Curso Intensivo de Francês B1.1
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Línguas e literaturas estrangeiras |
Ocorrência: 2024/2025 - SP (de 22-10-2024 a 19-12-2024)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Francês
Objetivos
Consolidar/aprofundar/"refrescar" os conhecimentos em Francês para fins pessoais ou profissionais, desenvolver estratégias de compreensão e expressão escritas e orais, responder eficazmente ao desafio político, social, científico, profissional e humano que exige uma formação plurilingue no presente e no futuro.
Resultados de aprendizagem e competências
Sou capaz de compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes do trabalho, da escola, dos tempos livres, etc. Sou capaz de compreender os pontos principais de muitos programas de rádio e televisão sobre temas atuais ou assuntos de interesse pessoal ou profissional, quando o débito da fala é relativamente lento e claro.
Sou capaz de compreender textos em que predomine uma linguagem corrente do dia a dia ou relacionada com o trabalho. Sou capaz de compreender descrições de acontecimentos, sentimentos e desejos, em cartas pessoais.
Sou capaz de lidar com a maior parte das situações que podem surgir durante uma viagem a um local onde a língua é falada. Consigo entrar, sem preparação prévia, numa conversa sobre assuntos conhecido s, de interesse pessoal ou pertinentes para o dia a dia (por exemplo, família, passatempos, trabalho, viagens e assuntos da atualidade
Sou capaz de articular expressões de forma simples para descrever experiências e acontecimentos, sonhos, desejos e ambições. Sou capaz de explicar ou justificar opiniões e planos. Sou capaz de contar uma história, de relatar o enredo de um livro ou de um filme e de descrever as minhas reações
Sou capaz de escrever um texto articulado de forma simples sobre assuntos conhecidos ou de interesse pessoal. Sou capaz de escrever cartas pessoais para descrever experiências e impressões.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Objetivos pragmáticos
– Falar da aparência e da sua relação à imagem
– Caracterizar pessoas e comportamentos profissionais
– Falar do consumo e dos hábitos de compra
– Compreender um e-mail de reclamação e a sua resposta
– Escrever um e-mail de reclamação
– Caracterizar objetos e serviços
– Compreender e descrever sistemas de venda na Internet
– Falar sobre as diferentes maneiras de aprender
– Falar das lembranças da escola e memórias
– Compreender relatos sobre o ingresso na vida ativa
– Apresentar o seu percurso numa entrevista
– Inscrever estudantes estrangeiros na universidade
– Comparar o sistema universitário francês à outro
– Falar sobre as formas de se informar
– Identificar revistas e um leitorado
– Compreender e escrever uma carta pessoal
– Dar informações sobre a atualidade do seu país
– Compreender títulos da atualidade
– Relatar um acontecimento na imprensa
– Compreender um artigo de imprensa
– Escrever um fait divers
– Evocar um acontecimento não confirmado
– Dar o seu ponto de vista sobre o destaque dos quotidianos
– Compreender o desenvolvimento de uma informação na radio
– Comparar a imprensa de diferentes países
Conteúdos socioculturais • Temáticos
- A imagem nas relações amigáveis, sociais, profissionais e amorosas
- Os hábitos de consumo e os perfis dos compradores
- Os locais e os percursos de aprendizagem
- A entrada na vida profissional
- Os média e o tratamento da informação
- As informações e os rumores
Bibliografia Obrigatória
Catherine Dollez – Sylvie Pons; Alter Ego + B1, Hachette FLE, 2013. ISBN: 978-2-01-155814-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas práticas com ênfase nas atividades de receção, compreensão e expressão (oral/escrita) e em tarefas concretas que insistam em situações comunicativas o mais próximo da realidade. A metodologia escolhida será diversificada e definida em função do perfil etário e cognitivo dos formandos e das necessidades de formação.
Cada participante será avaliado através de trabalhos desenvolvidos ao longo do curso. A nota final a atribuir aos formandos que concluírem o curso com aproveitamento consiste numa informação qualitativa e quantitativa numa escala de 0 a 20.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
60,00 |
Estudo autónomo |
21,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
75% de presenças
Fórmula de cálculo da classificação final
Teste escrito
20% cada componente ( estrutura linguística, compreensão escrita, produção escrita, compreensão oral, produção e interação oral)