Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > MHRIC > Informação para Candidatos

Cursos

Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação

Dados Gerais

Código Oficial: 9636
Sigla: MHRIC

Diplomas

  • Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação - Especialização em Relações Internacionais e Cooperação (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação - Especialização em Estudos Políticos ( Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação - Especialização em História, Relações Internacionais e Cooperação (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação - Especialização em Estudos Políticos (60 Créditos ECTS)

Filosofia Política e Jurídica


MHRIC041 - ECTS
1. Consolidar e desenvolver conhecimentos adquiridos no primeiro ciclo de estudos na área da Ética e da FilosofiaPolítica.
2. Compreender o enquadramento conceptual que subjaz às discussões contemporâneas sobre Ética e Filosofia Política.
3. Desenvolver uma reflexão crítica sobre diferentes referências teóricas e relações conceptuais desta área do saber eneste campo de investigação.

História e Problemáticas da Política Externa Portuguesa


MHRIC029 - ECTS

 

-O objetivo deste seminário é o de estudar a política externa portuguesa e a sua evolução nos três eixos principais em que se desenvolveu, desde finais do século XVIII até à atualidade. Assim, serão tidas em conta, as vertentes Atlântica, Africana e Europeia. 

I - Na vertente Atlântica será de ter em conta a ligação de Portugal ao Brasil e aos Estados Unidos, o primeiro como lugar de refúgio do poder político-rei durante a intervenção napoleónica no território metropolitano português e país de destino da emigração portuguesa ao longo da centúria de oitocentos. Procuraremos demonstrar a importância estratégica de Portugal nas revoluções e guerras de finais do século XVIII e a primeira metade do século XIX; 
2- Após a independência do Brasil, a dimensão colonial portuguesa centrou-se em alguns dos territórios africanos que formavam o hinterland das suas históricas feitorias do litoral. Conservar as colónias tornou-se, especialmente depois da bancarrota do Estado de 1890, um instrumento prioritário para o relançamento do capitalismo português e mesmo da independência política. 
O alargamento e a manutenção de vastas áreas continentais africanas obrigaria a diplomacia portuguesa a negociar alianças durante as sete décadas seguintes, tomando sistematicamente por referência às potências navais dominantes. 
III - No estudo do período pós-1926 e na vertente europeia, o estudante deverá poder sistematizar as linhas-mestras da política externa do Salazarismo, confrontando impulsos contraditórios no sentido da revisão da ordem internacional (a «Nova Ordem» hitleriana), da adequação à hegemonia ocidental norte-americana do pós-II Guerra Mundial e da resistência à mudança do quadro internacional (a Guerra Colonial). Identicamente, o estudante deverá poder explicitar diferentes projetos de inserção internacional do Estado português no processo de construção da democracia em Portugal.



Metodologia do Trabalho Científico 1


MHRIC045 - ECTS

- Aprofundar conhecimentos e capacidades no domínio da construção do conhecimento científico, com particular destaque para a pesquisa na área da História, das Relações Internacionais, da Cooperação e dos Estudos Políticos.

- Desenvolver competências de pesquisa documental e bibliográfica na área das Ciências Sociais e Humanas.

- Identificar técnicas, métodos e instrumentos de pesquisa de informação.

- Aplicar técnicas e métodos de análise de dados em corpora documentais selecionados.

- Promover a aplicação concreta desses métodos e técnicas de pesquisa a específicos trabalhos de investigação.

- Realizar curtos ensaios/trabalhos de pesquisa bibliográfica.

- Conceber o itinerário teórico-metodológico de um projeto magistral.

Problemáticas da História da Europa


MHRIC020 - ECTS

A Unidade Curricular Problemáticas da História da Europa (MHRIC020) procura oferecer uma compreensão ampla de alguns dos contextos e conjunturas determinantes da história contemporânea europeia. A mesma abarca da formação dos estados modernos europeus aos processos globais mais recentes que colocam em debate o projeto europeu. Dedicará, ainda, especial atenção às experiências violentas que marcam a Europa contemporânea.

