Código Oficial: | 9636 |
Sigla: | MHRIC |
-O objetivo deste seminário é o de estudar a política externa portuguesa e a sua evolução nos três eixos principais em que se desenvolveu, desde finais do século XVIII até à atualidade. Assim, serão tidas em conta, as vertentes Atlântica, Africana e Europeia.
I - Na vertente Atlântica será de ter em conta a ligação de Portugal ao Brasil e aos Estados Unidos, o primeiro como lugar de refúgio do poder político-rei durante a intervenção napoleónica no território metropolitano português e país de destino da emigração portuguesa ao longo da centúria de oitocentos. Procuraremos demonstrar a importância estratégica de Portugal nas revoluções e guerras de finais do século XVIII e a primeira metade do século XIX;
2- Após a independência do Brasil, a dimensão colonial portuguesa centrou-se em alguns dos territórios africanos que formavam o hinterland das suas históricas feitorias do litoral. Conservar as colónias tornou-se, especialmente depois da bancarrota do Estado de 1890, um instrumento prioritário para o relançamento do capitalismo português e mesmo da independência política.
O alargamento e a manutenção de vastas áreas continentais africanas obrigaria a diplomacia portuguesa a negociar alianças durante as sete décadas seguintes, tomando sistematicamente por referência às potências navais dominantes.
III - No estudo do período pós-1926 e na vertente europeia, o estudante deverá poder sistematizar as linhas-mestras da política externa do Salazarismo, confrontando impulsos contraditórios no sentido da revisão da ordem internacional (a «Nova Ordem» hitleriana), da adequação à hegemonia ocidental norte-americana do pós-II Guerra Mundial e da resistência à mudança do quadro internacional (a Guerra Colonial). Identicamente, o estudante deverá poder explicitar diferentes projetos de inserção internacional do Estado português no processo de construção da democracia em Portugal.
Aprofundar conhecimentos e capacidades no domínio da construção do conhecimento científico, com particular destaque para a pesquisa na área da História, das Relações Internacionais e dos Estudos Políticos.
Desenvolver competências de pesquisa documental e bibliográfica na área das Ciências Sociais e Humanas.
Identificar técnicas, métodos e instrumentos de pesquisa de informação.
Aplicar técnicas e métodos de análise de dados em corpora documentais selecionados. Promover a aplicação concreta desses métodos e técnicas de pesquisa a específicos trabalhos de investigação.
Conceber projetos de investigação de modo estruturado, informado e crítico.
Realizar trabalhos de pesquisa bibliográfica (curtos ensaios).
Desenhar o itinerário teórico-metodológico de um projeto magistral.
Análise crítica das teorias do desenvolvimento e da evolução do conceito; reflexão sobre a nova política global e as novas estratégias de desenvolvimento e cooperação e sobre o papel das instituições supranacionais nestes processos.
No final do semestre, o estudante deve ser capaz de:
1. Sistematizar as grandes linhas evolutivas das sociedades africanas até aos nossos dias.
2. Demonstrar a sua capacidade de compreender e conceptualizar fenómenos sociais africanos
3. Problemattizar criticamente a atualidade africana
Neste seminário iremos aprofundar algumas das problemáticas mais atuais da chamada América Anglo-Saxónica, quer dizer dos dois países, Estados Unidos e Canadá, cuja língua e cultura dominantes são a anglo-saxónica, nações que, conjuntamente com o México, partilham a denominada América do Norte. Não nos podemos, no entanto, esquecer que, enquanto, os Estados Unidos se tornam independentes em 1776, o Canadá permanece ligado à Grã-Bretanha, primeiro como colónia, depois sob a forma de Domínio, evoluindo até à situação atual, em que, em comum com a sua antiga metrópole, tem apenas o soberano britânico como chefe de Estado. Além disto, não nos podemos esquecer em todo este espaço, a norte do Rio Grande, da herança hispânica e africana, nos Estados Unidos e a forte presença da língua e cultura Francesa no Quebeque. Dado tratarem-se de dois países influentes no panorama internacional de inícios do século XXI, muitos dos problemas, sobretudo ligados à vida interna dos Estados Unidos, acabam por ter reflexos a nível planetário, dada a influência que exercem no mundo atual. Com base em bibliografia atualizada e documentos relevantes, estudar-se-ão os temas mais atuais deste espaço geopolítico, de modo a que os estudantes obtenham uma visão alargada e crítica das suas problemáticas mais importantes e da forma como no atual contexto de globalização acabam por interagir com os grupos humanos dos vários continentes.
