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Estética, Política e Artes

Código: DFIL015     Sigla: EPA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Filosofia

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DFIL 8 Plano Oficial em vigor(2023) 1 - 15 45 405

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Eugenia Morais Vilela Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Maria Eugenia Morais Vilela 2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Maria Eugenia Morais Vilela 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Traçar a cartografia de uma forma de imaginação visual e conceptual sobre o complexo cenário do sentido da estética, da política e da arte na contemporaneidade.
Pensar o gesto de criação como um acontecimento ético, político e estético.
Criar as condições de possibilidade de realização de um questionamento aprofundado sobre os temas que constituem o programa. Esse trabalho crítico, orientado pelos objectivos específicos do trabalho a realizar por cada doutorando, terá presente as problemáticas a desenvolver nas suas dissertações de doutoramento.

Resultados de aprendizagem e competências

Realização de um questionamento aprofundado sobre os temas que constituem o programa. Esse trabalho crítico, orientado pelos objectivos específicos do trabalho a realizar por cada doutorando, terá presente as problemáticas a desenvolver nas suas dissertações de doutoramento.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Tema: A arte como acontecimento.
Cartografia de uma forma de imaginação visual e conceptual sobre o complexo cenário do sentido da relação entre a estética, a política e a arte na contemporaneidade.

1. A experiência estética como um gesto de criação de sentidos em devir 
1.1. História, infância e narração.

2. O acontecimento do silêncio e do olhar
2.1. O ritmo do ver. Ritmo, forma e silêncio: a “forma em formação”. O ritmo, um modo do aparecer do que aparece: uma forma de mundo. “Fazer acto de presença”: a fractura que são inexprimivelmente o nascimento e a morte (a forma dos existenciais).

3. A dispersão da experiência estética na contemporaneidade
3.1. O corte, o descontínuo, o fragmento e o efémero.

4. A arte como forma de resistência e insubmissão 
4.1. A relação entre a estética e a política: corpo, arquivo e testemunho.
4.2. Entre presença e representação: poder, imagem e arte.
4.3. A inclusão temporal na imagem: desaparecimento, memória, esquecimento

Bibliografia Obrigatória

AGAMBEN, G. ; Enfance et histoire, Paris: Payot, 2000
AGAMBEN, G. ; O poder soberano e a vida nua. Homo Sacer , Lisboa: Editorial Presença, 1998
AGAMBEN, G.; Homo Sacer, II.1 L’État d’exception , Seuil: Paris, 2003
ARENDT, Hannah; A condição humana , Lisboa: Relógio d’Água, 2001
ARENDT, Hannah ; Entre el pasado y el futuro, Barcelona: Península, 1996
BARTHES, R. ; La chambre claire, Paris : Gallimard, 1980
BENJAMIN, W. ; Sobre arte, técnica, linguagem e política, Lisboa: Relógio d’Água, 1992
BENJAMIN, W. ; «L’½uvre d’art à l’ère de sa reproductibilité technique», ¼uvres III , Paris: Gallimard, 2000
BUCI-GLUCKSMANN, C. ; Court traité sur l’éphémère, Paris : Aubier, 1986
DELEUZE, G. ; Cinéma 1. L’image-mouvement. & Cinéma 2. L’image-temps, Paris: Les Éditions de Minuit, 1983
DELEUZE, Gilles; Mille Plateaux , Paris: Éditions de Minuit, 1980
DERRIDA, J.,; Artaud le Moma, Paris: Galilée, 2002
DIDI-HUBERMAN, G. ; Images malgré tout, Paris: Les Éditions de Minuit, 2003
FOUCAULT, M. ; L'ordre du discours, Paris: Gallimard, 1971
FOUCAULT, Michel; Histoire de la folie à l’âge classique , Paris:Gallimard , 1972
FOUCAULT, Michel; Dits et Écrits I, II, Paris: Gallimard,, 2001
FOUCAULT, Michel ; La volonté de savoir. Histoire de la sexualité I , Paris: Gallimard, 1976
FOUCAULT, Michel; Naissance de la clinique. Une archéologie du regard medical , Paris: Presses Universitaires de France, 1963
GIL, J.; O Imperceptível Devir da Imanência, Relógio d'Água, 2008
MERLEAU PONTY, M. ; L’½il et l’esprit, Paris: Gallimard, 2006
NIETZSCHE, F. ; La naissance de la tragédie, Paris: Gallimard, 1989
RANCIÈRE, J. ; Le partage du sensible: esthétique et politique, Paris: La Fabrique , 2000
RANCIÈRE, J.; Le spectateur emancipé, Paris: La Fabrique, 2008
SOURIAU, E. ; Vocabulaire d’esthétique, Paris: PUF, 2004

Observações Bibliográficas

Para além da referência à bibliografia principal, indicações sobre leituras complementares serão fornecidas ao longo das aulas. O material de estudo integra outras formas de inscrição (materiais visuais) para além do texto escrito.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Trabalho de seminário, a partir do acesso directo às fontes. Leitura e comentário de materiais textuais e visuais. Discussão com especialistas nacionais e estrangeiros, convidados para o seminário. a) Assistência regular ao Seminário, para assegurar uma participação continuada nas discussões teóricas e no trabalho sobre os textos. b) Cada aluno/a redigirá uma breve comunicação a partir da leitura e estudo pessoal de um dos textos que constituem a documentação essencial do curso, a qual será defendida publicamente na sessão correspondente. c) Em data a determinar, apresentar-se-á um breve ensaio (máximo 10/15 páginas) no qual se relacionarão as ideias desenvolvidas na comunicação referida no item anterior (b) com as conclusões gerais do Seminário consideradas, pelo aluno/a, como mais relevantes para o seu trabalho.

Palavras Chave

Humanidades > Filosofia > Estética
Humanidades > Filosofia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho escrito 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 200,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho de investigação 160,00
Total: 405,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas de avaliação em vigor na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média da classificação atribuída à participação e aos trabalhos realizados ao longo do semestre (25%) e ao trabalho final do Seminário [apresentação/defesa oral do trabalho e apresentação escrita] (75%).

Provas e trabalhos especiais

Cada estudante poderá propor trabalhos de investigação a desenvolver no decurso do semestre, os quais serão considerados se integrados no trabalho final realizado para o Seminário.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Épocas especiais e duração das "provas" adaptada aos casos particulares que eventualmente estejam inscritos como alunos.

Melhoria de classificação

Apresentação de trabalho escrito final.

Observações

Língua: Português.

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