  1. Identificar e relacionar os principais contextos e conjunturas da história da Europa Contemporânea.
  2. Problematizar criticamente os principais debates historiográficos relativos ao período e aos temas em questão.
  3. Refletir sobre os desafios atuais da Europa.

Problemáticas da História do Mundo Árabe e do Médio Oriente


MHRIC043 - ECTS
  • Examinar de forma crítica a história política e social do Médio Oriente na época contemporânea;
  • Compreender a complexidade das forças locais e globais a operar no Médio Oriente e perceber o seu impacto nas atuais dinâmicas da região;
  • Reconhecer os limites encontrados por conceitos e modelos ocidentais na compreensão do mundo árabe e do Médio Oriente em geral, e perceber o seu impacto na evolução histórica da região;
  • Proporcionar às/aos estudantes informação sobre a complexidade e a importância da ligação entre a história moderna do Médio Oriente e as políticas internacionais do petróleo;
  • Identificar algumas das tendências políticas e sociais transversais a diversos países da região (sobretudo relativamente ao revivalismo religioso islâmico e jucaico, regimes políticos e movimentos sociais).

Psicologia Política


MHRIC044 - ECTS

A Psicologia Política é uma disciplina que estabelece a ligação da psicologia com fenómenos políticos. O objectivo desta UC é dotar os estudantes de conhecimentos neste área, nomeadamente da investigação neste domínio, e de competências de análise de situações políticas a partir dos contributos da psicologia.


Sociologia Política


MHRIC035 - ECTS

Objectivos: Conhecimento dos principais paradigmas sociológicos de análise dos fenómenos políticos; conhecimento das implicações das diferentes visões da sociedade na formulação de quadros alternativos de concepção de poder político; identificação e conhecimento do processo de génese histórica do Estado na Europa; conhecimento da génese e estruturação do campo político-partidário democrático e das suas lógicas de ação. 


Teorias Políticas e de Relações Internacionais


MHRIC047 - ECTS
Conhecimento de marcos relevantes da história das ideias políticas; conhecimento dos conceitos fundamentais na análise dos fenómenos políticos; conhecimento de processos significativos de transição política; conhecimento das principais teorias das relações internacionais.

Metodologia do Trabalho Científico 2


MHRIC046 - ECTS

- Aprofundar conhecimentos e capacidades na construção de um itinerário de pesquisa.

- Desenvolver competências na construção de bases de dados.

- Selecionar técnicas, métodos e instrumentos de recolha de dados.

- Aplicar técnicas e métodos de análise de dados e sua problematização.

- Conceber, aplicar e avaliar projetos de investigação de modo estruturado, informado e crítico.

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento


MHRIC033 - ECTS

Análise crítica das teorias do desenvolvimento e da evolução do conceito; reflexão sobre a nova política global e as novas estratégias de desenvolvimento e cooperação e sobre o papel das instituições supranacionais nestes processos.


Problemáticas da História da África SubSaariana


MHRIC016 - ECTS

No final do semestre, o estudante deve ser capaz de:

1. Sistematizar as grandes linhas evolutivas das sociedades africanas até aos nossos dias.

2. Demonstrar a sua capacidade de compreender e conceptualizar fenómenos sociais africanos

3. Problemattizar criticamente a atualidade africana


Problemáticas da História da América Anglo-Saxónica


MHRIC017 - ECTS

Neste seminário iremos aprofundar algumas das problemáticas mais atuais da chamada América Anglo-Saxónica, quer dizer dos dois países, Estados Unidos e Canadá, cuja língua e cultura dominantes são a anglo-saxónica, nações que, conjuntamente com o México, partilham a denominada América do Norte. Não nos podemos, no entanto, esquecer que, enquanto, os Estados Unidos se tornam independentes em 1776, o Canadá permanece ligado à Grã-Bretanha, primeiro como colónia, depois sob a forma de Domínio, evoluindo até à situação atual, em que, em comum com a sua antiga metrópole, tem apenas o soberano britânico como chefe de Estado. Além disto, não nos podemos esquecer em todo este espaço, a norte do Rio Grande, da herança hispânica e africana, nos Estados Unidos e a forte presença da língua e cultura Francesa no Quebeque. Dado tratarem-se de dois países influentes no panorama internacional de inícios do século XXI, muitos dos problemas, sobretudo ligados à vida interna dos Estados Unidos, acabam por ter reflexos a nível planetário, dada a influência que exercem no mundo atual. Com base em bibliografia atualizada e documentos relevantes, estudar-se-ão os temas mais atuais deste espaço geopolítico, de modo a que os estudantes obtenham uma visão alargada e crítica das suas problemáticas mais importantes e da forma como no atual contexto de globalização acabam por interagir com os grupos humanos dos vários continentes.


