Código: | DFIL015 | Sigla: | EPA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Filosofia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Filosofia |
Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Filosofia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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DFIL | 0 | Plano Oficial em vigor(2023) | 1 | - | 15 | 45 | 405 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria Eugenia Morais Vilela | Regente |
Teorico-Prática: | 2,00 |
Orientação Tutorial: | 1,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 2,00 |
Maria Eugenia Morais Vilela | 2,00 | ||
Orientação Tutorial | Totais | 1 | 1,00 |
Maria Eugenia Morais Vilela | 1,00 |
Traçar a cartografia de uma forma de imaginação visual e conceptual sobre o complexo cenário do sentido da estética, da política e da arte na contemporaneidade.
Pensar o gesto de criação como um acontecimento ético, político e estético.
Criar as condições de possibilidade de realização de um questionamento aprofundado sobre os temas que constituem o programa. Esse trabalho crítico, orientado pelos objectivos específicos do trabalho a realizar por cada doutorando, terá presente as problemáticas a desenvolver nas suas dissertações de doutoramento.
Realização de um questionamento aprofundado sobre os temas que constituem o programa. Esse trabalho crítico, orientado pelos objectivos específicos do trabalho a realizar por cada doutorando, terá presente as problemáticas a desenvolver nas suas dissertações de doutoramento.
Tema: A arte como acontecimento.
Cartografia de uma forma de imaginação visual e conceptual sobre o complexo cenário do sentido da relação entre a estética, a política e a arte na contemporaneidade.
1. A experiência estética como um gesto de criação de sentidos em devir
1.1. História, infância e narração.
2. O acontecimento do silêncio e do olhar
2.1. O ritmo do ver. Ritmo, forma e silêncio: a “forma em formação”. O ritmo, um modo do aparecer do que aparece: uma forma de mundo. “Fazer acto de presença”: a fractura que são inexprimivelmente o nascimento e a morte (a forma dos existenciais).
3. A dispersão da experiência estética na contemporaneidade
3.1. O corte, o descontínuo, o fragmento e o efémero.
4. A arte como forma de resistência e insubmissão
4.1. A relação entre a estética e a política: corpo, arquivo e testemunho.
4.2. Entre presença e representação: poder, imagem e arte.
4.3. A inclusão temporal na imagem: desaparecimento, memória, esquecimento
Trabalho de seminário, a partir do acesso directo às fontes. Leitura e comentário de materiais textuais e visuais. Discussão com especialistas nacionais e estrangeiros, convidados para o seminário. a) Assistência regular ao Seminário, para assegurar uma participação continuada nas discussões teóricas e no trabalho sobre os textos. b) Cada aluno/a redigirá uma breve comunicação a partir da leitura e estudo pessoal de um dos textos que constituem a documentação essencial do curso, a qual será defendida publicamente na sessão correspondente. c) Em data a determinar, apresentar-se-á um breve ensaio (máximo 10/15 páginas) no qual se relacionarão as ideias desenvolvidas na comunicação referida no item anterior (b) com as conclusões gerais do Seminário consideradas, pelo aluno/a, como mais relevantes para o seu trabalho.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 25,00 |
Trabalho escrito | 75,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 200,00 |
Frequência das aulas | 45,00 |
Trabalho de investigação | 160,00 |
Total: | 405,00 |
De acordo com as normas de avaliação em vigor na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Média da classificação atribuída à participação e aos trabalhos realizados ao longo do semestre (25%) e ao trabalho final do Seminário [apresentação/defesa oral do trabalho e apresentação escrita] (75%).
Cada estudante poderá propor trabalhos de investigação a desenvolver no decurso do semestre, os quais serão considerados se integrados no trabalho final realizado para o Seminário.
Épocas especiais e duração das "provas" adaptada aos casos particulares que eventualmente estejam inscritos como alunos.
Apresentação de trabalho escrito final.
Língua: Português.