Curso prático de comunicação em público
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Informação e jornalismo |
Ocorrência: 2024/2025 - SP (de 14-02-2025 a 16-05-2025)
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Este Curso Livre tem como objetivo geral familiarizar os formandos com conceitos práticos de boa comunicação em público.
A importância da comunicar bem em público, seja em que circunstâncias da nossa vida for, é inegável. Ela está bem descrita na injusta expressão, que tantas vezes ouvimos dizer, "Quem não se exprime bem não pensa direito".
Quer tenhamos que preparar apresentações de trabalho, quer tenhamos que opinar assertivamente sobre um assunto entre colegas, quer tenhamos que fazer conversa e improvisar em circunstâncias sociais, comunicar de forma clara e bem estruturada é imprescindível para passarmos a nossa mensagem. Comunicar de modo agradável é, também, meio caminho andado para cativar a audiência para os nossos objetivos comunicacionais.
Neste Curso Livre pretende-se, precisamente, trabalhar na temática da comunicação em público de forma prática. É, então, uma oportunidade para os formandos exercitarem a sua capacidade de transmissão de mensagens de forma correta e impactante, o que lhes pode trazer como mais valia a auto-confiança que por vezes falta na nossa performance, quando até temos ideias boas e criativas a transmitir aos outros.
A Faculdade de Letras constitui-se como o local ideal para ajudar universitários e público em geral a expressar-se corretamente, integrando-se, portanto, estes conteúdos formativos nos objetivos da Universidade do Porto.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do curso, os formandos devem:
1. Apresentar-se de forma estruturada e com naturalidade;
2. Organizar o seu discurso de forma lógica, com recurso a fontes credíveis;
3. Comunicar de acordo com objetivos claros;
4. Usar palavras simples e sugestivas;
5. Complementar o discurso verbal com boa linguagem não verbal;
6. Ter variedade vocal;
7. Recorrer confortavelmente a recursos visuais;
8. Comunicar "com poder".
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Todos os que quiserem melhorar a sua comunicação em público. Ser titular de um curso de ensino secundário (ou de habilitação legalmente equivalente) ou ser maior de 16 anos.Programa
1. Apresentação e interação com o público;
2. A organização do discurso de forma estruturada e aliciante;
3. Os objetivos do discurso oral de entreter e persuadir;
4. O uso das palavras para apelar às emoções;
5. Comunicar verbal e não-verbalmente com carisma e sem ruídos;
6. Exprimir variedade vocal com assertividade ou de improviso;
7. Os recursos visuais que apelam aos sentidos;
8. O poder da comunicação em público.
Bibliografia Obrigatória
Dwyer, Karen; iConquer Speech Anxiety: A Workbook to Help You Overcome Your Nervousness & Anxiety about Public Speaking., 2012
Bibliografia Complementar
Ballenato Prieto, Guillermo; Falar em Público. Arte e Técnica da Oratória, 2014
Atkinson, Max; Lend Me Your Ears: All You Need to Know about Making Speeches and Presentations. , 2004
Edge, Deckle; Public Speaking for Success: The Complete Program, Revised a, 2006
Suarez Abreu, Antonio; A Arte de Argumentar., 2001
Humes, James C.; Speak Like Churchill, Stand Like Lincoln: 21 Powerful Secrets of History's Greatest Speakers, 2002
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
. Apresentação de conteúdos de aprendizagem em formato oral e escrito;
. Exercícios práticos;
. Mentoria;
. Avaliação por pares
Software
Slideshow
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
40,00 |
Prova oral |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
24,00 |
Total: |
24,00 |
Obtenção de frequência
75% de presenças.
Fórmula de cálculo da classificação final
Presenças (40%) + Apresentações orais individuais (60%)
Métodos de avaliação:
Os formandos devem fazer um mínimo de 3 apresentações orais ao longo do curso, pelos quais receberão sugestões práticas de melhoria e um "feedforward" final.
Provas e trabalhos especiais
Apresentações orais individuais.