Problemáticas de Política Internacional


MHRIC048 - ECTS

- Analisar e discutir temas avançados de política internacional;

- Desenvolver o pensamento crítico e capacidades de investigação, análise e argumentação.


Relações Interculturais


MHRIC023 - ECTS
O objetivo deste curso é desenvolver nos estudantes a sensibilidade de reconhecer e aceitar diferenças culturais, assim como a capacidade de compreender como diferentes experiências no mundo determinam diferentes modos de o conceptualizar. Estas competências serão transmitidas em seminários teóricos e práticos, em que serão tratados fenómenos que se prendem com diferentes dimensões culturais, como a relação com poder, género grupo, tempo e espaço. Serão tratados ainda conceitos como cultura, identidade, alteridade, aculturação e globalização. Será dada especial atenção à interação face a face, um evento sócio-cultural que tem vindo a servir de objeto de análise para os parâmetros atrás referidos. Muitas destas competências serão treinadas em trabalhos autónomos, recorrendo a diferentes tipos de materiais, desde artigos da imprensa e publicidade a filmes.

Dissertação/Estágio


MHRIC004 - ECTS

Elaborar uma Dissertação ou Relatório de Estágio de 2º Ciclo, cumprindo os requisitos de um trabalho de investigação original sobre um problema teórico-prático, quer na modalidade de Dissertação, quer na de Relatório de Estágio, já que um estágio adequado a uma formação pós-graduada requer forçosamente a conceção e desenvolvimento de um projeto de investigação.
Preparar, na modalidade de Estágio, um projeto de estágio que especifique um conjunto de atividades de investigação e de natureza profissionalizante perfazendo um total de 400 horas. Implementar e desenvolver o projeto de estágio.

 


Seminário de Orientação


MHRIC025 - ECTS
Produzir uma dissertação de mestrado ou de um relatório de estágio, nos termos fixados por cada orientador/a e, no caso do relatório de estágio, nos termos do projeto de estágio submetido antes do início deste.

Filosofia Política e Jurídica


MHRIC041 - ECTS
1. Consolidar e desenvolver conhecimentos adquiridos no primeiro ciclo de estudos na área da Ética e da FilosofiaPolítica.
2. Compreender o enquadramento conceptual que subjaz às discussões contemporâneas sobre Ética e Filosofia Política.
3. Desenvolver uma reflexão crítica sobre diferentes referências teóricas e relações conceptuais desta área do saber eneste campo de investigação.

História e Problemáticas da Política Externa Portuguesa


MHRIC029 - ECTS

 

-O objetivo deste seminário é o de estudar a política externa portuguesa e a sua evolução nos três eixos principais em que se desenvolveu, desde finais do século XVIII até à atualidade. Assim, serão tidas em conta, as vertentes Atlântica, Africana e Europeia. 

