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Epistemologia e Metodologia das Ciências Sociais

Código: SOCI011     Sigla: EMCS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sociologia

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sociologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Sociologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
SOCI 64 SOCI - Plano de Estudos 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Miguel Trancoso Vaz Teixeira Lopes Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,50
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,50
João Miguel Trancoso Vaz Teixeira Lopes 1,25
Maria Joao da Silva Oliveira 1,25
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Maria Joao da Silva Oliveira 0,25
João Miguel Trancoso Vaz Teixeira Lopes 0,25
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-09-17.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Iniciar os estudantes na reflexão epistemológica e metodológica sobre as ciências sociais e a sociologia.
Adquirir conhecimentos sobre a natureza da realidade social e a forma como sobre ela se constrói conhecimento científico.
Analisar a interligação entre processo de conhecer e quadros teóricos e sociais.
Analisar o papel crítico e reflexivo das ciências sociais no mundo contemporâneo.

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade de reflexão, análise e síntese críticas sobre as ciências sociais enquanto processos de conhecimento e práticas sociais.
Capacidade de perspetivar os contributos das ciências sociais e a sua complementaridade com a sociologia no quadro mais alargado da interação disciplinar.
Capacidade de aplicar conceitos e pressupostos epistemológicos e metodológicos.
Capacidade de pesquisa, seleção e análise de informação sobre as ciências sociais, em particular no contexto da sociedade portuguesa.
Capacidade de expressão escrita e oral dos conhecimentos epistemológicos e metodológicos adquiridos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

1. A unidade do social e a pluralidade das ciências sociais
1.1. A especificidade do social e das ciências sociais
1.2. A unidade do social: o fenómeno social total
1.3. A pluralidade das ciências sociais: fatores de diferenciação
1.4. A interação disciplinar nas ciências sociais
2. O processo de conhecimento científico sobre o real social
2.1. Objeto real e objeto científico. O conhecimento como abstração e construção
2.2. Conhecimento do senso comum e conhecimento científico
2.3. Os obstáculos epistemológicos e a rutura epistemológica
2.4. A construção e validação científicas. O papel da teoria no processo da investigação
3. A ciência social como conhecimento e prática social
3.1. Condições teóricas, condições sociais globais e condições institucionais da prática científica
3.2. Ciência social e ideologia: o produto científico como produto teórico-ideológico
4. A sociologia da ciência
4.1. O racionalismo crítico de Karl Popper
4.2. Thomas Kuhn e a estrutura das revoluções científicas
5. Ciências sociais e novas epistemologias

Bibliografia Obrigatória

NUNES, Adérito Sedas (2001); Questões preliminares sobre as ciências sociais. 12.ª ed. Lisboa: Editorial Presença. ISBN 9789722313506.
NUNES, Adérito Sedas (D.L. 1984); Sobre o problema do conhecimento nas ciências sociais. 7.ª ed. Lisboa: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
SILVA, Augusto Santos; PINTO, José Madureira, orgs. (2014); Metodologia das ciências sociais. 16.ª ed. Porto: Edições Afrontamento. ISBN 978-972-36-0503-7.

Bibliografia Complementar

BERTHELOT, Jean-Michel, dir. (2001); Épistémologie des sciences sociales. Paris: Presses Universitaires de France. ISBN 2-13-051485-5.
BOURDIEU, Pierre (2007); Ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. 6.ª ed. Petrópolis: Vozes. ISBN 978-85-326-1775-0.
KUHN, Thomas (2000); A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva. ISBN 85-273-0111-3.
LAKATOS, Imre (1999); Falsificação e metodologia dos programas de investigação científica. Lisboa: Edições 70. ISBN 972-44-1008-0.
POPPER, Karl (2001); A vida é aprendizagem: epistemologia evolutiva e sociedade aberta. Lisboa: Edições 70. ISBN 972- 44-1024-2.
SANTOS, Boaventura Sousa (2018) ; Na oficina do sociólogo artesão. Aulas 2011-2016. São Paulo: Editora Cortez. ISBN 9788524927089.
SMITH, Mark (1998); Social science in question: towards a postdisciplinary framework. London: Sage Publications/The Open University. ISBN 978-0-7619-6041-6.

Observações Bibliográficas

O estudante deve ter em atenção as referências bibliográficas complementares, a serem disponibilizadas pelos docentes na ficha da UC ao longo do semestre e por cada ponto do programa.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular usa métodos pedagógicos diversos. Nas aulas teórico-práticas, os docentes analisam o programa com exposição teórica dos temas, ilustrações empíricas e participação dos estudantes na sua discussão. Nas aulas de orientação tutorial, dinamizam-se atividades com grupos de estudantes previamente definidos. A apresentação oral e escrita de textos/outros documentos; a resolução de exercícios propostos pelos docentes sobre matérias teóricas e casos empíricos; o aprofundamento dos temas com debates são algumas dessas atividades. Apoiam-se os estudantes na recolha e tratamento da informação, na pesquisa de fontes bibliográficas e na elaboração das fichas de trabalho e do trabalho escrito. Os docentes disponibilizam na plataforma Sigarra informações sobre bibliografia, sumários desenvolvidos, avaliação, materiais pedagógicos e horário de atendimento.

