Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > Pedro Eiras vence prémio literário António Cabral

Pedro Eiras vence prémio literário António Cabral

Com a obra "Inferno"!

foto

Pedro Eiras, docente do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos da FLUP e membro integrado do Instituto de Literatura Comparada, vence prémio literário António Cabral. A escolha da obra “Inferno”, em que o autor visita a obra de Dante Alighieri, foi “unânime” pelo júri constituído por Isabel Alves e José Eduardo Reis, professores do Departamento de Letras da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e a escritora Maria Hercília Agarez.

“É uma experiência poética fortemente original e inventiva, uma obra onde confluem registos discursivos de várias proveniências — erudito, prosaico, metafísico, literário — para retratar o falível, vulnerável e destrutivo potencial da mente e da ação humanas”, refere o júri, citado num comunicado divulgado pelo Grémio Literário de Vila-realense.

O prémio António Cabral, instituído em 2011,em Vila Real, pretende ser uma homenagem ao poeta do Douro, que faleceu em 2007, e visa também estimular novas produções literárias.


Pedro Eiras (Porto, 1975) é Professor de Literatura Portuguesa na Universidade do Porto, Investigador do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Membro da Rede Internacional de Pesquisa LyraCompoetics. Tem desenvolvido investigações sobre poesia, estudos interartísticos, questões de ética, o imaginário do fim do mundo. 

Desde 2001, publicou obras de ficção (Bach, Cartas Reencontradas de Fernando Pessoa, A Cura, O Mapa do Mundo), teatro (Um Forte Cheiro a Maçã, Uma Carta a Cassandra, Bela Dona, Um Punhado de Terra), poesia (Inferno, Purgatório), ensaio (Esquecer Fausto, Tentações, Os Ícones de Andrei, Constelações, Língua Bífida). Com Inferno, recebeu o Prémio Literário António Cabral, atribuído pelo Grémio Literário Vila-Realense.  

 

Recomendar Página Voltar ao Topo