- Investigar a possibilidade de se encontrar uma teatralidade nos escritos destes autores e, ao buscar dinamizá-las, procurar entender seus atores e autores sobre diferentes pontos de vista.
- Encontrar nestes autores olhares utópicos (ou distópicos) escondidos em suas alegorias e, ao trazê-las à dinâmica, refletir sobre o alcance destas utopias.
- Problematizar a busca de novas linguagens – ou multilinguagens – que possam apontar com precisão os novos problemas colocados a partir da globalização e das novas correntes humanas.
- Investigar as multiculturalidades e seus discursos na realidade, não apenas os discursos escritos, mas os discursos da dinâmica, do movimento, sejam do sujeito ou de um grupo ou de uma comunidade. O que, de fato, estão a procurar?- Princípios básicos para a teatralidade.
- A teatralidade no teatro. Elementos característicos.
- O discurso teatral. A escrita teatral. A escrita cênica.
- O discurso do ator, do encenador e do espectador/leitor.
- Análise de textos ficcionais onde o elemento teatral é estruturante para a própria linguagem da escrita.
- Relação entre o texto ficcional teatral e a dramaturgia.
- Leitura conjunta de textos de Kafka, Lispector e Tavares. Abre-se a possibilidade de se acolher alguma outra sugestão, mas os três autores escolhidos possuem teatralidades distintas e por isso podem ser bem representativos da relação entre ficção literária e teatro.
- Levantamento dos pontos onde a teatralidade assume caráter de alicerce para o desenvolvimento da escrita.
- Possibilidades de dinamização (encenação) de trechos exemplares deste processo nas obras destes autores.
- Análise das descobertas realizadas a partir das encenações. Que novos significados? Que vozes não escritas são ouvidas quando os personagens se movem e gesticulam?
- Proposta de ensaiar um pequeno trecho de algum texto escolhido para apresentação, com todos a trabalhar como atores/pesquisadores em cena.
- Preparação de uma reflexão com o público sobre o que foi apresentado, um relato da trajetória do curso e partilha de seus resultados a fim de estabelecer um diálogo, onde o caráter desigual dos participantes seja também um espelho da multiculturalidade sobre a qual o curso se proporá debruçar ao longo de seus 12 encontros.
Estudantes e pesquisadores das áreas das artes em geral: literatura, teatro, dança, linguística, etc.
Docente Responsável: | Fátima Vieira |
Sigla: | CL_LTEC |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Curso ou Formação livre |
Início: | 2017/2018 |
Duração: | 25 Horas |