Gestão e Organização da Coleção em Bibliotecas Escolares e sua Dinamização
Ocorrência: 2023/2024 - SP (de 06-04-2024 a 04-05-2024)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Dotar os formandos de competências necessárias para criarem uma coleção que seja a resposta a diferentes necessidades de informação, potenciando o contacto com fontes de informação, em suma, gerir e organizar a coleção. Dotar os formandos de competências de dinamização da biblioteca escolar.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da formação os formandos devem ser capazes de:
- Planear, selecionar, e criar políticas e procedimentos com vista à criação da coleção
- Identificar e caracterizar os principais tipos e necessidades da comunidade académica tendo em conta o plano curricular
- Priorizar necessidades
- Estabelecer procedimentos e criar políticas de seleção da coleção
- Criar um repositório local
- Promover e difundir a imagem da biblioteca escolar
- Planear a criação de parcerias com empresas, instituições, etc. da localidade em que se inserem.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Possuir Licenciatura/Mestrado na área de ensino.
Programa
1. Planeamento da coleção
1.1. Políticas e procedimentos de seleção
2. Desenvolvimento da coleção.
2.1. A seleção de recursos informacionais para a biblioteca escolar
- Revisão de materiais e práticas de seleção regulares (desbaste)
- Discussão sobre weeding: importância e "complexo de culpa"
- Criação de um plano de desbaste (quando, porquê e como).
2.2. Criação de um Repositório Local.
2.3. Criação de Dossiers temáticos.
3. Preservação e difusão dos recursos informacionais.
3.1. Implementação de medidas de preservação conservação para os recursos informacionais.
3.2. A difusão dos recursos informacionais no espaço físico da biblioteca e/ou através da Web. (newsletter com as novidades)
3.3. Contacto com docentes e estudantes para o aumento do acesso e uso aos recursos disponíveis na biblioteca escolar.
4.Acessibilidade dos conteúdos digitais
-O aluno com NEE - Serviços de apoio
5. Dinamização da biblioteca
- Importância da dinamização da biblioteca Escolar promoção e difusão da imagem da biblioteca
- Criação de um website
- Captação de colaboradores: Professores, estudantes, pais, funcionários e comunidade onde se insere a escola
- Desenvolvimento de parcerias com outras instituições (outras escolas, associações, empresas, etc.
Bibliografia Obrigatória
Bennett, Lucy, (ed.) ; Crowdfunding the future: media industries, ethics, & digital society
Dhamdhere, Sangeeta N. ; Cloud computing and virtualization technologies in libraries
Beuscart, Jean-Samuel ; Sociologie d'internet
Coutinho, Pedro, e outro ; eBOOKS : evolução, caraterísticas e novas problemáticas para o mercado editorial
Maiorani, Arianna, (ed.) e outros ; Multimodal epistemologies : towards an integrated framework
Observações Bibliográficas
-
http://www.niso.org/news/events/2008/discovery08/agenda/winkler_discovery08.pdf
-
http://www.librarything.com
-
http://vufind.org
-
http://www.ilovelibraries.org/school-libraries
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O Curso está dividido em 5 componentes. Cada componente terá um exercício prático que servirá de avaliação.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
50,00 |
Teste |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
25,00 |
Total: |
25,00 |
Obtenção de frequência
75% de presenças
Fórmula de cálculo da classificação final
Assiduidade - 10%
Participação - 40%
Teste final - 50%