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Laboratório de Práticas Textuais Experimentais

Código: ECLPTE01     Sigla: LPTE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Artes

Ocorrência: 2024/2025 - SP (de 02-10-2024 a 04-12-2024)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Laboratório de Práticas Textuais Experimentais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EC_LPTE 6 Plano Oficial do ano letivo 2015 1 - 20 54

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Jorge Santos da Costa Eiras Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Bruno Ricardo Soares Neiva 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os principais objetivos deste curso são os seguintes:

a) a aprendizagem e aplicação das estratégias de produção textual contempladas no programa, assim como a criação de novas;
b) a obtenção de um conhecimento mais aprofundado do "fazer" textual e da materialidade do texto;
c) o estabelecimento de um diálogo sobre as poéticas experimentais;
d) a problematização dos conceitos de "literatura experimental”, “margem”, “constrangimento formal”, “combinatória”, “colaboração”, “citação”, “alusão”, reescrita”, “pastiche”, “intertextualidade”, “montagem”, "apropriação", "plágio", “transcrição”, “readymade”, “hipertexto”, "escrita concetual", “escrita não criativa”, “génio não original”, etc.
e) o lançamento de um debate sobre formas de difusão de textos marginais.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da formação, os formandos deverão ter ganho novos conhecimentos técnicos que lhes permitirão, no futuro, fomentar e difundir as práticas aplicadas e problematizadas no curso. Como tal, tais práticas não se devem limitar à formação. É importante que se tornem públicas através de exposições e publicações, e de um diálogo construtivo com a universidade.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Ser titular de um curso de ensino secundário (ou de habilitação legalmente equivalente).

Programa


• William S. Burroughs: cut-up, fold-in (poesia e microficção)
• OULIPO: constrangimentos textuais na poesia e estratégias narrativas na produção de
• microficção
• Charles Bernstein, Bernadette Mayer, etc. (miscelânea de constrangimentos formais na produção literária)
• Conceptual Poetry (apropriação, transcrição e conceptualização)
• Livro de artista / Livro-objeto.

Bibliografia Obrigatória

BARTHELME, Donald; Sixty Stories, 2ª ed. Penguin. (1981). 1ª ed.: Putnam. Nova Iorque. EUA., 2003
BARTHELME, Donald. ; Forty Stories, 2ª ed. Penguin. (1987). 1ª ed.: Putnam. Nova Iorque. EUA., 2005
BEAULIEU, Derek. Dobson, Kit (org.); Please, No More Poetry, Wilfried Laurier University Press. Waterloo, Canadá, 2013
BERNSTEIN, Charles; All the whiskey in heaven: selected poems, Farrar, Straus and Giroux. Nova Iorque, EUA., 2010
BURROUGHS, William S., Gysin, Brion; The Third Mind, The Viking Press. Nova Iorque, EUA., 1978
CARVALHO, Isabel; os cantores dos planaltos fundem linguagens, Broken Dimanche Press. Berlim, Alemanha., 2013
CASTRO, E. M. de Melo e. ; Círculos Afins (1963 - 1975), Assírio & Alvim. Lisboa., 1977
FARR, Roger. ; Means, LINEbooks. Burnaby, Canadá., 2012
FOWLER, S. J., JENKS, Tom; 1000 Proverbs, The Knives Forks and Spoons Press. Newton-le-Willows, Reino Unido. , 2015
FOWLER, S.J. ; Enemies: The Selected Collaborations of S. J. Fowler, Penned in the Margins. Londres, Reino Unido., 2013
GOLDSMITH, Kenneth; Soliloquy, Granary Books- Nova Iorque, EUA., 2001
GOLDSMITH, Kenneth; Traffic, Make Now. Los Angeles, EUA., 2007
GOLDSMITH, Kenneth; Uncreative Writing: Managing Language in the Digital Age, Columbia University Press. Nova Iorque, EUA., 2011
HATHERLY, Ana. ; 463 tisanas, Quimera Editores. Lisboa., 2006
JENKS, Tom. ; On Liberty, Repressed, The Knives Forks and Spoons Press. Newton-le-Willows, Reino Unido., 2014
JENKS, Tom; The Tome of Commencement, Stranger Press. Manchester, Reino Unido., 2014
MCCAFFERY, Steve; Crime Scenes, Veer Books. Londres, Reino Unido. , 2006
MOTTE JR., Warren F. (org., trad.); OULIPO A Primer of Potential Literature., 2ª ed. Dalkey Archive Press. Mclean, Illinois EUA. , 1998
PIMENTA, Alberto; Tijoleira, &etc. Lisboa., 2002
PIMENTA, Alberto; Discurso sobre o filho-de-deus ao qual se segue o Discurso sobre o filho-da-puta, Editorial Teorema. Lisboa., 2000
PIMENTA, Alberto; Tríptico, &etc. Lisboa., 1983
QUENEAU, Raymond; Exercises de style, Éditions Gallimard. Paris, França., 1947
QUENEAU, Raymond; Cent mille milliards de poèmes, Éditions Gallimard. Paris, França., 1947
SAROYAN, Aram; Complete Minimal Poems, 2ª ed. Ugly Duckling Presse. Nova Iorque, EUA. 1ª ed.: (2007). Ugly Duckling Presse. Nova Iorque, EUA., 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

No final do semestre, os formandos terão de apresentar um projeto final. Poderão optar pela elaboração de:

a) um livro de artista;
b) um e-chapbook de poesia concetual;
c) um e-chapbook em colaboração.

A exposição dos livros de artista e a publicação dos e-chapbooks numa plataforma digital ficarão a cargo do formador (que irá curar e editar o material) e da FLUP (ao nível das infraestrtuturas). Além disso, também irá ser publicada uma revista digital com os trabalhos elaborados pelos formandos nas aulas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 20,00
Estudo autónomo 34,00
Total: 54,00

Obtenção de frequência

75% de presenças.

Fórmula de cálculo da classificação final

Não se aplica.

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