No final do semestre, os estudantes devem ser capazes de
-Desenvolver capacidades analíticas e críticas sobre a produção historiográfica na perspetiva das relações internacionais.
-Discutir interpretações e modos de abordagem da historiografia na perspetiva das relações internacionais.
Identificar o sistema educativo português no quadro dos espaços culturais em que se integra (europeu e lusófono) à luz de uma perspetiva comparada.
Relacionar a construção histórica do Estado-Nação com o modelo escolar vigente.
Analisar contextos históricos e instituições internacionais responsáveis pela análise inter-nacional dos sistemas educativos.
Analisar a evolução da cooperação intelectual e educacional ao longo dos séculos XX e XXI, em particular, através de organizações internacionais.
Identificar a constituição teórica e metodológica do campo da educação comparada
Analisar comparativamente questões centrais da estrutura e do funcionamento dos sistemas de educação à escala europeia e global.
Aprofundar uma perspetiva crítica face a concepções prevalecentes acerca dos temas/problemas recorrentes de desenvolvimento dos sistemas educativos.
1. Compreender conceitos da política internacional
2. Analisar os grandes debates teóricos que têm marcado a evolução da Política Internacional, e as correntes teóricas daí resultantes, olhando as suas características fundamentais, contributos, reacções e críticas.
3. Conhecer a evolução do sistema internacional
4. Identificar o papel da União Europeia enquanto ator promotor de democracia
5. Debater temas de política internacional
Elaboração de Dissertação ou Relatório de Estágio de 2º Ciclo, cumprindo os requisitos de um trabalho de investigação original sobre um problema teórico-prático, quer na modalidade de Dissertação, quer na de Relatório de Estágio, já que um estágio adequado a uma formação pós-graduada requer forçosamente a conceção e desenvolvimento de um projeto de investigação. Na modalidade de Estágio, o estudante deve preparar um projeto de estágio que especifique um conjunto de atividades de investigação e de natureza profissionalizante perfazendo um total de 400 horas.
-O objetivo deste seminário é o de estudar a política externa portuguesa e a sua evolução nos três eixos principais em que se desenvolveu, desde finais do século XVIII até à atualidade. Assim, serão tidas em conta, as vertentes Atlântica, Africana e Europeia.
I - Na vertente Atlântica será de ter em conta a ligação de Portugal ao Brasil e aos Estados Unidos, o primeiro como lugar de refúgio do poder político-rei durante a intervenção napoleónica no território metropolitano português e país de destino da emigração portuguesa ao longo da centúria de oitocentos. Procuraremos demonstrar a importância estratégica de Portugal nas revoluções e guerras de finais do século XVIII e a primeira metade do século XIX;
2- Após a independência do Brasil, a dimensão colonial portuguesa centrou-se em alguns dos territórios africanos que formavam o hinterland das suas históricas feitorias do litoral. Conservar as colónias tornou-se, especialmente depois da bancarrota do Estado de 1890, um instrumento prioritário para o relançamento do capitalismo português e mesmo da independência política.
O alargamento e a manutenção de vastas áreas continentais africanas obrigaria a diplomacia portuguesa a negociar alianças durante as sete décadas seguintes, tomando sistematicamente por referência às potências navais dominantes.
III - No estudo do período pós-1926 e na vertente europeia, o estudante deverá poder sistematizar as linhas-mestras da política externa do Salazarismo, confrontando impulsos contraditórios no sentido da revisão da ordem internacional (a «Nova Ordem» hitleriana), da adequação à hegemonia ocidental norte-americana do pós-II Guerra Mundial e da resistência à mudança do quadro internacional (a Guerra Colonial). Identicamente, o estudante deverá poder explicitar diferentes projetos de inserção internacional do Estado português no processo de construção da democracia em Portugal.
