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Cursos

Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento de Território

Dados Gerais

Código Oficial: 9637
Sigla: MSIGOT
Descrição: A utilização dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) tem aumentado de forma notável nos últimos 20 anos, especialmente nas áreas do ordenamento do território. Este crescimento é evidenciado pela diversidade de setores que agora utilizam esta tecnologia, incluindo a geografia, o ambiente, os transportes/mobilidade, a gestão de resíduos e o abastecimento de água, a agricultura ou a proteção civil, entre muitos outros. É inegável que os SIG se tornaram uma ferramenta essencial, amplamente utilizada em todos os setores onde a localização é um fator crucial para a otimização do trabalho, o aumento da produtividade ou a gestão do território. O MSIGOT procura responder aos novos desafios territoriais que vão surgindo num mundo em rápida mudança, dotando os nossos diplomados de competências específicas para responder a estes novos desafios.

Diplomas

  • Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Aquisição e Edição de Dados Geográficos

MSIGOT006 - ECTS
No final do semestre, espera-se que os estudantes sejam capazes de:
- Compreender de que forma os dados geográficos de devem encontrar estruturados.
- Compreender os diversos métodos de aquisição de dados geográficos (2D e 3D), organizar e contruír a informação desde a fase de aquisição até ao tratamento em gabinete.
- Extrair informações dos MNT para geração de mapas hipsométricos, declives, de exposições de encostas, de relevo sombreado, de intervisibilidade, cálculo de volumes e perfis.
- Demonstrar competências e conhecimentos relacionados com a aquisição, manipulação e análise de informação tridimensional, e aplicar estes conhecimentos em diversos contextos e áreas científicas.
- Estruturar e representar graficamente a informação tridimensional, articulando-a com os conhecimentos de cartografia, tendo em vista a sua aplicabilidade nas diversas áreas do Ordenamento do Território.

Bases de Dados Relacionais

MSIGOT025 - ECTS

Os mestres em SIG e Ordenamento do Território devem ser capazes de desenvolver projectos de bases de dados relacionais, tecnologia base da maior parte das atuais soluções SIG.
Os dados geográficos compreendem uma componente alfanumérica, comum com as bases de dados relacionais, mas também uma componente espacial.
Nesse sentido, o programa foca-se no projeto de bases de dados relacionais, com um enfoque grande na modelação conceptual de situações problemáticas, na sua conversão para o modelo relacional e uma sensibilização para a sua normalização.
Adicionalmente, são analisadas as componentes de dados geográficos, e as extensões espaciais às bases de dados relacionais, bem como as diferenças para o projeto de base de dados para SIG.

Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica

MSIGOT008 - ECTS

No final da UC espera-se que os estudantes sejam capazes de:
1.Demonstrar conhecimentos e competências SIG relacionados com a obtenção, tratamento e análise de dados vetoriais, matriciais e tabulares.
2. Reconhecer os sistemas geodésicos nacionais e internacionais mais usados nos dados SIG.
3. Aplicar as ferramentas SIG no tratamento e exploração de dados gráficos e alfanuméricos, operando com diferentes formatos e com diferentes sistemas geodésicos.
4. Estruturar os dados SIG e proceder à sua representação temática, aplicando os conhecimentos e as regras de representação cartográfica, nomeadamente, nos elementos do mapa, no uso das variáveis visuais, no tipo de implantação e na cartografia de dados qualitativos e quantitativos.
5.Revelar competências na utilização conjugada das ferramentas SIG e das regras de representação cartográfica, assumindo uma atitude crítica perante os resultados cartográficos, aptidões necessárias ao desempenho profissional do mestre em SIG e OT.

Deteção Remota aplicada ao Ordenamento do Território

MSIGOT037 - ECTS

Ministrar os conhecimentos básicos sobre a deteção remota, seus príncipios e aplicações ao ordenamento do território.
Ministrar os conceitos fundamentais de processamento de imagem.

No final do semestre os estudantes deverão ser capazes de:
1. Compreender os princípios físicos da deteção remota.
2. Conhecer os principais programas, satélites e suas aplicações.
3. Elaborar as princípais etapas relacionadas com o pré-processamento e processamento de imagens de satélite.
4. Conhecar e aplicar os princípais algoritmos de classificação de imagem.
5. Avaliar a exatidão do processo de classificação de uma imagem.
6. Elaborar um mapa de uso e ocupação dos solos com base em imagens de satélite.

