Antropologia Filosófica II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Filosofia |
Ocorrência: 2025/2026 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FILO |
0 |
FILO - Plano de Estudos |
2 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivo geral: Na sequência da AF I e considerando que o logos da Antropologia Filosófica só pode ser equacionado próximo das condições do homem, a disciplina de AF II visa fundamentar uma reflexão filosoficamente sustentada sobre algumas das grandes questões antropológicas contemporâneas.
Objectivos específicos:
- Desenvolver uma visão crítica da condição humana; - Compreender o ser humano face aos novos desafios do mundo contemporâneo;- Proporcionar a aquisição de competências reflexivas no domínio da problematização antropológica;- Promover investigações sobre os temas, problemas e autores tratados
Resultados de aprendizagem e competências
Com esta uc, os estudantes adquirirem competências reflexivas que promovem a continuidade da identificação e análise das questões antropológicas no mundo contemporâneo, assim como competências para uma investigação mais autónoma no âmbito da Filosofia.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Abordagem crítica de uma consciência da contemporaneidade;
1.1. Espacialidade e temporalidade;
1.2. Espaços e tempos outros. Sentidos antropológicos da utopia (Bloch, Ricouer, Foucault);
2. Figuras do humano e contemporaneidade;
2.1. A técnica, a tecnologia e a condição humana (Ortega y Gasset, Heidegger, Patočka, Jonas, Ellul; Habermas, Sloterdijk);
2.2. Pós-humano e transumanismo;
3.Da diferença e da humanidade do homem;
3.1. Sentimentos e pensamentos. Entre a Psicanálise e a Filosofia;
3.2 Habitar e urbanidades.
Bibliografia Obrigatória
ARENDT, H., A Vida do Espírito (trad.), Lisboa, Instituto Jean Piaget, 1999.
AUGE, M., Pour une Anthropologie des Mondes Contemporains, Paris, Aubier, 1994.
BLOCH, E., Le Principe Espérance (trad.), t. 1, Paris, Gallimard, 1976.
Jurgen Habermas;
The^future of human nature. ISBN: 0-7456-2987-3
Jurgen Habermas;
Técnica e ciência como "ideologia". ISBN: 972-44-0661-X
LEVITAS, R., The Concept of Utopia, Londres, Ph. Allan, 1990.
MANENT, P., A Cidade do Homem, (trad.), Lisboa, Instituto Piaget, 1997
MESURE, S. ; RENAUT, A., Alter Ego. Les paradoxes de l’inditité démocratique, Aubier, Paris, 1999
PEREIRA, P.C., Do Sentir e do Pensar. Ensaio para uma antropologia (experiencial) de matriz poética, Porto, Edições Afrontamento, 2006.
— "La diferencia como primado de lo humano", Revista ESPÍRITU, Barcelona, 135-LVI, 2007, pp. 227-236.
— (coord.) A Filosofia e a Cidade, Porto, Campo das Letras, 2008.
RICOEUR, P., Ideologia e Utopia (trad.), Lisboa, Edições 70, 1991.
— La Mémoire, l’Histoire, l’Oubli, Paris, Seuil, 2000.
Bibliografia Complementar
Hans Jonas;
Pour une éthique du futur. ISBN: 2-7436-0290-2
RENAUT, A., L’ère de L’individu. Contribuition à une histoire de la subjectivité, Paris, Gallimard, 1989.
— ”O Outro. Por uma antropologia do sentido”, Eu e o Outro. Estudos Estudos Multiculturais sobre Identidade(s), Diversidade(s) e Práticas Interculturais, R. Bizarro Bizarro (org.), Porto, Areal Ed., 2007, pp. 216-223.
NIETZSCHE, F., Considérations Inactuelles (trad.), Paris, Gallimard, o.p.c., t. II, 1990.
LEVINAS, E., Totalidade e Infinito (trad.), Lisboa, Ed. 70, 1980.
MALER, H., Convoiter l’Impossible, Paris, Albin Michel,1995.
BENOIST, J. — MERLINI (ed), Après la fin de l’Histoire, Temps, Monde, Historicité, Paris, Vrin, 1998.
LEFEBVRE, H., “Espace et Politique”, in Le droit à la ville suivi de Espace et Politique, Éditions Anthropos, 1972.
AGACINSKI, S., Le Passeur de Temps, Paris, Seuil, 2000.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas e pequenos trabalhos acompanhados pelo docente. Assentes no princípio da variabilidade didáctica, mobilizarão as virtualidades pedagógicas dos métodos expositivos e das estratégias próprias da investigação, nomeadamente em termos de exploração de textos filosóficos e de pesquisa bibliográfica.
Palavras Chave
Humanidades > Filosofia > Antropologia filosófica
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Exame |
90,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
121,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
No respeito pelas normas em vigor.
Fórmula de cálculo da classificação final
participação (10%) e exame final (90%) - 100%
Provas e trabalhos especiais
não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
No respeito pelas normas em vigor.
Melhoria de classificação
Por exame final, na época de recurso.