Psicologia Social
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia Social |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
SOCI |
95 |
SOCI - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Portuguese
Objetivos
- Adquirir conhecimentos sobre os percursos teóricos e metodológicos da psicologia social.
- Adquirir conhecimentos sobre formas integradas de pensar criticamente sobre a teoria e investigação na psicologia social.
- Promover a reflexão sobre a ação humana produzida em contextos sociais.
Resultados de aprendizagem e competências
- Capacidade de pesquisa, seleção e análise da informação resultante da investigação em Psicologia Social.
- Domínio das teorias e das metodologias da Psicologia Social.
- Capacidade de análise e construção concetual capaz de sustentar um leque alargado de investigações empíricas.
- Desenvolvimento da capacidade de reflexão e de análise crítica fundamentada sobre os contributos da psicologia social para a compreensão da realidade social e para a intervenção.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
1. Teoria e investigação em Psicologia Social
1.1. Principais paradigmas teóricos na Psicologia Social
1.2. Principais métodos de investigação na Psicologia Social
2. A construção do mundo social
2.1. O senso comum na compreensão do mundo social
2.2. Os processos atribucionais
2.3. As representações sociais
2.4. As explicações da vida quotidiana: a perspetiva discursiva
3. A Identidade
3.1. Identidade pessoal e identidade social
3.2. Identidade e categorias sociais
3.3. Identidade e interação simbólica
4. Mudança de atitudes
4.1 Estrutura das atitudes
4.2 Comunicação e persuasão
4.3 Cognições e mudanças de atitudes
4.4 Atitudes e comportamento
5. A influência social
5.1. A uniformidade
5.2. O conformismo e a obediência
5.3. A inovação
5.4 A influência e os meios de comunicação social
Bibliografia Obrigatória
Myers, David G.;
Social psychology. ISBN: 0-07-044377-7
Neto, Félix;
Psicologia social. ISBN: 972-674-219-6
Vala, Jorge 340;
Psicologia social. ISBN: 972-31-0845-3
Hogg, Michael A., 1954-;
The^sage handbook of social psychology. ISBN: 978-1-4129-4535-6
Bibliografia Complementar
Fiske, Susan T.; Taylor, Shelley E.; Social Cognition, New York: McGraw-Hill, 1991. ISBN: 978-0-07-100910-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Sessões teórico-práticas (TP): sessões que contemplam a análise, pelo docente, dos conteúdos programáticos da unidade curricular, articulando-se a exposição teórica dos temas com a ilustração empírica e a participação dos estudantes na sua discussão.
- Sessões de orientação tutorial (OT): sessões que contemplam um conjunto de actividades científico-pedagógicas que visam consolidar as competências dos estudantes. Estão previstas as seguintes actividades científico-pedagógicas:
1. apresentação de textos/outros documentos pelos estudantes, individualmente e em grupos restritos, com discussão alargada;
2. apresentação, individual e em grupo, dos trabalhos práticos a realizar no âmbito da unidade;
3. resolução de exercícios propostos pelo docente no âmbito das tarefas subjacentes à realização do trabalho prático;
4. aprofundamento das matérias teóricas a partir da experiência do trabalho prático.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
84,00 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Trabalho de investigação |
39,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Para a obtenção da frequência o aluno terá de realizar os seguintes elementos de avaliação:
Todas as provas são de realização obrigatória, independentemente do estatuto do estudante.
Para que o estudante se considere aprovado na disciplina, a classificação final tem de ser igual ou superior a 10 valores, tendo presente que:i) a classificação obtida a qualquer uma das componentes de avaliação deve ser igual ou superior a 7,5 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
Ponderação de cada uma das componentes da avaliação:
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Na época especial, a avaliação será constituída por um exame escrito.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação é realizada de acordo com as normas de avaliação da FLUP, sendo possível fazer melhoria de classificação somente na componente exame.
Observações
Horário de atendimento aos alunos
Horário (dia e hora) a definir pelo docente de acordo com os horários para o ano letivo de 2021/2022.
Materiais pedagógicos utilizados na disciplina
Todos os materiais pedagógicos são disponibilizados pelo docente na ficha da UC: cadernos de apoio, sumários desenvolvidos, avaliações/classificações, atividades de OT, fichas de trabalho, bibliografia complementar e outros elementos relacionados com o funcionamento da UC.
Contacto do docente
José Azevedo
Gabinete 250, Torre B
Telefone: 226 077 100, extensão 4250
E-mail: azevedo@letras.up.pt