Instrumentos de Planeamento e Ordenamento do Território

MSIGOT013 - ECTS
1. Compreender a legislação e os conceitos dominantes no ordenamento e planamento do território, atendendo às diferentes escalas territoriais de análise/ação.
2. Construir e aprofundar uma estrutura sistémica e multiescalar de pensamento sobre os processos de planeamento e ordenamento do território
3. Compreender e explicar o caráter multidimensional do ordenamento e planeamento territorial.
4. Conhecer e compreender alguns exemplos de modelos de ordenamento e planaeamento territorial a nível mundial
5. Adquirir e desenvolver competências de reflexão e comunicação (escrita e oral), reforçando as aprendizagens conceptuais e a capacidade de intervenção a nível territorial.

Análise Espacial aplicada ao Ordenamento do Território

MSIGOT038 - ECTS Espera-se que no final desta UC os estudantes sejam capazes de:
1. Compreender os principios da análise espacial e realizar operações de análise espacial utilizando ferramentas matriciais e vetoriais;
2. Executar operações geométricas e tabulares em modelos raster e vetoriais;
3. Aplicar diferentes métodos de análise estatística espacial
4. Aplicar diferentes métodos de interpolação espacial;
5. Resolver problemas de análise espacial orientados para o ordenamento do território, sabendo escolher as operações e técnicas mais adequadas.

Cartografia dos Riscos

MRCOT001 - ECTS
  1. Compreender o modelo concetual do risco;
  2. Enquadrar os riscos nos instrumentos legais de ordenamento do território e no planeamento;
  3. Organizar informação espacial em diferentes sistemas de informação geográfica;
  4. Identificar os componentes de cada modelo e a sua ligação com as fases de elaboração de cartografia de suscetibilidade e perigosidade;
  5. Conhecer e aplicar diferentes metodologias de elaboração da cartografia de riscos; 
  6. Testar metodologias em SIG com vista à quantificação da suscetibilidade e perigosidade para diversos processos naturais, ambientais ou tecnológicos;
  7. Validar e discutir os resultados obtidos nos modelos de suscetibilidade e perigosidade.

Cidades e Sustentabilidade Ambiental

MRCOT043 - ECTS

Os conteúdos programáticos estruturam-se em duas partes principais. Uma primeira parte é dedicada aos conceitos e métodos base no domínio da sustentabilidade ambiental urbana. Assim, com os primeiros conteúdos programáticos (1 e 2), pretende-se que os estudantes apliquem corretamente terminologia, princípios e teorias no domínio da sustentabilidade ambiental urbana e que conheçam e distingam as principais metodologias e respetivas escalas de análise. A segunda parte do programa engloba as diversas vertentes temáticas na dupla perspetiva das problemáticas e das possíveis soluções promotoras da sustentabilidade ambiental urbana (3 e 4), pretendendo-se que os estudantes: se envolvam na identificação e resolução de problemas, designadamente selecionando, tratando interpretando e produzindo informação geográfica adequada à avaliação de problemas e de construção de propostas no âmbito da sustentabilidade urbana; sejam capazes de distinguir criticamente os atuais principais paradigmas das políticas para sustentabilidade ambiental urbana.

Cidades, Inovação e Desenvolvimento

MRCOT064 - ECTS

São objetivos da UC, a aquisição de conhecimentos base e competências de análise crítica e desenvolvimento de estudos de regiões, com autonomia.

Os estudantes deverão aprender a problematizar situações e realidades específicas em regiões diversas. Para suportar esses exercícios de problematização, os estudantes deverão compreender as principais teorias e abordagens metodológicas para o estudo do desenvolvimento desigual das regiões e a sua ligação à inovação, com especial foco nas regiões periféricas: Left-behind regions.

Clima, Saúde e Ordenamento do Território

MRCOT051 - ECTS Consolidação de ferramentas teóricas no âmbito da utilização do objecto da geografia aplicado à promoção de um ordenamento do território promotor de sustentabilidade.
Experimentação de técnicas e métodos de investigação conducentes à criação e desenvolvimento de um projecto de investigação.

