Código: | SOCI011 | Sigla: | EMCS |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Sociologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Sociologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Sociologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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SOCI | 64 | SOCI - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 41 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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João Miguel Trancoso Vaz Teixeira Lopes | Regente |
Teorico-Prática: | 2,50 |
Orientação Tutorial: | 0,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 2,50 |
João Miguel Trancoso Vaz Teixeira Lopes | 1,25 | ||
Maria Joao da Silva Oliveira | 1,25 | ||
Orientação Tutorial | Totais | 1 | 0,50 |
Maria Joao da Silva Oliveira | 0,25 | ||
João Miguel Trancoso Vaz Teixeira Lopes | 0,25 |
Iniciar os estudantes na reflexão epistemológica e metodológica sobre as ciências sociais e a sociologia.
Adquirir conhecimentos sobre a natureza da realidade social e a forma como sobre ela se constrói conhecimento científico.
Analisar a interligação entre processo de conhecer e quadros teóricos e sociais.
Analisar o papel crítico e reflexivo das ciências sociais no mundo contemporâneo.
Capacidade de reflexão, análise e síntese críticas sobre as ciências sociais enquanto processos de conhecimento e práticas sociais.
Capacidade de perspetivar os contributos das ciências sociais e a sua complementaridade com a sociologia no quadro mais alargado da interação disciplinar.
Capacidade de aplicar conceitos e pressupostos epistemológicos e metodológicos.
Capacidade de pesquisa, seleção e análise de informação sobre as ciências sociais, em particular no contexto da sociedade portuguesa.
Capacidade de expressão escrita e oral dos conhecimentos epistemológicos e metodológicos adquiridos.
1. A unidade do social e a pluralidade das ciências sociais
1.1. A especificidade do social e das ciências sociais
1.2. A unidade do social: o fenómeno social total
1.3. A pluralidade das ciências sociais: fatores de diferenciação
1.4. A interação disciplinar nas ciências sociais
2. O processo de conhecimento científico sobre o real social
2.1. Objeto real e objeto científico. O conhecimento como abstração e construção
2.2. Conhecimento do senso comum e conhecimento científico
2.3. Os obstáculos epistemológicos e a rutura epistemológica
2.4. A construção e validação científicas. O papel da teoria no processo da investigação
3. A ciência social como conhecimento e prática social
3.1. Condições teóricas, condições sociais globais e condições institucionais da prática científica
3.2. Ciência social e ideologia: o produto científico como produto teórico-ideológico
4. A sociologia da ciência
4.1. O racionalismo crítico de Karl Popper
4.2. Thomas Kuhn e a estrutura das revoluções científicas
5. Ciências sociais e novas epistemologias
O estudante deve ter em atenção as referências bibliográficas complementares, a serem disponibilizadas pelos docentes na ficha da UC ao longo do semestre e por cada ponto do programa.
A unidade curricular usa métodos pedagógicos diversos. Nas aulas teórico-práticas, os docentes analisam o programa com exposição teórica dos temas, ilustrações empíricas e participação dos estudantes na sua discussão. Nas aulas de orientação tutorial, dinamizam-se atividades com grupos de estudantes previamente definidos. A apresentação oral e escrita de textos/outros documentos; a resolução de exercícios propostos pelos docentes sobre matérias teóricas e casos empíricos; o aprofundamento dos temas com debates são algumas dessas atividades. Apoiam-se os estudantes na recolha e tratamento da informação, na pesquisa de fontes bibliográficas e na elaboração das fichas de trabalho e do trabalho escrito. Os docentes disponibilizam na plataforma Sigarra informações sobre bibliografia, sumários desenvolvidos, avaliação, materiais pedagógicos e horário de atendimento.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 50,00 |
Teste | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 93,00 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 162,00 |
A assiduidade não é considerada para efeitos de obtenção de frequência (Artigo. 9.º das Normas de Avaliação da FLUP).
As componentes de avaliação previstas em EMCS são:
- 1 teste: prova escrita individual sobre os conteúdos teóricos do programa; não contempla parte prática;
- 1 trabalho escrito.
Todas as componentes de avaliação são de realização obrigatória.
O trabalho escrito é um trabalho de grupo sobre uma temática proposta pelos docentes. É realizado ao longo do semestre e entregue até ao último dia de aulas, em data a indicar pelos docentes.
