Literatura Francesa I
Ocorrência: 2005/2006 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EAA |
0 |
Plano Especial |
4 |
2,5 |
5 |
- |
|
EE |
2 |
Plano Oficial - LEE |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
4 |
Plano oficial a partir de 2002 |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EEFA |
0 |
Plano Oficial - LEEFA |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EEFI |
0 |
Plano Oficial - LEEFI |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EEIA |
0 |
Plano Oficial - LEEIA |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EELRI |
0 |
Plano Oficial - LEELRI |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EFA |
3 |
Plano Oficial - LEFA 2003/2004 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEFA |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
EFI |
14 |
Plano Oficial - LEFI |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPF |
16 |
Plano Oficial - LEPF |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPO |
3 |
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEPO |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Objetivos
O Programa de Literatura Francesa I centrado no século XX, e concebido de forma a ser complementado por Literatura Francesa II ( 2º Semestre), através do estudo de um outro “corpus” genológico do mesmo período, tem como principal objectivo articular conhecimentos de história literária e de análise de texto, no domínio do romance (e dos seus satélites: conto e novela).
Programa
1ª PARTE:
Iniciação ao “Mundo do Romance” – Algumas etapas das suas metamorfoses: contextos históricos, pressupostos estéticos e traços genológicos.
2ª PARTE
Mundos da Interioridade e da Alteridade na Ficção Francesa do Século XX:
1.André Gide : As tensões na libertação do indivíduo – entre o purismo e a volúpia. Análise de L’Immoraliste
2.Marguerite Yourcenar: a interioridade universal através de um imaginário transcultural. Análise de Nouvelles Orientales.
3. Marguerite Duras: da (im)possibilidade da autobiografia e do poder da Imagem absoluta. Análise de L’Amant e da sua adaptação cinematográfica por Jean-Jacques Annaud.
Para cada um dos autores serão apresentadas relações intratextuais com outros textos e obras, mas de modo a facilitar, nas aulas, o trabalho de análise daquelas que constituem obras de leitura integral obrigatória, aconselham-se as seguintes edições: Gallimard (col. Folio) para L’Immoraliste; Gallimard (Col. L’Imaginaire) para Nouvelles Orientales e Éditions Minuit para L’ Amant
Bibliografia Principal
BLOCH, Béatrice – Le Roman Contemporain – Liberté et Plaisir du Lecteur, Paris, L’Harmattan, 1998.
BRUNEL, Pierre (dir) - Dictionnaire des Mythes Littéraires, Paris, Éditions du Rocher, 1988.
BRUNEL, Pierre – Glissements du Roman Français au XXème siècle, Paris, Klincksieck, 2001.
CALLE-GRUBER, Mireille - Histoire de la Littérature Française du XXème Siècle ou Les repentirs de la littérature, Paris, Honoré Champion, 2001.
CHARTIER, Pierre – Introduction aux grandes théories du roman, Paris, Nathan – Université, [1990], 1998.
COULET, Henri - Le Roman jusqu’à la Révolution, A . Colin, 1967.
COULET, Henri (dir.) – Idées sur le Roman – Textes Critiques sur le Roman Français XII - XX siècle, Paris, Larousse, 1992.
DAMBRE, Marc; GOSSELIN-NOAT, Monique -L´Éclatement des Genres au XXème siècle, Paris, Presses de la Sorbonne Nouvelle, 2001.
KUNDERA, Milan – L’Art du Roman, Paris, Gallimard, 1986.
NADEAU, Maurice - Le Roman Français Depuis la Guerre, Paris, Gallimard, 1970.
RAIMOND, Michel - La Crise du Roman - des lendemains du Naturalisme aux années vingt, Paris, Corti, 1966.
RAIMOND, Michel – Le Roman, Paris, Armand Colin, 2001.
REUTER, Yves – Introduction à l'Analyse du Roman, Paris, Bordas, 1991.
TADIÉ, Jean-Yves - Le Roman au XXème siècle, Paris, Belfond,1990.
Bibliografia Complementar
No decurso do programa, será indicada bibliografia específica.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e práticas.
Contextualização histórico-literária, análise de textos, de obras de leitura integral e de material audio-visual.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Positiva obtida pela média das componentes de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação final resultará da média aritmética da nota de exame final (50%) e da nota de avaliação contínua (50%).
Provas e trabalhos especiais
não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
não se aplica
Melhoria de classificação
De acordo com as regras em vigor na flup
Observações
Língua de ensino e de avaliação: Português e/ou Francês.