Filosofia

PPS Talks | 2021-2022

Sessão 17

O desacordo e a religião no espaço público

| Domingos Faria (IF-UP)

Moderação: Paula Cristina Pereira (IF-UP)

FORMATO HÍBRIDO
ONLINE
Link para a sessão Zoom deve ser solicitado por email: ifilosofia@letras.up.pt (até às 17h00 do próprio dia).
Por favor, indicar afiliação institucional e categoria (professor, estudante, etc.) para completar a inscrição.

Resumo: Nesta comunicação queremos abordar o problema do desacordo e diversidade religiosa, bem como algumas das suas consequências para se pensar o lugar da religião no espaço público. Essa diversidade religiosa é ampla; pois, além de agnósticos, ateus, e teístas, se focarmos a atenção nestes últimos, destacam-se diferentes religiões particulares com crenças incompossíveis. Será que as crenças religiosas podem ser racionais num tal contexto de testemunhos contraditórios sobre alegações religiosas? Como resposta negativa a este problema, pode-se argumentar que essa diversidade e desacordo generalizado constitui uma ameaça à racionalidade das crenças religiosas. Nomeadamente, seguindo Sanford Goldberg (2021), pode-se defender que esse desacordo dá a cada um de nós uma boa razão para pensar que o seguinte é o caso: as perspetivas de que se tenha chegado à verdade em domínios de crenças religiosas sistematicamente contestadas não são boas. A ideia de Goldberg é que a diversidade e o desacordo entre crenças religiosas constituem um derrotador para a racionalidade das crenças religiosas. Esse argumento pode ser resumido desta forma: Uma crença de um sujeito é racional só se esse sujeito não tem boas razões para considerar que a sua crença não foi formada de um modo fiável. Mas, tendo em conta a diversidade e o desacordo religiosos, há boas razões para se considerar que as crenças religiosas não foram formadas de um modo fiável. Logo, nessa base, as crenças religiosas não são racionais. O nosso objetivo é analisar a solidez deste argumento de Goldberg. Como tentativa de resistir a esse argumento vamos recorrer ao recente quadro teórico da epistemologia social das virtudes, nomeadamente à nova abordagem apresentada por Ernest Sosa no seu novo livro “Epistemic Explanations” (2021). Por fim, vamos explorar algumas consequências que esta abordagem pode ter na conceptualização da religião no espaço público.

Download_Excerto_Sanford C. Goldberg

Bio: Domingos Faria é Professor Auxiliar de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. As suas principais áreas de investigação são epistemologia social e filosofia da religião. O seu currículo e as suas publicações científicas estão disponíveis no website https://dfaria.eu

Ciclo de Seminários PPS Talks 2021-2022

Organização:
Research Group Philosophy and Public Space
Apoio técnico, divulgação e comunicação: Irandina Afonso | Isabel Marques
Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - FIL/00502
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)