Aprofundar conhecimentos e capacidades no domínio da construção do conhecimento científico, com particular destaque para a pesquisa na área da História, das Relações Internacionais e dos Estudos Políticos.
Desenvolver competências de pesquisa documental e bibliográfica na área das Ciências Sociais e Humanas.
Identificar técnicas, métodos e instrumentos de pesquisa de informação.
Aplicar técnicas e métodos de análise de dados em corpora documentais selecionados. Promover a aplicação concreta desses métodos e técnicas de pesquisa a específicos trabalhos de investigação.
Conceber projetos de investigação de modo estruturado, informado e crítico.
Realizar trabalhos de pesquisa bibliográfica (curtos ensaios).
Desenhar o itinerário teórico-metodológico de um projeto magistral.
A unidade curricular privilegiará uma abordagem mais teórica e metodológica do processo de construção de políticas públicas. Focará, assim, a análise, reflexão e debate teórico, metodológico e organizacional em torno do conceito de política pública. Com vista à otimização dos recursos e dos atores em presença, o foco da disciplina incidirá, principalmente, sobre o processo cognitivo de investigação e/ou intervenção em matérias de políticas públicas. Com a finalidade de densificar a racionalidade e a operacionalidade da “caixa de ferramentas” metodológicas colocadas à disposição do ator/investigador em políticas públicas, serão igualmente abordados os processos conexos de agendamento, planeamento, gestão e avaliação. São finalidades da unidade curricular:
- Avaliar a evolução teórica e metodológica do conceito de política pública.
- Analisar o processo de transformação dos problemas sociais em políticas públicas.
- Identificar as fases, componentes, modelos e metodologias do processo de produção/investigação de uma política pública.
- Debater o sentido das políticas e da ação públicas nos nossos dias.
A Psicologia Política é uma disciplina que estabelece a ligação da psicologia com fenómenos políticos. O objectivo desta UC é dotar os estudantes de conhecimentos neste área, nomeadamente da investigação neste domínio, e de competências de análise de situações políticas a partir dos contributos da psicologia.
Realizar uma aproximação crítica a algumas problemáticas políticas contemporâneas tendo como base a teorização do conceito de "Biopolítica". De modo específico pretende-se: Conhecer a crítica filosófica aos princípios de disciplinarização e normalização, considerando as implicações ético-políticas da perspectiva definida pela biopolítica moderna (Michel Foucault, Giorgio Agamben, Roberto Esposito, Toni Negri, Judith Butler)).
1. Compreender conceitos da política internacional
2. Analisar os grandes debates teóricos que têm marcado a evolução da Política Internacional, e as correntes teóricas daí resultantes, olhando as suas características fundamentais, contributos, reacções e críticas.
3. Conhecer a evolução do sistema internacional
4. Identificar o papel da União Europeia enquanto ator promotor de democracia
5. Debater temas de política internacional
Objectivos: Conhecimento dos principais paradigmas sociológicos de análise dos fenómenos políticos; conhecimento das implicações das diferentes visões da sociedade na formulação de quadros alternativos de concepção de poder político; identificação e conhecimento do processo de génese histórica do Estado na Europa; conhecimento da génese e estruturação do campo político-partidário democrático e das suas lógicas de ação.
Elaboração de Dissertação ou Relatório de Estágio de 2º Ciclo, cumprindo os requisitos de um trabalho de investigação original sobre um problema teórico-prático, quer na modalidade de Dissertação, quer na de Relatório de Estágio, já que um estágio adequado a uma formação pós-graduada requer forçosamente a conceção e desenvolvimento de um projeto de investigação. Na modalidade de Estágio, o estudante deve preparar um projeto de estágio que especifique um conjunto de atividades de investigação e de natureza profissionalizante perfazendo um total de 400 horas.