I - Na vertente Atlântica será de ter em conta a ligação de Portugal ao Brasil e aos Estados Unidos, o primeiro como lugar de refúgio do poder político-rei durante a intervenção napoleónica no território metropolitano português e país de destino da emigração portuguesa ao longo da centúria de oitocentos. Procuraremos demonstrar a importância estratégica de Portugal nas revoluções e guerras de finais do século XVIII e a primeira metade do século XIX; 
2- Após a independência do Brasil, a dimensão colonial portuguesa centrou-se em alguns dos territórios africanos que formavam o hinterland das suas históricas feitorias do litoral. Conservar as colónias tornou-se, especialmente depois da bancarrota do Estado de 1890, um instrumento prioritário para o relançamento do capitalismo português e mesmo da independência política. 
O alargamento e a manutenção de vastas áreas continentais africanas obrigaria a diplomacia portuguesa a negociar alianças durante as sete décadas seguintes, tomando sistematicamente por referência às potências navais dominantes. 
III - No estudo do período pós-1926 e na vertente europeia, o estudante deverá poder sistematizar as linhas-mestras da política externa do Salazarismo, confrontando impulsos contraditórios no sentido da revisão da ordem internacional (a «Nova Ordem» hitleriana), da adequação à hegemonia ocidental norte-americana do pós-II Guerra Mundial e da resistência à mudança do quadro internacional (a Guerra Colonial). Identicamente, o estudante deverá poder explicitar diferentes projetos de inserção internacional do Estado português no processo de construção da democracia em Portugal.



Metodologia do Trabalho Científico 1


MHRIC045 - ECTS

- Aprofundar conhecimentos e capacidades no domínio da construção do conhecimento científico, com particular destaque para a pesquisa na área da História, das Relações Internacionais, da Cooperação e dos Estudos Políticos.

- Desenvolver competências de pesquisa documental e bibliográfica na área das Ciências Sociais e Humanas.

- Identificar técnicas, métodos e instrumentos de pesquisa de informação.

- Aplicar técnicas e métodos de análise de dados em corpora documentais selecionados.

- Promover a aplicação concreta desses métodos e técnicas de pesquisa a específicos trabalhos de investigação.

- Realizar curtos ensaios/trabalhos de pesquisa bibliográfica.

- Conceber o itinerário teórico-metodológico de um projeto magistral.

Problemáticas da História da Europa


MHRIC020 - ECTS

A Unidade Curricular Problemáticas da História da Europa (MHRIC020) procura oferecer uma compreensão ampla de alguns dos contextos e conjunturas determinantes da história contemporânea europeia. A mesma abarca da formação dos estados modernos europeus aos processos globais mais recentes que colocam em debate o projeto europeu. Dedicará, ainda, especial atenção às experiências violentas que marcam a Europa contemporânea.

  1. Identificar e relacionar os principais contextos e conjunturas da história da Europa Contemporânea.
  2. Problematizar criticamente os principais debates historiográficos relativos ao período e aos temas em questão.
  3. Refletir sobre os desafios atuais da Europa.

Problemáticas da História do Mundo Árabe e do Médio Oriente


MHRIC043 - ECTS
  • Examinar de forma crítica a história política e social do Médio Oriente na época contemporânea;
  • Compreender a complexidade das forças locais e globais a operar no Médio Oriente e perceber o seu impacto nas atuais dinâmicas da região;
  • Reconhecer os limites encontrados por conceitos e modelos ocidentais na compreensão do mundo árabe e do Médio Oriente em geral, e perceber o seu impacto na evolução histórica da região;
  • Proporcionar às/aos estudantes informação sobre a complexidade e a importância da ligação entre a história moderna do Médio Oriente e as políticas internacionais do petróleo;
  • Identificar algumas das tendências políticas e sociais transversais a diversos países da região (sobretudo relativamente ao revivalismo religioso islâmico e jucaico, regimes políticos e movimentos sociais).

Psicologia Política


MHRIC044 - ECTS

A Psicologia Política é uma disciplina que estabelece a ligação da psicologia com fenómenos políticos. O objectivo desta UC é dotar os estudantes de conhecimentos neste área, nomeadamente da investigação neste domínio, e de competências de análise de situações políticas a partir dos contributos da psicologia.


Sociologia Política


MHRIC035 - ECTS

Objectivos: Conhecimento dos principais paradigmas sociológicos de análise dos fenómenos políticos; conhecimento das implicações das diferentes visões da sociedade na formulação de quadros alternativos de concepção de poder político; identificação e conhecimento do processo de génese histórica do Estado na Europa; conhecimento da génese e estruturação do campo político-partidário democrático e das suas lógicas de ação. 


