A licenciatura em Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto nasceu em 1985 e, desde 2007/2008, faz parte do espaço europeu de ensino superior, integrando os princípios do Processo deBolonha.
O 1º ciclo de estudos em Sociologia permite adquirir uma formação inicial em Sociologia e um conhecimento fundamentado de outras Ciências Sociais e Humanas.
A licenciatura em Sociologia da Universidade do Porto propõe uma aprendizagem sólida e aprofundada dos princípios e dinâmicas de funcionamento das sociedades contemporâneas, apoiada num corpo docente de excelência e reconhecido nacional e internacionalmente. Promovemos a aprendizagem fundamentada do mundo em que vivemos, apoiados em investigação sociológica de qualidade.
Orientamos o nosso processo de ensino-aprendizagem para uma reflexão questionadora e crítica do mundo contemporâneo e por um desígnio de intervenção no sentido de promover a transformação social.
Quais são os eixos estruturantes da formação em Sociologia?
forte componente teórica para pensar o mundo numa perspetiva sociológica;
domínio metodológico e técnico para investigar e intervir na realidade social;
abordagens das Sociologias especializadas (ex. Sociologia do Trabalho, Organizações, Sociologia da Família, Sociologias das Classes, Sociologia da Cultura, Sociologia da Arte, Sociologia Urbana, entre muitas outras) que aplicam os conhecimentos teóricos e metodológicos às várias áreas da sociedade, capacitando especificamente para a intervenção social aplicada.
O que oferecemos?
preparação científica robusta e atualizada;
competências analíticas, reflexivas e operatórias importantes para a inserção profissional futura e desenvolvimento de carreira profissional;
qualificação cultural e para a cidadania e valorização da aprendizagem ao longo da vida.
A quem se destina?
aos alunos provenientes do Ensino Secundário com particular interesse pela análise da estrutura e da transformação das sociedades, procurando adquirir ferramentas que lhes permitam simultaneamente intervir na realidade.
Quais são os objetivos?
formação sólida ao nível das principais teorias estruturantes da Sociologia;
preparação complementar no âmbito de outras Ciências Sociais e Humanas, especificamente na economia, demografia, antropologia, psicologia e história;
aprendizagem consistente ao nível dos métodos e das técnicas de investigação e de intervenção social;
promoção do conhecimento das principais análises realizadas sobre as sociedades contemporâneas, incluindo a sociedade portuguesa;
disseminação do conhecimento acerca dos modos de exercício profissional da Sociologia;
capacitação no domínio da intervenção social.
Saídas Profissionais
A Sociologia analisa os fenómenos sociais e propõe intervir de forma crítica sobre a realidade social, fundamentando a tomada de decisões, propondo alternativas e promovendo a cidadania e a participação social.
O que posso esperar da formação em sociologia? | Que papéis profissionais podem ter os sociólogos? Como é que a sociologia nos ajuda a compreender o mundo? | São perguntas que têm resposta aqui no trecho do vídeo "Sociologia em ação: modos de ver e de fazer Sociologia em Portugal" da Associação Portuguesa de Sociologia (APS).
Os sociólogos têm um conjunto vasto de saídas profissionais em contextos de trabalho diversos.
Alguns deles são os seguintes:
Empresas e Organizações (ONG, IPSS e associações, museus …):
gerindo e desenvolvendo recursos humanos;
planeando e ministrando formação profissional;
integrando equipas de sondagens e estudos de mercado e marketing;
implementando e acompanhando novas formas de organização do trabalho;
participando na gestão da qualidade;
mediando conflitos sociais e organizacionais.
Administração pública central (universidades, escolas, hospitais,…), autarquias e associações de desenvolvimento local/sectorial onde atuamos em:
intervenção urbanística, ambiental e local;
requalificação e gestão do património cultural;
integração em equipas de marketing e publicidade;
desenvolvimento de processos de mediação sociocultural;
promoção de redes de trabalho interinstitucional;
animação cultural;
desenvolvimento de políticas sociais, nomeadamente em projetos de luta contra a pobreza e exclusão social;
desenvolvimento de estratégias de inclusão de grupos sociais desfavorecidos e de reinserção social;
administração escolar, administração hospitalar, políticas de emprego e de educação/formação;
vários níveis de ensino/formação.
Centros de investigação e desenvolvimento, com atividades de pesquisa, incluindo, por exemplo:
análise de informação;
análise bibliográfica;
trabalho de campo;
diagnóstico social;
avaliação de impactos e monitorização de programas de intervenção social;
planos de desenvolvimento social;
consultoria social;
elaboração de recomendação para políticas públicas.
O desenvolvimento e o aprofundamento das competências adquiridas com a licenciatura em Sociologia completam-se com a formação pós-graduada em Sociologia: o mestrado em Sociologia. Aqui encontras a informação necessária - FLUP - Mestrado em Sociologia.
No âmbito das suas atividades letivas e não letivas, e articulando a vertente teórica com a vertente operacional, a licenciatura em Sociologia desenvolve relações de proximidade com o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, o centro de investigação onde as atividades de pesquisa têm lugar sobre os mais diversos temas sociais - Instituto de Sociologia (up.pt)
Para outras curiosidades e informações sobre aquilo que é a Sociologia em Portugal, poderás consultar os links das associações profissionais em Sociologia – Associação Portuguesa de Sociologia (APS) – https://aps.pt/pt/inicio/ - e a Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho (APSIOT) - http://www.apsiot.pt/index.php/apresentacao/o-que-e-a-apsiot
Para questões científicas e académicas - contactar a direção do curso: soci@letras.up.pt Para questões administrativas - contactar o Serviço de Gestão Académica: sga@letras.up.pt Para estudantes de mobilidade internacional - contactar o Serviço de Relações Internacionais: sri@letras.up.pt