Filosofia Antiga I
FILO009 - ECTS
- Conhecer os problemas fundamentais da Filosofia Antiga até Platão (incluído).
- Procurar respostas pessoais, formadas na leitura dos textos comentados, para as questões principais expostas no programa.
- Desenvolver as competências científicas e metodológicas básicas relevantes para o estudo da Filosofia Antiga.
Filosofia do Conhecimento I
FILO016 - ECTS
Após a frequência da disciplina os estudantes deverão ter adquirido um conhecimento panorâmico da epistemologia contemporânea, dos principais autores e posições da história da epistemologia, bem como uma concepção da natureza dos problemas epistemológicos. Em situações novas de discussão epistemológica, os estudante deverão ainda revelar o seu domínio do vocabulário técnico da epistemologia contemporânea e a capacidade de identificar não apenas problemas epistemológicos mas a relação destes com questões metafísicas e de teoria da mente e da linguagem.
Filosofia e Ciência Política I
FILO018 - ECTS
Compreensão da problemática da investigação filosófica na área política e social. Análise e interpretação de textos dos pensadores abordados. Reconhecimento da importância e actualidade dos temas focados.
Lógica I
FILO027 - ECTS
Pretende-se que os estudantes desenvolvam o raciocínio (essencialmente de tipo dedutivo) pelo uso de conceitos essenciais da lógica, com vista à sua aplicação
- na análise de teses filosóficas baseadas em argumentos, e
- na compreensão de algumas posições filosóficas para as quais os resultados das investigações lógicas são encarados como fundamentais (ou, pelo contrário, como irrelevantes).
Metodologias e estudo da Filosofia
FILO050 - ECTS
Introdução ao estudo do texto filososófico a da prática argumentativa em filosofia.
Filosofia Antiga II
FILO010 - ECTS
Adquirir formação de base em Filosofia Antiga (respeitante ao período indicado no programa em cada ano), estudando figuras principais e grandes correntes doutrinais. Analisar textos representativos de autores e doutrinas fundamentais da sua história. Adquirir instrumentos para articular os conhecimentos deste período com os dos demais da História da Filosofia. Mostrar a atualidade dos problemas, conceitos e argumentos filosóficos da filosofia antiga (no período do programa) e dos seus textos e sobre eles reflectir.
Filosofia do Conhecimento II
FILO017 - ECTS
Desenvolver os conteúdos básicos de epistemologia adquiridos em Filosofia do Conhecimento I, aplicando-os a tópicos específicos em cuja discussão se cruzam a epistemologia, a metafísica e a história da filosofia. Propõe-se uma dupla aproximação através de textos clássicos e estudos contemporâneos. Os tópicos centrais são:
- As fontes do conhecimento (percepção, memória e testemunho);
- O auto-conhecimento e o conhecimento das outras mentes.
Propõe-se uma dupla aproximação através de textos clássicos e textos contemporâneos.
Filosofia e Ciência Política II
FILO019 - ECTS
Compreender a filosofia política moderna e contemporânea numa perspetiva histórico-filosófica; analisar e interpretar textos dos mais imporantes pensadores do período; reconhecer a importância e actualidade da filosofia política e seus problemas.
Filosofia em Portugal
FILO020 - ECTS
Compreender no contexto mais vasto da história e cultura portuguesas problemas e ideias centrais da Filosofia em Portugal; Possibilitar uma visão geral do pensamento filosófico em Portugal, desde a Idade Média até ao séc. XX.; Conhecer e debater as temáticas e os autores da Filosofia Portuguesa.
Lógica II
FILO028 - ECTS
Pretende-se que os estudantes desenvolvam o raciocínio dedutivo pelo domínio dos métodos formais da lógica, com vista à sua posterior aplicação
- na análise de teses filosóficas baseadas em argumentos, e
- na compreensão de algumas posições filosóficas para as quais os resultados das investigações lógicas são encarados como fundamentais (ou, pelo contrário, como irrelevantes).