Teorias Políticas e de Relações Internacionais


MHRIC047 - ECTS
Conhecimento de marcos relevantes da história das ideias políticas; conhecimento dos conceitos fundamentais na análise dos fenómenos políticos; conhecimento de processos significativos de transição política; conhecimento das principais teorias das relações internacionais.

Biopolítica


MHRIC037 - ECTS

Realizar uma aproximação crítica a algumas problemáticas políticas contemporâneas tendo como base a teorização do conceito de "Biopolítica". De modo específico pretende-se: Conhecer a crítica filosófica aos princípios de disciplinarização e normalização, considerando as implicações ético-políticas da perspectiva definida pela biopolítica moderna (Michel Foucault, Giorgio Agamben, Roberto Esposito, Toni Negri, Judith Butler)).


Metodologia do Trabalho Científico 2


MHRIC046 - ECTS

- Aprofundar conhecimentos e capacidades na construção de um itinerário de pesquisa.

- Desenvolver competências na construção de bases de dados.

- Selecionar técnicas, métodos e instrumentos de recolha de dados.

- Aplicar técnicas e métodos de análise de dados e sua problematização.

- Conceber, aplicar e avaliar projetos de investigação de modo estruturado, informado e crítico.

Políticas Públicas


MHRIC038 - ECTS

A unidade curricular privilegiará uma abordagem mais teórica e metodológica do processo de construção de políticas públicas. Focará, assim, a análise, reflexão e debate teórico, metodológico e organizacional em torno do conceito de política pública. Com vista à otimização dos recursos e dos atores em presença, o foco da disciplina incidirá, principalmente, sobre o processo cognitivo de investigação e/ou intervenção em matérias de políticas públicas. Com a finalidade de densificar a racionalidade e a operacionalidade da “caixa de ferramentas” metodológicas colocadas à disposição do ator/investigador em políticas públicas, serão igualmente abordados os processos conexos de agendamento, planeamento, gestão e avaliação. São finalidades da unidade curricular:

- Avaliar a evolução teórica e metodológica do conceito de política pública.
- Analisar o processo de transformação dos problemas sociais em políticas públicas.
- Identificar as fases, componentes, modelos e metodologias do processo de produção/investigação de uma política pública.
- Debater o sentido das políticas e da ação públicas nos nossos dias.


Problemáticas de Política Internacional


MHRIC048 - ECTS

- Analisar e discutir temas avançados de política internacional;

- Desenvolver o pensamento crítico e capacidades de investigação, análise e argumentação.


Retórica Política


MHRIC034 - ECTS

Os seminários procuram:
a) proporcionar os conhecimentos teóricos e técnicos que permitam ao estudante detetar, no discurso político, os elementos persuasivos (por gestos ou palavras);
b) sensibilizar para os efeitos retóricos do discurso político, ainda que apresentados como anti-retóricos;
c) valorizar os conflitos éticos entre a Retórica Política e o Marketing Político.

Esse conhecimento e essa sensibilidade são essenciais para uma cultura política, quer para elaborar um texto político, quer para desconstruir a natural função manipuladora da linguagem.

Dissertação/Estágio


MHRIC004 - ECTS

Elaborar uma Dissertação ou Relatório de Estágio de 2º Ciclo, cumprindo os requisitos de um trabalho de investigação original sobre um problema teórico-prático, quer na modalidade de Dissertação, quer na de Relatório de Estágio, já que um estágio adequado a uma formação pós-graduada requer forçosamente a conceção e desenvolvimento de um projeto de investigação.
Preparar, na modalidade de Estágio, um projeto de estágio que especifique um conjunto de atividades de investigação e de natureza profissionalizante perfazendo um total de 400 horas. Implementar e desenvolver o projeto de estágio.

 


Seminário de Orientação


MHRIC025 - ECTS
Produzir uma dissertação de mestrado ou de um relatório de estágio, nos termos fixados por cada orientador/a e, no caso do relatório de estágio, nos termos do projeto de estágio submetido antes do início deste.

Recomendar Página Voltar ao Topo