Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > ECORRI01

Organização e Representação dos Recursos Informacionais da Biblioteca Escolar

Código: ECORRI01     Sigla: ECORRI

Ocorrência: 2023/2024 - SP (de 16-09-2023 a 14-10-2023)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Organização e Representação dos Recursos Informacionais da Biblioteca Escolar

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ECORRI 0 Plano Oficial do ano letivo 2013 1 - 1 - 25

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os formandos terão conhecimentos teóricos e práticos com vista à correta aplicação dos princípios e normas internacionais de metainformação descritiva no tratamento dos recursos informacionais existentes nas bibliotecas escolares, utilizando o sistema de gestão bibliográfica em formato UNIMARC, pontos de acesso e cotação.

Resultados de aprendizagem e competências

Os formandos serão capazes de planificar as tarefas de tratamento da informação no âmbito das bibliotecas escolares; Serão capazes de utilizar as técnicas de análise e representação da informação no sentido de adquirir competências para aplicar técnicas, normas e outros instrumentos inerentes à organização e representação da informação, na construção de catálogos de qualquer natureza.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Professores do ensino básico e secundário.

Programa

1. Organização e representação da Informação
 a) Instrumentos de acesso à informação: conceitos, tipologias e funções

2. Metadados: características, tipologia e funções
 a) Modelos, esquemas e padrões de metadados

3. Princípios e normas para a meta-informação descritiva

4. Acesso à informação
 a) Sistemas de gestão bibliográfica em formato UNIMARC
 b) Descrição dos blocos utilizados na descrição dos metadados

5. Pontos de acesso

6. Associação de objetos digitais ao registo bibliográfico

7. Cotação dos documentos: tipologia de cotas

Bibliografia Obrigatória

Carvalho, Adão; Teixeira, António; Pinto, Diamantino; Carmo, Fernando do; Redes de Bibliotecas e Catálogos Coletivos: Instalação, Administração, Utilização, Porto: PCCRBE, 2012 (Edição revista e aumentada. Acedido em 2017.10. 08 http://rbe.mec.pt/np4/file/914/pccrbe2013.pdf)
Castro, Fabiano Ferreira de; Santos, Plácida L. V. A. C. ; Catalogação descritiva no século XXI: modelo Funcional para a descrição bibliográfica e Interoperabilidade semântica (Acedido em 2017.02.23. http://www.abinia.org/catalogadores/59-190-1-PB.pdf )
IFLA ; Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar (Acedido em 2016.10.30. http://www.rbe.min-edu.pt/np4/file/1853/guide_lines_2016.pdf )
IFLA; ISBD: International Standard Bibliographic Description: Consolidated Edition, IFLA, 2011 (Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/cataloguing/isbd/isbd-cons_20110321.pdf)
RBE; Aprender com a biblioteca escolar. 2ª edição revista e aumentada, 2017 (Acedido em 2017.05.15. http://www.rbe.min-edu.pt/np4/file/1906/referencial_2017.pdf )
Vignoli, Richele Grenge; Almeida, Patrícia Ofélia Pereira de; Catarino, Maria Elisabete ; Rede de Bibliotecas Escolares: Orientações para a criação de uma rede de - Folksonomias como ferramenta da organização e representação da informação in: RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. V.12, nº2, 2014. (Acedido em 2015.12.12 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1606)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O Curso está dividido em 7 componentes. Todas são aulas teóricas e práticas, sendo que no final de cada uma das componentes far-se-ão exercícios práticos que visam sumariar e perscrutar o conhecimento adquirido dos formandos.
A avaliação é distribuída tendo em conta a assiduidade, a participação nas aulas, os resultados obtidos nos exercícios práticos e no trabalho final.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 25,00
Total: 25,00

Obtenção de frequência

75% de presenças.

Fórmula de cálculo da classificação final

A definir pelo formador no início do curso.
Recomendar Página Voltar ao Topo