Organização e Representação dos Recursos Informacionais da Biblioteca Escolar
Ocorrência: 2023/2024 - SP (de 03-02-2024 a 02-03-2024)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os formandos terão conhecimentos teóricos e práticos com vista à correta aplicação dos princípios e normas internacionais de metainformação descritiva no tratamento dos recursos informacionais existentes nas bibliotecas escolares, utilizando o sistema de gestão bibliográfica em formato UNIMARC, pontos de acesso e cotação.
Resultados de aprendizagem e competências
Os formandos serão capazes de planificar as tarefas de tratamento da informação no âmbito das bibliotecas escolares; Serão capazes de utilizar as técnicas de análise e representação da informação no sentido de adquirir competências para aplicar técnicas, normas e outros instrumentos inerentes à organização e representação da informação, na construção de catálogos de qualquer natureza.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Professores do ensino básico e secundário.
Programa
1. Organização e representação da Informação
a) Instrumentos de acesso à informação: conceitos, tipologias e funções
2. Metadados: características, tipologia e funções
a) Modelos, esquemas e padrões de metadados
3. Princípios e normas para a meta-informação descritiva
4. Acesso à informação
a) Sistemas de gestão bibliográfica em formato UNIMARC
b) Descrição dos blocos utilizados na descrição dos metadados
5. Pontos de acesso
6. Associação de objetos digitais ao registo bibliográfico
7. Cotação dos documentos: tipologia de cotas
Bibliografia Obrigatória
Carvalho, Adão; Teixeira, António; Pinto, Diamantino; Carmo, Fernando do; Redes de Bibliotecas e Catálogos Coletivos: Instalação, Administração, Utilização, Porto: PCCRBE, 2012 (Edição revista e aumentada. Acedido em 2017.10. 08 http://rbe.mec.pt/np4/file/914/pccrbe2013.pdf)
Castro, Fabiano Ferreira de; Santos, Plácida L. V. A. C. ; Catalogação descritiva no século XXI: modelo Funcional para a descrição bibliográfica e Interoperabilidade semântica (Acedido em 2017.02.23. http://www.abinia.org/catalogadores/59-190-1-PB.pdf )
IFLA ; Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar (Acedido em 2016.10.30. http://www.rbe.min-edu.pt/np4/file/1853/guide_lines_2016.pdf )
IFLA; ISBD: International Standard Bibliographic Description: Consolidated Edition, IFLA, 2011 (Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/cataloguing/isbd/isbd-cons_20110321.pdf)
RBE; Aprender com a biblioteca escolar. 2ª edição revista e aumentada, 2017 (Acedido em 2017.05.15. http://www.rbe.min-edu.pt/np4/file/1906/referencial_2017.pdf )
Vignoli, Richele Grenge; Almeida, Patrícia Ofélia Pereira de; Catarino, Maria Elisabete ; Rede de Bibliotecas Escolares: Orientações para a criação de uma rede de - Folksonomias como ferramenta da organização e representação da informação in: RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. V.12, nº2, 2014. (Acedido em 2015.12.12 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1606)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O Curso está dividido em 7 componentes. Todas são aulas teóricas e práticas, sendo que no final de cada uma das componentes far-se-ão exercícios práticos que visam sumariar e perscrutar o conhecimento adquirido dos formandos.
A avaliação é distribuída tendo em conta a assiduidade, a participação nas aulas, os resultados obtidos nos exercícios práticos e no trabalho final.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
25,00 |
Total: |
25,00 |
Obtenção de frequência
75% de presenças.
Fórmula de cálculo da classificação final
A definir pelo formador no início do curso.