Geomorfologia e Ordenamento do Território

MRCOT058 - ECTS

No final do semestre espera-se que os estudantes sejam capazes de:

  1. Compreender a pertinência dos conhecimentos geomorfológicos no Ordenamento do Território, associando-os aos principais instrumentos legais de ordenamento do território.
  2. Analisar e interpretar de forma sustentada diversos tipos de planos, enquadrando-os em conceitos e métodos científicos utilizados em Geomorfologia.
  3. Demonstrar sensibilidade para com as questões de âmbito geomorfológico, tentando conciliar e gerir as potencialidades que derivam da sua aplicação ao ordenamento territorial.
  4. Manipular informação de âmbito espacial, aplicando-a à elaboração de cartografia geomorfológica.

Habitação e Ordenamento do Território

MRCOT050 - ECTS

a)Dotar os estudantes de conhecimentos avançados do sistema e das políticas de habitação, nos contextos de Portugal e da União Europeia;
b) Justificar a importância do imobiliário residencial nas economias nacionais e no património das famílias e das comunidades;
c) Justificar a necessidade da política de habitação como um quadro geral de atuação;
d) Interpretar a politica de habitação no contexto das políticas públicas, desenvolvendo uma atitude crítica;
e) Justificar a necessidade da intervenção pública em diferentes segmentos do mercado, identificando razões e objetivos;
f) Analisar a problemática da habitação nos planos territoriais;

g)Avaliar diferentes programas/medidas das políticas de habitação, identificando os principais sucessos e fracassos.

Planeamento e OT

MSIGOT039 - ECTS
  1. Ser capaz de identificar os problemas territoriais, vistos na sua dimensão espacial e em função da sua complexidade.
  2. Refletir as tendências pesadas e as incertezas cruciais e os desafios do futuro,
  3. Dominar metodologias e ferramentas de prospetiva.
  4. Dominar metodologias e ferramentas de planeamento estratégico e ágil.
  5. Adquirir e desenvolver competências analíticas, de ação e comunicação.
  6. Preparar processos colaborativos de intervenção no espaço urbano.
  7. Desenvolver atitudes mais reflexivas, críticas e intervencionistas.

Planeamento, Prospetiva e Gestão Urbana

MRCOT057 - ECTS
  1. Ser capaz de identificar os problemas urbanos, vistos na sua dimensão espacial e em função da sua complexidade.
  2. Refletir as tendências pesadas e as incertezas cruciais e os desafios do futuro,
  3. Dominar metodologias e ferramentas de prospetiva.
  4. Dominar metodologias e ferramentas de planeamento estratégico e ágil.
  5. Adquirir e desenvolver competências analíticas, de ação e comunicação.
  6. Preparar processos colaborativos de intervenção no espaço urbano.
  7. Desenvolver atitudes mais reflexivas, críticas e intervencionistas.

Programação SIG e OT

MSIGOT040 - ECTS
A abordagem inicial passa pela aquisição de competências no âmbito do Pensamento Computacional e da resolução de problemas informáticos de baixa complexidade através da identificação do algoritmo mais adequado. Este estudo inicial é praticado utilizando um ambiente de aprendizagem em Python com output gráfico. Numa fase posterior é utilizado um IDE profissional para o desenvolvimento de programas de complexidade ligeiramente, desenvolvendo abstrações procedimentais e de dados.
Na fase seguinte, é abordada a biblioteca ArcPy, e são demonstradas várias utilizações destas funções para diversos tipos de automatização de tarefas em SIG.  Chegada a esta parte é proposto o desenvolvimento de toolboxes, baseados nos scripts de automatização de tarefas associadas à problemática do ordenamento do território, ex: índices. Finalmente, os estudantes desenvolvem um trabalho prático, em grupo, onde aplicam todas as competências desenvolvidas na prossecução da solução para um problema de média complexidade.

Riscos e Proteção Civil

MRCOT052 - ECTS

Conhecer o sistema nacional de protecção civil. Organização de competências relacionadas a protecção civil e riscos. Integrar a informação sobre a dinâmica do meio físico com a identificação de risco. Introduzir a problemática do risco nos processos de protecção e socorro.

