Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CTT_VP801

Competências Transversais e Transferíveis: Volta ao Palco em 80 horas: o Teatro como espaço de aprendizagem

Código: CTT_VP801     Sigla: CTT_VP80

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Artes do Espectáculo

Ocorrência: 2023/2024 - 1S (edição n.º 1)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: CTT: Volta ao Palco em 80 horas: o Teatro como espaço de aprendizagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CTT_VP80 27 Plano Oficial em vigor 1 - 3 26 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade de formação tem como objetivos gerais:
- Dar a conhecer as plurivalências do teatro enquanto espaço de aprendizagem teórico-prática;
- Promover, pelo trabalho individual e em equipa, o desenvolvimento pessoal e interpessoal;
- Valorizar processos de aprendizagem colaborativos, interdisciplinares e multiculturais (dos sujeitos, dos temas e das práticas);
- Contribuir para uma formação global em que o estudante possa adquirir simultaneamente competências linguísticas, literárias, artísticas, científicas, sociais e éticas;
- Dotar os estudantes de competências transversais e transferíveis apreendidas e desenvolvidas in loco num ambiente profissional, que potenciem a sua inserção no mundo do trabalho.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do curso, os estudantes deverão ser capazes de:
- Conhecer e reconhecer a importância do teatro como espaço de aprendizagem, em que se aprende fazendo, usando o corpo e a mente.
- Elaborar um trabalho de criação ou interpretação, em que sejam evidentes o trabalho individual e em equipa;
- Ter consciência dos contributos interpessoais, interdisciplinares e multiculturais nos sujeitos/atores, nos temas e nas práticas teatrais;
- Saber ler um texto, não tanto com as competências físicas que lhe permitem vocalizar um texto, mas com as competências intelectuais e emotivas que lhe permitem reconhecer e apreciar as suas várias interpretações e formas de ser dito;
- Exercitar, em diversificados contextos, nomeadamente num contexto pessoal ou num ambiente profissional/ social, a utilidade de algumas competências transversais e transferíveis: a relação da voz com o movimento, do gesto com o espaço, do intelecto com o corpo, da teoria com a prática, ou do indivíduo com o meio.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Leitura do Espaço
   a) Os diferentes tipos de espaços teatrais. Visitas guiadas aos espaços do Teatro Nacional de São João (TNSJ), Mosteiro de São Bento da Vitória (MSBV), Teatro Carlos Alberto (TeCA);
   b) Os espaços no teatro: palco, orquestra, bastidores, salas de ensaio, etc.
2. Leitura do Texto
   a) Tipos de leitura;
   b) Ação presencial: o texto e o corpo.
3. Os sentidos do espetáculo
   a) Ensaios;
   b) Representação.
4. Análise do espetáculo
   a) Diálogo com os intervenientes;
   b) Para além da dramaturgia.
5. Masterclass de leitura com um encenador.

Bibliografia Obrigatória

ARISTÓTELES; Poética, pref. Maria Helena da Rocha Pereira e ed. Ana Maria Valente, Lisboa: F. C. Gulbenkian, 2018. ISBN: 978-972-31-1077-7
BORIE, M.; ROUGEMONT, M.; SCHERER, J. ; Estética Teatral. Textos de Platão a Brecht, trad. H. Barbas, Lisboa: F. C. Gulbenkian, 2011. ISBN: 978-972-31-0685-5
BROOK, P. ; O Espaço Vazio, trad. Rui Lopes, Lisboa: Orfeu Negro, 2016. ISBN: 978-989-955-651-5
CORVIN, M.; Dictionnaire encyclopédique du thêatre, Paris: Bordas, 1991. ISBN: 2040184562
MARTIN, J.; The Intercultural Performance Handbook, London/ N. York: Routledge, 2003. ISBN: 0-415-28188-1
PAVIS, P. ; Dicionário de Teatro. Trad. Maria Lúcia Pereira, J. Guinsburg, R. Fuser, E. Fraga e N. Fernandes, São Paulo: Perspectiva, 1999. ISBN: 9788527302050
PY, O. ; Epístola aos Jovens Atores para que seja dada a palavra à palavra, ed. M. L. Malato, Porto, Deriva/ ILC, 2014. ISBN: 978-989-8701-08-4
SOLMER, A./ dir. ; Manual de Teatro, Lisboa: Temas e Debates, 2003. ISBN: 972-759-602-9
STANISLAWSKI, C. ; Manual do Actor, São Paulo, Martins Fontes, 1997. ISBN: 9788533607828
SPOLIN, V. ; Improvisação para o Teatro, São Paulo: Perspectiva, 2000. ISBN: 9788527301398
UBERSFELD, A. ; Para ler Teatro. Trad. J. Simões, São Paulo: Perspectiva, 2005. ISBN: 85-273-0732-4

Observações Bibliográficas

Ao longo do curso, poderá ser apontada bibliografia mais específica.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Este curso parte da ação no teatro para a observação do teatro, da prática para a reflexão teórica. O estudante, ao fazer, aprende a ver. Os vários itens do programa são, com efeito, diferentes estratégias da sua metodologia: (re)conhecimento do espaço teatral, leituras em cena, ensaios, análise do espetáculo, assistência, masterclasses de leitura com um encenador. Pretendem dar a conhecer as plurivalências do teatro enquanto espaço de aprendizagem; valorizar processos de aprendizagem colaborativos, interdisciplinares e multiculturais para que o estudante possa adquirir competências que são linguísticas, artísticas, científicas, sociais e éticas. Dota-o assim de competências transversais e transferíveis apreendidas e desenvolvidas num ambiente que potencia a sua inserção na vida em sociedade e no mundo profissional.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 55,00
Frequência das aulas 26,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

75% de presenças.

Fórmula de cálculo da classificação final

Portefólio individual, com os materiais inéditos, resultantes do processo de aprendizagem ao longo do semestre.
Recomendar Página Voltar ao Topo