Antropologia Filosófica I
FILO001 - ECTS
- Compreender a especificidade da antropologia filosófica no conjunto da Filosofia e em relação às antropologias positivas;
- Reconhecer temas e problemas da antropologia filosófica na articulação entre a tradição filosófica e o debate contemporâneo;
Estética I
FILO005 - ECTS
Dar a conhecer alguns dos principais textos produzidos no domínio da Estética.
Apresentar questões, conceitos, articulações conceptuais, para a compreensão e interpretação de objectos estéticos e artísticos.
Incentivar e desenvolver o gosto e a sensibilidade por objectos artísticos. Favorecer a imaginação visual e conceptual.
Filosofia das Ciências I
FILO034 - ECTS
O objetivo desta Unidade Curricular é fomentar o conhecimento, a reflexão e o exame crítico do estudante em relação à ciência e aos seus procedimentos. Visa-se assim proporcionar ao estudante formação atualizada no âmbito da filosofia da ciência, nomeadamente ao analisar as principais abordagens na filosofia da ciência contemporânea, tal como o “indutivismo” do positivismo lógico, o “falsificacionismo” de Karl Popper, as noções de “paradigma” e “mudança de paradigma” de Thomas Kuhn, bem como as conceções de ciência e discussões subsequentes de Imre Lakatos, de Paul Feyerabend e de Alexander Bird.
Filosofia em Portugal no Século XX
FILO021 - ECTS
Compreender no contexto mais vasto da história e cultura portuguesas a importância do pensamento filosófico do séc. XX; Identificar a posição dos autores estudados; Debater as visões globais do pensamento filosófico em Portugal, na sua relação com a Cultura, Literatura e História.
Filosofia Medieval I
FILO022 - ECTS
Conhecer os principais temas e autores do período medieval. Ler e analisar textos representativos das discussões filosóficas medievais. Identificar e discutir as posições filosóficas dos autores estudados.
Antropologia Filosófica II
FILO002 - ECTS
Objectivo geral: Na sequência da AF I e considerando que o logos da Antropologia Filosófica só pode ser equacionado próximo das condições do homem, a disciplina de AF II visa fundamentar uma reflexão filosoficamente sustentada sobre algumas das grandes questões antropológicas contemporâneas.
Objectivos específicos:
- Desenvolver uma visão crítica da condição humana; - Compreender o ser humano face aos novos desafios do mundo contemporâneo;- Proporcionar a aquisição de competências reflexivas no domínio da problematização antropológica;- Promover investigações sobre os temas, problemas e autores tratados
Estética II
FILO006 - ECTS
Dar a conhecer alguns dos principais textos produzidos no domínio da Estética.
Apresentar questões, conceitos, articulações conceptuais, para a compreensão e interpretação de objectos estéticos e artísticos.
Incentivar e desenvolver o gosto e a sensibilidade por objectos artísticos, nomeadamente produzidos contemporaneamente.
Favorecer a imaginação visual e conceptual.
Filosofia das Ciências II
FILO035 - ECTS
O objetivo desta Unidade Curricular é fomentar o conhecimento, a reflexão e o exame crítico do estudante em relação à dimensão social do conhecimento científico, bem como aos valores e normas na ciência. Em particular, abordar-se-á problemas, teorias, argumentos e conceitos relacionados com o conhecimento científico de grupos, o testemunho e o desacordo, e sua relação com o conhecimento científico, assim como a relação entre a ciência, a ética, e a religião.
Filosofia Medieval II
FILO023 - ECTS
Leitura completa de obras filosóficas de autores medievais; comprender estas obras no sistema geral do pensamento dos seus autores. Estudar os principais problemas levantados pela questão da vontade: a sua existência; compatibilismo com formas mitigadas de determinismo; libertarianismo; acrasia.
Conhecer as diferentes posições filosóficas nos debates medievais sobre a vontade e o livre arbítrio.
Identificar e distinguir as soluções dos autores estudados.
Ética I
FILO007 - ECTS
a) Desenvolver a capacidade de analisar conceitos e noções fundamentais do agir humano.
b) Compreender a especificidade da Ética no conjunto das disciplinas filosóficas.
c) Conhecer as principais teorias éticas e os seus autores mais relevantes.
d ) Desenvolvimento e consolidação de um posicionamento crítico diante das diferentes teorias éticas.
Filosofia Contemporânea I
FILO011 - ECTS
1. Adquirir uma formação de base em Filosofia Contemporânea (no período do século XIX), estudando figuras/obras/problemas representativos.
2. Analisar textos escolhidos de autores representativos.
3. Adquirir instrumentos para articular os conhecimentos deste período com os dos demais da História da Filosofia.
4. Mostrar a importância dos problemas, conceitos e argumentos filosóficos da filosofia contemporânea (no período do programa) e dos seus textos e sobre eles reflectir.
Filosofia da Linguagem
FILO014 - ECTS
O objectivo central da disciplina é a introdução ao tratamento dos temas do sentido e a referência, e, mais em geral, da relação entre a linguagem, o pensamento e o mundo na filosofia da linguagem. A concretização deste objectivo é efectuada através do estudo de autores fulcrais da história da filosofia da linguagem até meados do século XX, nomeadamente G. Frege, B. Russell e L. Wittgenstein. Constitui também objectivo da disciplina que os estudantes compreendam as relações da actual filosofia da linguagem com a história da filosofia analítica (e com as ciências da linguagem).
Filosofia Moderna I
FILO024 - ECTS
1. Adquirir uma formação de base em Filosofia Moderna (no período do renascimento e do séc. XVII), estudando figuras representativas, grandes correntes doutrinais e problemáticas fundamentais.
2. Analisar textos representativos de autores e de doutrinas fundamentais.
3. Adquirir instrumentos para articular os conhecimentos deste período com os dos demais da História da Filosofia.
4. Mostrar a importância dos problemas, conceitos e argumentos filosóficos da filosofia moderna (no período do programa) e dos seus textos e sobre eles reflectir.
Ontologia I
FILO030 - ECTS
1. Identificar os principais temas e problemas da ontologia.
2. Compreender a relevância dos principais momentos do debate histórico sobre a possibilidade da metafísica como ciência.
3. compreender os principais conceitos da ontologia e o modo como são usados pelos diferentes filósofos estudados no programa.
4. Desenvolver competências de análise e crítica dos textos e dos argumentos analisados no programa.
Ética II
FILO008 - ECTS
1.Aprofundar a análise de alguns dos grandes marcos da tradição filosófica da ética moderna.
2. Discernir o posicionamento contemporâneo de questões éticas essenciais.
3. Relacionar os problemas da ética filosófica com problemas da sociedade contemporânea.
4. Problematizar questões essenciais no âmbito da ética prática
Filosofia Contemporânea II
FILO012 - ECTS
O objectivo central da disciplina é mapear as tendências e movimentos da Filosofia Contemporânea nos séculos XX e XXI, partindo de uma introdução onde são identificados autores (racionalistas e irracionalistas) do século XIX especialmente influentes na filosofia futura. A concretização do objectivo far-se-á pela concentração da análise em figuras e obras fundamentais, procurando compreender projectos filosóficos, posições e argumentação.
Filosofia Moderna II
FILO025 - ECTS
1. Adquirir uma formação de base em Filosofia Moderna (relativamente ao período do século XVIII), estudando figuras representativas, grandes correntes doutrinais e problemáticas fundamentais.
2. Analisar textos representativos de autores e de doutrinas fundamentais.
3. Adquirir instrumentos para articular os conhecimentos deste período com os dos demais da História da Filosofia.
4. Mostrar a importância dos problemas, conceitos e argumentos filosóficos da filosofia moderna (no período do programa) e dos seus textos e sobre eles refletir.
Ontologia II
FILO031 - ECTS
1. Adquirir as ferramentas conceptuais elementares para o estudo da Ontologia em geral, e de cada autor do programa, em particular; e consolidar as competências já adquiridas neste domínio no semestre anterior;
2. Desenvolver a capacidade analítica e crítica face aos textos da tradição filosófica e às questões por eles veiculadas no âmbito da Ontologia.
3. Compreender os rumos da ciência metafísica (séc XVII até à contemporaneidade)
4. Identificar e caracterizar os principais paradigmas da ontologia (séc. XVII ate à contemporaneidade), bem como os problemas filosóficos por eles discutidos.