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Antropologia Filosófica II

Código: FILO002     Sigla: AFIL2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Filosofia

Ocorrência: 2025/2026 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 0 FILO - Plano de Estudos 2 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paula Cristina Moreira da Silva Pereira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,50
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,50
Paula Cristina Moreira da Silva Pereira 2,50
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Paula Cristina Moreira da Silva Pereira 0,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivo geral: Na sequência da AF I e considerando que o logos da Antropologia Filosófica só pode ser equacionado próximo das condições do homem, a disciplina de AF II visa fundamentar uma reflexão filosoficamente sustentada sobre algumas das grandes questões antropológicas contemporâneas.

Objectivos específicos:

- Desenvolver uma visão crítica da condição humana; - Compreender o ser humano face aos novos desafios do mundo contemporâneo;- Proporcionar a aquisição de competências reflexivas no domínio da problematização antropológica;- Promover investigações sobre os temas, problemas e autores tratados

Resultados de aprendizagem e competências

 

Com esta uc, os estudantes adquirirem competências reflexivas que promovem a continuidade da identificação e análise das  questões antropológicas no mundo contemporâneo, assim como competências para uma investigação mais autónoma no âmbito da Filosofia.

 

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Abordagem crítica de uma consciência da contemporaneidade;
1.1. Espacialidade e temporalidade;
1.2. Espaços e tempos outros. Sentidos antropológicos da utopia (Bloch, Ricouer, Foucault);
2. Figuras do humano e contemporaneidade;
2.1. A técnica, a tecnologia e a condição humana (Ortega y Gasset, Heidegger, Patočka, Jonas, Ellul; Habermas, Sloterdijk);
2.2. Pós-humano e transumanismo;
3.Da diferença e da humanidade do homem;
3.1. Sentimentos e pensamentos. Entre a Psicanálise e a Filosofia;
3.2 Habitar e urbanidades.

Bibliografia Obrigatória

ARENDT, H., A Vida do Espírito (trad.), Lisboa, Instituto Jean Piaget, 1999.
AUGE, M., Pour une Anthropologie des Mondes Contemporains, Paris, Aubier, 1994.
BLOCH, E., Le Principe Espérance (trad.), t. 1, Paris, Gallimard, 1976.
Jurgen Habermas; The^future of human nature. ISBN: 0-7456-2987-3
Jurgen Habermas; Técnica e ciência como "ideologia". ISBN: 972-44-0661-X
LEVITAS, R., The Concept of Utopia, Londres, Ph. Allan, 1990.
MANENT, P., A Cidade do Homem, (trad.), Lisboa, Instituto Piaget, 1997
MESURE, S. ; RENAUT, A., Alter Ego. Les paradoxes de l’inditité démocratique, Aubier, Paris, 1999
PEREIRA, P.C., Do Sentir e do Pensar. Ensaio para uma antropologia (experiencial) de matriz poética, Porto, Edições Afrontamento, 2006.
— "La diferencia como primado de lo humano", Revista ESPÍRITU, Barcelona, 135-LVI, 2007, pp. 227-236.
— (coord.) A Filosofia e a Cidade, Porto, Campo das Letras, 2008.
RICOEUR, P., Ideologia e Utopia (trad.), Lisboa, Edições 70, 1991.
— La Mémoire, l’Histoire, l’Oubli, Paris, Seuil, 2000.

Bibliografia Complementar

Hans Jonas; Pour une éthique du futur. ISBN: 2-7436-0290-2
RENAUT, A., L’ère de L’individu. Contribuition à une histoire de la subjectivité, Paris, Gallimard, 1989.
— ”O Outro. Por uma antropologia do sentido”, Eu e o Outro. Estudos Estudos Multiculturais sobre Identidade(s), Diversidade(s) e Práticas Interculturais, R. Bizarro Bizarro (org.), Porto, Areal Ed., 2007, pp. 216-223.
NIETZSCHE, F., Considérations Inactuelles (trad.), Paris, Gallimard, o.p.c., t. II, 1990.
LEVINAS, E., Totalidade e Infinito (trad.), Lisboa, Ed. 70, 1980.
MALER, H., Convoiter l’Impossible, Paris, Albin Michel,1995.
BENOIST, J. — MERLINI (ed), Après la fin de l’Histoire, Temps, Monde, Historicité, Paris, Vrin, 1998.
LEFEBVRE, H., “Espace et Politique”, in Le droit à la ville suivi de Espace et Politique, Éditions Anthropos, 1972.
AGACINSKI, S., Le Passeur de Temps, Paris, Seuil, 2000.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas e pequenos trabalhos  acompanhados pelo docente. Assentes no princípio da variabilidade didáctica, mobilizarão as virtualidades pedagógicas dos métodos expositivos e das estratégias próprias da investigação, nomeadamente em termos de exploração de textos filosóficos e de pesquisa bibliográfica.

Palavras Chave

Humanidades > Filosofia > Antropologia filosófica

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Exame 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 121,00
Frequência das aulas 41,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

No respeito pelas normas em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

participação (10%) e exame final (90%) - 100%

Provas e trabalhos especiais

não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

No respeito pelas normas em vigor.

Melhoria de classificação

Por exame final, na época de recurso.
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