Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CPCP1

Curso prático de comunicação em público

Código: CPCP1     Sigla: CPCP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Informação e jornalismo

Ocorrência: 2024/2025 - SP (de 14-02-2025 a 16-05-2025)

Ativa? Sim
Página Web: http://https://sigarra.up.pt/flup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2018&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=17461
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Curso prático de comunicação em público

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CPCP 7 Plano Oficial do ano letivo 2018 1 - 24 24

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Manuela Gomes de Azevedo Pinto Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Ana Catarina Cunha Passos da Costa 0,80

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Este Curso Livre tem como objetivo geral familiarizar os formandos com conceitos práticos de boa comunicação em público.

A importância da comunicar bem em público, seja em que circunstâncias da nossa vida for, é inegável. Ela está bem descrita na injusta expressão, que tantas vezes ouvimos dizer, "Quem não se exprime bem não pensa direito". 

Quer tenhamos que preparar apresentações de trabalho, quer tenhamos que opinar assertivamente sobre um assunto entre colegas, quer tenhamos que fazer conversa e improvisar em circunstâncias sociais, comunicar de forma clara e bem estruturada é imprescindível para passarmos a nossa mensagem. Comunicar de modo agradável é, também, meio caminho andado para cativar a audiência para os nossos objetivos comunicacionais.  


Neste Curso Livre pretende-se, precisamente, trabalhar na temática da comunicação em público de forma prática. É, então, uma oportunidade para os formandos exercitarem a sua capacidade de transmissão de mensagens de forma correta e impactante, o que lhes pode trazer como mais valia a auto-confiança que por vezes falta na nossa performance, quando até temos ideias boas e criativas a transmitir aos outros.   


A Faculdade de Letras constitui-se como o local ideal para ajudar universitários e público em geral a expressar-se corretamente, integrando-se, portanto, estes conteúdos formativos nos objetivos da Universidade do Porto.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do curso, os formandos devem:
1. Apresentar-se de forma estruturada e com naturalidade;
2. Organizar o seu discurso de forma lógica, com recurso a fontes credíveis;
3. Comunicar de acordo com objetivos claros;
4. Usar palavras simples e sugestivas;
5. Complementar o discurso verbal com boa linguagem não verbal;
6. Ter variedade vocal;
7. Recorrer confortavelmente a recursos visuais;
8. Comunicar "com poder".

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Todos os que quiserem melhorar a sua comunicação em público. Ser titular de um curso de ensino secundário (ou de habilitação legalmente equivalente) ou ser maior de 16 anos.

Programa

1. Apresentação e interação com o público;
2. A organização do discurso de forma estruturada e aliciante;
3. Os objetivos do discurso oral de entreter e persuadir;
4. O uso das palavras para apelar às emoções;
5. Comunicar verbal e não-verbalmente com carisma e sem ruídos;
6. Exprimir variedade vocal com assertividade ou de improviso;
7. Os recursos visuais que apelam aos sentidos;
8. O poder da comunicação em público.

Bibliografia Obrigatória

Dwyer, Karen; iConquer Speech Anxiety: A Workbook to Help You Overcome Your Nervousness & Anxiety about Public Speaking., 2012

Bibliografia Complementar

Ballenato Prieto, Guillermo; Falar em Público. Arte e Técnica da Oratória, 2014
Atkinson, Max; Lend Me Your Ears: All You Need to Know about Making Speeches and Presentations. , 2004
Edge, Deckle; Public Speaking for Success: The Complete Program, Revised a, 2006
Suarez Abreu, Antonio; A Arte de Argumentar., 2001
Humes, James C.; Speak Like Churchill, Stand Like Lincoln: 21 Powerful Secrets of History's Greatest Speakers, 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

. Apresentação de conteúdos de aprendizagem em formato oral e escrito;
. Exercícios práticos;
. Mentoria;
. Avaliação por pares

Software

Slideshow

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da comunicação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Prova oral 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 24,00
Total: 24,00

Obtenção de frequência

75% de presenças.

Fórmula de cálculo da classificação final

Presenças (40%) + Apresentações orais individuais (60%)

Métodos de avaliação: 

Os formandos devem fazer um mínimo de 3 apresentações orais ao longo do curso, pelos quais receberão sugestões práticas de melhoria e um "feedforward" final. 

Provas e trabalhos especiais

Apresentações orais individuais.
Recomendar Página Voltar ao Topo