No âmbito deste campo, é obrigatória a leitura do Caderno de Apoio 1, a ser disponibilizado no início das aulas e que contém todas as informações sobre o funcionamento da unidade curricular e os procedimentos e componentes de avaliação.
Note bem: Os estudantes que, nos termos da lei, e segundo as Normas de Avaliação da FLUP, estão dispensados da assiduidade às aulas (trabalhadores-estudantes, estudantes com ENEE e outros estatutos previstos na lei), ficam obrigados a contactar os docentes no início do período de funcionamento da UC, para efeitos de esclarecimento dos respetivos procedimentos de avaliação de conhecimentos.
A classificação final na unidade curricular é calculada a partir da média ponderada das classificações obtidas em cada uma das componentes de avaliação:
- teste individual - 50%
- trabalho escrito - 50%
Para que o estudante se considere aprovado na unidade curricular:
- a classificação final é igual ou superior a 10 valores, tendo presente que a classificação obtida a qualquer uma das componentes de avaliação deve ser igual ou superior a 7,5 valores;
- no caso de classificação inferior a 7,5 valores numa das componentes de avaliação, a classificação positiva das outras componentes é considerada até à época de recurso do mesmo ano letivo, pelo que o estudante pode repetir nessa época a referida componente de avaliação;
- os estudantes que obtenham entre 8 e 9 valores como resultado ponderado das componentes de avaliação devem repetir o teste individual na época de recurso;
- os estudantes com classificações abaixo dos 7,5 valores no teste individual, e desde que tenham obtido entre 7,5 e 9 valores nas restantes componentes de avaliação, repetem o teste na época de recurso.
Os estudantes que, nos termos da lei, e segundo as Normas de Avaliação da FLUP, estão dispensados da assiduidade às aulas (trabalhadores-estudantes, estudantes com ENEE e outros estatutos previstos na lei), ficam obrigados a contactar os docentes no início do período de funcionamento da UC, para efeitos de esclarecimento dos respetivos procedimentos de avaliação de conhecimentos. Para realizarem o trabalho, ao longo do semestre, e entregá-lo na data indicada, tais estudantes realizam as fichas de trabalho previstas segundo as indicações dadas pelos docentes.
Os estudantes que reúnam condições para se apresentarem a avaliação em época especial de conclusão de curso têm como componentes de avaliação o teste individual (50%) e um relatório temático individual (50%) nos termos definidos. Os docentes disponibilizam no último dia de avaliação da época de recurso, 2.º semestre, o novo enunciado e a data de entrega.
Para o efeito, é obrigatória a leitura do Caderno de Apoio 1, a ser disponibilizado no início das aulas e que contém todas as informações sobre o funcionamento da unidade curricular e os procedimentos e componentes de avaliação.
A melhoria de classificação final é realizada de acordo com o estipulado nas Normas de Avaliação da FLUP. É possível realizar melhoria da classificação final na componente teste, com a realização de um novo teste, e na componente trabalho escrito, com a realização de um novo trabalho. A classificação final é o resultado da média ponderada, e segundo as ponderações atribuídas, das classificações mais elevadas obtidas pelo estudante nas componentes de avaliação previstas na unidade curricular.
NOTE BEM:
1. É editado na página da unidade curricular do Sigarra o Caderno de Apoio 1 que reúne um conjunto de informações detalhadas sobre os procedimentos e componentes de avaliação e o funcionamento da unidade curricular. É obrigatória a leitura deste documento.2. Horário de atendimento aos estudantes (dia e hora): a definir pelos docentes no início das aulas. Pressupõe marcação prévia, por email e/ou presencial, por parte do estudante.
3. A bibliografia fundamental da unidade curricular é alvo de consulta/leitura obrigatória segundo as indicações dos docentes. Outras referências bibliográficas, alternativas e/ou complementares, são disponibilizadas nos materiais de apoio à unidade curricular.
4. Contactos:
João Teixeira Lopes
jlopes@letras.up.pt
Gabinete 253, Torre B
Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Via Panorâmica, s/n
4150-564 Porto
Tel.: 351 226077100, extensão 4248
URL: www.letras.up.pt; www.isociologia.pt