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 50,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 93,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A assiduidade não é considerada para efeitos de obtenção de frequência (Artigo. 9.º das Normas de Avaliação da FLUP).
As componentes de avaliação previstas em EMCS são:
- 1 teste: prova escrita individual sobre os conteúdos teóricos do programa; não contempla parte prática;
- 1 trabalho escrito.

Todas as componentes de avaliação são de realização obrigatória.
O trabalho escrito é um trabalho de grupo sobre uma temática proposta pelos docentes. É realizado ao longo do semestre e entregue até ao último dia de aulas, em data a indicar pelos docentes. 


No âmbito deste campo, é obrigatória a leitura do Caderno de Apoio 1, a ser disponibilizado no início das aulas e que contém todas as informações sobre o funcionamento da unidade curricular e os procedimentos e componentes de avaliação.
Note bem: Os estudantes que, nos termos da lei, e segundo as Normas de Avaliação da FLUP, estão dispensados da assiduidade às aulas (trabalhadores-estudantes, estudantes com ENEE e outros estatutos previstos na lei), ficam obrigados a contactar os docentes no início do período de funcionamento da UC, para efeitos de esclarecimento dos respetivos procedimentos de avaliação de conhecimentos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final na unidade curricular é calculada a partir da média ponderada das classificações obtidas em cada uma das componentes de avaliação:
- teste individual - 50%
- trabalho escrito - 50%

Para que o estudante se considere aprovado na unidade curricular:
- a classificação final é igual ou superior a 10 valores, tendo presente que a classificação obtida a qualquer uma das componentes de avaliação deve ser igual ou superior a 7,5 valores;
- no caso de classificação inferior a 7,5 valores numa das componentes de avaliação, a classificação positiva das outras componentes é considerada até à época de recurso do mesmo ano letivo, pelo que o estudante pode repetir nessa época a referida componente de avaliação;
- os estudantes que obtenham entre 8 e 9 valores como resultado ponderado das componentes de avaliação devem repetir o teste individual na época de recurso;
- os estudantes com classificações abaixo dos 7,5 valores no teste individual, e desde que tenham obtido entre 7,5 e 9 valores nas restantes componentes de avaliação, repetem o teste na época de recurso.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que, nos termos da lei, e segundo as Normas de Avaliação da FLUP, estão dispensados da assiduidade às aulas (trabalhadores-estudantes, estudantes com ENEE e outros estatutos previstos na lei), ficam obrigados a contactar os docentes no início do período de funcionamento da UC, para efeitos de esclarecimento dos respetivos procedimentos de avaliação de conhecimentos. Para realizarem o trabalho, ao longo do semestre, e entregá-lo na data indicada, tais estudantes realizam as fichas de trabalho previstas segundo as indicações dadas pelos docentes.
Os estudantes que reúnam condições para se apresentarem a avaliação em época especial de conclusão de curso têm como componentes de avaliação o teste individual (50%) e um relatório temático individual (50%) nos termos definidos. Os docentes disponibilizam no último dia de avaliação da época de recurso, 2.º semestre, o novo enunciado e a data de entrega. 
Para o efeito, é obrigatória a leitura do Caderno de Apoio 1, a ser disponibilizado no início das aulas e que contém todas as informações sobre o funcionamento da unidade curricular e os procedimentos e componentes de avaliação.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação final é realizada de acordo com o estipulado nas Normas de Avaliação da FLUP. É possível realizar melhoria da classificação final na componente teste, com a realização de um novo teste, e na componente trabalho escrito, com a realização de um novo trabalho.  A classificação final é o resultado da média ponderada, e segundo as ponderações atribuídas, das classificações mais elevadas obtidas pelo estudante nas componentes de avaliação previstas na unidade curricular.

Observações

NOTE BEM:

1. É editado na página da unidade curricular do Sigarra o Caderno de Apoio 1 que reúne um conjunto de informações detalhadas sobre os procedimentos e componentes de avaliação e o funcionamento da unidade curricular. É obrigatória a leitura deste documento. 

2. Horário de atendimento aos estudantes (dia e hora): a definir pelos docentes no início das aulas. Pressupõe marcação prévia, por email e/ou presencial, por parte do estudante.

3. A bibliografia fundamental da unidade curricular é alvo de consulta/leitura obrigatória segundo as indicações dos docentes. Outras referências bibliográficas, alternativas e/ou complementares, são disponibilizadas nos materiais de apoio à unidade curricular.

4. Contactos:

João Teixeira Lopes
jlopes@letras.up.pt
Gabinete 253, Torre B

Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Via Panorâmica, s/n
4150-564 Porto
Tel.: 351 226077100, extensão 4248
URL: www.letras.up.pt; www.isociologia.pt 

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