Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > ECGOCB01

Gestão e Organização da Coleção em Bibliotecas Escolares e sua Dinamização

Código: ECGOCB01     Sigla: ECGOCB

Ocorrência: 2023/2024 - SP (de 06-04-2024 a 04-05-2024)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Gestão e Organização da Coleção em Bibliotecas Escolares e sua Dinamização

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ECGOCB 0 Plano Oficial do ano letivo 2013 1 - - 25

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dotar os formandos de competências necessárias para criarem uma coleção que seja a resposta a diferentes necessidades de informação, potenciando o contacto com fontes de informação, em suma, gerir e organizar a coleção. Dotar os formandos de competências de dinamização da biblioteca escolar.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da formação os formandos devem ser capazes de:

- Planear, selecionar, e criar políticas e procedimentos com vista à criação da coleção
- Identificar e caracterizar os principais tipos e necessidades da comunidade académica tendo em conta o plano curricular
- Priorizar necessidades
- Estabelecer procedimentos e criar políticas de seleção da coleção
- Criar um repositório local
- Promover e difundir a imagem da biblioteca escolar
- Planear a criação de parcerias com empresas, instituições, etc. da localidade em que se inserem.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Possuir Licenciatura/Mestrado na área de ensino.

Programa

1. Planeamento da coleção
1.1. Políticas e procedimentos de seleção

2. Desenvolvimento da coleção.
2.1. A seleção de recursos informacionais para a biblioteca escolar
- Revisão de materiais e práticas de seleção regulares (desbaste)
- Discussão sobre weeding: importância e "complexo de culpa"
- Criação de um plano de desbaste (quando, porquê e como).
2.2. Criação de um Repositório Local.
2.3. Criação de Dossiers temáticos.

3. Preservação e difusão dos recursos informacionais.
3.1. Implementação de medidas de preservação conservação para os recursos informacionais.
3.2. A difusão dos recursos informacionais no espaço físico da biblioteca e/ou através da Web. (newsletter com as novidades)
3.3. Contacto com docentes e estudantes para o aumento do acesso e uso aos recursos disponíveis na biblioteca escolar.

4.Acessibilidade dos conteúdos digitais
-O aluno com NEE - Serviços de apoio

5. Dinamização da biblioteca
- Importância da dinamização da biblioteca Escolar promoção e difusão da imagem da biblioteca
- Criação de um website
- Captação de colaboradores: Professores, estudantes, pais, funcionários e comunidade onde se insere a escola
- Desenvolvimento de parcerias com outras instituições (outras escolas, associações, empresas, etc.

Bibliografia Obrigatória

Bennett, Lucy, (ed.) ; Crowdfunding the future: media industries, ethics, & digital society
Dhamdhere, Sangeeta N. ; Cloud computing and virtualization technologies in libraries
Beuscart, Jean-Samuel ; Sociologie d'internet
Coutinho, Pedro, e outro ; eBOOKS : evolução, caraterísticas e novas problemáticas para o mercado editorial
Maiorani, Arianna, (ed.) e outros ; Multimodal epistemologies : towards an integrated framework

Observações Bibliográficas

- http://www.niso.org/news/events/2008/discovery08/agenda/winkler_discovery08.pdf
- http://www.librarything.com
- http://vufind.org
- http://www.ilovelibraries.org/school-libraries

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O Curso está dividido em 5 componentes. Cada componente terá um exercício prático que servirá de avaliação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 25,00
Total: 25,00

Obtenção de frequência

75% de presenças

Fórmula de cálculo da classificação final

Assiduidade - 10%
Participação - 40%
Teste final - 50%

Recomendar Página Voltar ao Topo