Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > CDD

Cursos

Competência digital docente: inovação no ensino de línguas estrangeiras

Competencia_Digital

Objetivos

A presente unidade de formação tem como objetivo principal desenvolver e melhorar a competência digital de docentes em exercício profissional e de interessados em tecnologias digitais e inovação pedagógica.

Para alcançar este objetivo, o curso baseia-se nos documentos de referência “The Digital Competence Framework for Citizens  DigComp 2.1” (Comissão Europeia, 2017) com tradução para a língua portuguesa: “Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos” (Lucas & Moreira, 2017).

Tendo em consideração este modelo conceptual, o curso orienta-se e é planificado com o objetivo de que o formando alcance e domine a vertente da competência digital referente à “criação de conteúdo digital”.

Deste modo visa-se estimular a literacia digital e promover práticas de inovação pedagógica nos processos de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira.


Programa

  1. Quadro Comum Digital Docente

1.1.      As competências digitais no DIGCOMP 2.1.

1.2.      Contextualização do documento Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos.

1.3.      Áreas de domínio da competência digital. 

1.4.      Níveis de proficiência da competência digital.

1.5.      Consciencialização da importância da literacia digital docente.

1.6.      Representação visual gráfica através do uso de infografias.

  1. Criação e desenho de materiais didáticos digitais

2.1.      A criatividade e o processo criativo.

2.2.      Processos no desenho e na criação de conteúdos didáticos criativos.

2.3.      A linguagem audiovisual através da gramática de animação.

2.4.      O pensamento visual como recurso para a representação de conteúdos através de imagens.

2.5.      O uso e a criação de materiais visuais na aula de línguas.

  1. O jogo na aula de línguas

3.1.      A componente lúdica na aprendizagem de uma língua.

3.2.      Tipologias e dinâmicas dos jogos educativos.

3.3.      O processo de planificação didática para converter o jogo num recurso lúdico-pedagógico.

3.4.      Ferramenta para o desenho e criação de materiais lúdicos.

3.5.      As medalhas digitais como recurso para a validação de conhecimentos.

3.6.      Ferramenta para o desenho e criação de medalhas digitais.

  1. Pedagogia digital

4.1       Implementação de atividades e jogos interativos na aula.

4.2       Plataformas educativas para a criação de atividades didáticas.

4.3       A transformação das atividades estruturais e comunicativas clássicas em didática digital.

4.4       Utilização dos vídeos interativos como recurso pedagógico.

  1. Projeto final (integração de todos os conteúdos que foram adquiridos nos diferentes módulos)

Informações

  • Formadores: Maria de Fátima Outeirinho e Tamara Aller - tamaller@gmail.com
  • Destinatários: Professores de línguas estrangeiras.
  • Novo Calendário: 04.03 a 20.05.2019
  • Carga Horária: 50 horas online
  • Créditos CCPFC: 2 U.C. (a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário)
  • Horário: Formação e-learning
  • Propina:
    • Público em geral (inclui seguro escolar) - 312¤
    • Comunidade U.Porto:
      • Estudantes -220¤
      • Ex-estudantes e funcionários (inclui seguro escolar)- 222¤
(A estes valores acresce uma taxa de candidatura no valor de 15¤)
Toda a informação sobre PROPINAS

Contactos

Unidade de Educação Contínua (Serviço de Gestão Académica)
Email: uec@letras.up.pt
Horário Atendimento:
De segunda a quinta-feira, entre as 10h00 e as 16h00.

Subscreva aqui a nossa newsletter
e esteja sempre informado!

Dados Gerais

Sigla: CDD
Tipo de curso/ciclo de estudos: Curso ou Formação livre
Início: 2017/2018
Duração: 162 Horas

Diplomas

  • Competência digital docente: inovação no ensino de línguas estrangeiras ( Unidades curriculares)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo