Espaço público: temas e problemas
DFIL026 - ECTS
- Aprofundar conhecimentos científicos que possibilitem problematizar os fenómenos do espaço público na contemporaneidade, nomeadamente, as relações entre o espaço, o poder, a política e o cidadão.
- Desenvolver uma formação científica, de forma a ser possível identificar e analisar, no quadro da Filosofia Social e Política, alguns desafios do mundo contemporâneo.
Estética, Política e Artes
DFIL015 - ECTS
Traçar a cartografia de uma forma de imaginação visual e conceptual sobre o complexo cenário do sentido da estética, da política e da arte na contemporaneidade.
Pensar o gesto de criação como um acontecimento ético, político e estético.
Criar as condições de possibilidade de realização de um questionamento aprofundado sobre os temas que constituem o programa. Esse trabalho crítico, orientado pelos objectivos específicos do trabalho a realizar por cada doutorando, terá presente as problemáticas a desenvolver nas suas dissertações de doutoramento.
Filosofia e Ciência: da Idade Média à Idade Moderna
DFIL025 - ECTS
Esta unidade curricular confere formação avançada sobre questões de filosofia do homem e epistemologia, de Aristóteles até ao início da modernidade, com dois objetivos principais: transmitir conhecimento aprofundado sobre as questões filosóficas tratadas no programa e mostrar linhas genealógicas e influências dos debates ocorridos em ambiente escolástico nos sistemas filosóficos posteriores (Descartes e Kant).
Filosofia e Literatura
DFIL024 - ECTS
Compreender a especificidade do discurso filosófico no diálogo com vários géneros literários: da poesia ao romance e ao ensaio. Debater, a partir de textos da(s) cultura(s) antigas e/ou/às contemporâneas, reconhecendo e comparando os referidos géneros literários.
Problemas de Filosofia da Ciência
DFIL032 - ECTS
O objetivo desta Unidade Curricular é proporcionar formação atualizada e avançada no âmbito da filosofia da ciência, com enfoque em duas áreas principais: (1) Análise do Conhecimento Científico — nesta parte analisar-se-á as principais abordagens para a análise do conhecimento científico, tal como o “falsificacionismo” de Karl Popper, as noções de “paradigma” e “mudança de paradigma” de Thomas Kuhn, bem como as conceções de ciência de Imre Lakatos e de Paul Feyerabend. Os autores de referência nesta parte são Popper, Kuhn, Lakatos e Feyerabend. (2) A Ciência e a Dimensão Social do Conhecimento — nesta parte abordar-se-á problemas relacionados com conhecimento de grupos, testemunho e desacordo, e sua relação com o conhecimento científico. Os autores de referência nesta parte são: Alexander Bird, John Greco e Jennifer Lackey.