| Código: | CINF022 | Sigla: | LOG_CI |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Filosofia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Filosofia |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciência da Informação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CINF | 56 | Plano Oficial em vigor (2022) | 1 | - | 6 | 41 | 162 |
A lógica é o estudo sistemático da inferência válida. Nesta unidade curricular faz-se uma introdução a esse estudo, que inclui a lógica proposicional e a lógica de predicados. Pretende-se que os estudantes dominem alguns dos conceitos essenciais da lógica, bem como certos métodos formais para representar e avaliar argumentos e raciocínios, com vista à sua posterior aplicação na estruturação de linguagens de indexação, na análise de sistemas de informação e na recuperação de informação.
Após a conclusão bem-sucedida desta unidade curricular, os estudantes vão:
- Determinar a estrutura lógica dos argumentos em linguagem natural identificando premissas e conclusões.
- Entender conceitos básicos de lógica, tais como: argumento, premissa, conclusão, proposição, forma lógica, função de verdade, validade, correção/solidez, contraexemplo, tautologia, contradição, contingência, equivalência, consistência, dedução, indução, consequência lógica.
- Traduzir argumentos da linguagem natural para a linguagem da Lógica Proposicional e da Lógica de Predicados.
- Determinar a validade dos argumentos utilizando (i) tabelas de verdade, (ii) derivações/dedução natural, e/ou (iii) árvores.
Não aplicável.
1. Introdução à lógica
1.1 O que é a lógica?
1.2 Argumentos e proposições
1.3 Validade e correção/solidez
1.4 Dedução vs. indução
2. Lógica proposicional (LP)
2.1 Linguagem da LP
2.2 Semântica da LP
2.3 Tabelas de verdade
2.4 Inferências válidas e derivações em LP
2.5 Método das árvores para LP
3. Lógica de predicados (LPred)
3.1 Referência e predicação
3.2 Linguagem da LPred
3.3 Semântica da LPred
3.4 Métodos de decisão em LPred
Aulas teórico-práticas. Aulas expositivas e discussão em turma de casos e exemplos especialmente relevantes; realização de exercícios com análise e/ou comparação dos resultados obtidos. A participação dos estudantes é requerida na discussão de exemplos e na resolução de exercícios.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Teste | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 121,00 |
| Frequência das aulas | 41,00 |
| Total: | 162,00 |
De acordo com as normas em vigor.
Avaliação distribuída durante o semestre:
- Três testes escritos presenciais (20% + 40% + 40%).
Avaliação de recurso: Os estudantes que não efetuarem a avaliação do semestre, ou que tenham nela uma classificação negativa, podem ainda realizar um exame de recurso.
Não aplicável.
Não aplicável.
Realização de testes/exame separados/com mais tempo/com suportes digitais, conforme necessidades da/o estudante.
De acordo com as normas em vigor.