Urbanismo e Morfologia Urbana

MRCOT038 - ECTS

A construção dos objetivos de aprendizagem resultou da consideração dos objetivos e competências a adquirir previstas para o ciclo de estudos (e decorrentes do perfil de pós-graduado delineado), bem como dos conteúdos programáticos disciplinarmente pertinentes para a UC, tendo em conta, ainda, o nível de profundidade do ciclo de estudos. Além disso, tratando-se de um ciclo de estudos da área da Geografia e centrando-se os conteúdos da UC nos territórios/espaços urbanos, é óbvia a pertinência destes para permitir alcançar os objetivos previstos para o ciclo de estudos, sendo a coerência entre conteúdos programáticos e objetivos de aprendizagem ainda reforçada pelas metodologias de ensino/aprendizagem previstas.
Naturalmente, os objetivos abordam-se no ítem seguinte sobre os resultados de aprendizagem e competências.

Aplicações da WebSIG em OT

MSIGOT042 - ECTS No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
- Descrever os princípios de funcionamento da Internet, da World Wide Web (WWW) e das redes de comunicação.
- Aplicar as linguagens de desenvolvimento Web (HTML, CSS e Javascript) em problemáticas específicas.
- Desenvolver competências para a disponibilização e visualização de informação geográfica na Web, utilizando frameworks específicas (ex. open layers, leaflet).
- Conceber e implementar conteúdos num projeto Web SIG com diferentes conteúdos: story maps, infografias, web mapping, dashboard.
- Elaborar um protótipo de um WEBSIG aplicado a um problema de Ordenamento do Território.
- Desenvolver a análise crítica de conteúdos no WebSIG.

Estágio em SIG e OT

MSIGOT043 - ECTS
O estágio terá lugar em ambiente empresarial ou de investigação. A realização de um estágio pressupõe que o estudante no final da UC seja capaz de: integrar-se no ambiente de trabalho da área profissional para a qual está a adquirir competências; obter uma experiência de interação com técnicos qualificados e em exercício; contactar com as exigências do quotidiano profissional; aprender a planear, programar e executar com os recursos existentes; valorizar a ética, persistência, coerência, iniciativa, criatividade e qualidade no trabalho.
Os objetivos relacionam-se com aprendizagens teórica-práticas adquiridas no 1º ano do ciclo de estudos, funcionando, nesta unidade curricular, como a base para a experiência de aprendizagem em contexto real de atuação dos profissionais em SIG e OT, proporcionando experiências privilegiadas de aplicação das suas competências na resolução de desafios e problemas colocados pela Instituição de Estágio. 
No final, estudante deve produzir um Relatório de Estágio espelhará não só os progressos realizados e constrangimentos encontrados durante a permanência na instituição de acolhimento, como apresentará os resultados da investigação realizada sobre um tema selecionado, o estado do conhecimento, as fontes de informação levantadas/utilizadas, e mais-valias da aplicação de técnicas e metodologias atualizadas.

Seminário de Projeto em OT

MSIGOT041 - ECTS Esta UC pretende desenvolver conhecimentos e competências que permitam ao estudante construir um projeto de investigação. Inicialmente, exercita-se a pesquisa de literatura científica recorrendo a portais que a disseminam, explorando as suas potencialidades, as métricas que usam e as vantagens  da literatura científica revista por pares.
De modo prático, explicitam-se as regras formais de organização, estruturação e redação de relatórios, dissertações e artigos. Utilizando o EndNote, exemplifica-se a vantagem de usar ferramentas informáticas dedicadas à pesquisa, à criação de bases de dados bibliográficos e à edição automática de bibliografia.
Os conhecimentos, as técnicas e metodologias lecionadas nas sessões iniciais, são depois aplicadas e desenvolvidas pelos estudantes na construção do seu CV e na elaboração do projeto individual de investigação que guiará o seu trabalho no 2º ano do CE.

Dissertação/Projeto

MSIGOT044 - ECTS
No final da UC espera-se que os estudantes sejam capazes de:
1. Executar um trabalho individual de investigação, conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica ou projeto de cariz aplicada sobre um tema da área de conhecimento do ciclo de estudos,
2. Evidenciar a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridas ao longo do CE na resolução de problemas relativamente complexos,
3. Promover o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão, de inovação, de pensamento criativo e crítico;
4. Demonstrar competências na recolha de informação e sua análise, na seleção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do problema de investigação.


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