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Lógica

Código: CINF022     Sigla: LOG_CI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Filosofia

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 56 Plano Oficial em vigor (2022) 1 - 6 41 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-09-09.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Tipo de avaliação, Avaliação especial

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A lógica é o estudo sistemático da inferência válida. Nesta unidade curricular faz-se uma introdução a esse estudo, que inclui a lógica proposicional e a lógica de predicados. Pretende-se que os estudantes dominem alguns dos conceitos essenciais da lógica, bem como certos métodos formais para representar e avaliar argumentos e raciocínios, com vista à sua posterior aplicação na estruturação de linguagens de indexação, na análise de sistemas de informação e na recuperação de informação.

Resultados de aprendizagem e competências

Após a conclusão bem-sucedida desta unidade curricular, os estudantes vão:
- Determinar a estrutura lógica dos argumentos em linguagem natural identificando premissas e conclusões.
- Entender conceitos básicos de lógica, tais como: argumento, premissa, conclusão, proposição, forma lógica, função de verdade, validade, correção/solidez, contraexemplo, tautologia, contradição, contingência, equivalência, consistência, dedução, indução, consequência lógica.
- Traduzir argumentos da linguagem natural para a linguagem da Lógica Proposicional e da Lógica de Predicados.
- Determinar a validade dos argumentos utilizando (i) tabelas de verdade, (ii) derivações/dedução natural, e/ou (iii) árvores.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

1. Introdução à lógica
1.1 O que é a lógica?
1.2 Argumentos e proposições
1.3 Validade e correção/solidez
1.4 Dedução vs. indução

2. Lógica proposicional (LP)
2.1 Linguagem da LP
2.2 Semântica da LP
2.3 Tabelas de verdade
2.4 Inferências válidas e derivações em LP
2.5 Método das árvores para LP

3. Lógica de predicados (LPred)
3.1 Referência e predicação
3.2 Linguagem da LPred
3.3 Semântica da LPred
3.4 Métodos de decisão em LPred

Bibliografia Obrigatória

Nicholas Smith; Logic: The Laws of Truth, Princeton University Press, 2012. ISBN: 0691151636
Newton-Smith, W. H.; Lógica. ISBN: 972-662-609-9
Samuel Guttenplan; The languages of logic. ISBN: 1-55786-988-X
Graeme Forbes; Modern logic. ISBN: 0-19-508029-7

Bibliografia Complementar

Beall, Jc; Logic: the basics, Routledge, 2010
Desidério Murcho; Lógica Elementar, Edições 70, 2019. ISBN: 9789724421063
Peter Smith ; An Introduction to Formal Logic, Cambridge University Press, 2020
Tim Button & P.D.Magnus; forall x: An Introduction to Formal Logic, https://forallx.openlogicproject.org/, 2021
Richard Jeffrey; Formal Logic: Its Scope and Limits, Hackett Publishing Company, 2006. ISBN: 0872208133
Russell Marcus; Introduction to Formal Logic, Oxford University Press, 2018. ISBN: 0190861789

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas. Aulas expositivas e discussão em turma de casos e exemplos especialmente relevantes; realização de exercícios com análise e/ou comparação dos resultados obtidos. A participação dos estudantes é requerida na discussão de exemplos e na resolução de exercícios.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Lógica matemática
Humanidades > Filosofia > Lógica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 121,00
Frequência das aulas 41,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída durante o semestre:
- Três testes escritos presenciais (20% + 40% + 40%).

Avaliação de recurso: Os estudantes que não efetuarem a avaliação do semestre, ou que tenham nela uma classificação negativa, podem ainda realizar um exame de recurso.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Realização de testes/exame separados/com mais tempo/com suportes digitais, conforme necessidades da/o estudante.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

Observações

 

 

 

 

 

 

 

 
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