Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MSIGOT043

Estágio em SIG e OT

Código: MSIGOT043     Sigla: ESOT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geografia

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento de Território

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MSIGOT 17 MSIGOT - Plano de Estudos 2 - 18 162 486

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O estágio terá lugar em ambiente empresarial ou de investigação. A realização de um estágio pressupõe que o estudante no final da UC seja capaz de: integrar-se no ambiente de trabalho da área profissional para a qual está a adquirir competências; obter uma experiência de interação com técnicos qualificados e em exercício; contactar com as exigências do quotidiano profissional; aprender a planear, programar e executar com os recursos existentes; valorizar a ética, persistência, coerência, iniciativa, criatividade e qualidade no trabalho.
Os objetivos relacionam-se com aprendizagens teórica-práticas adquiridas no 1º ano do ciclo de estudos, funcionando, nesta unidade curricular, como a base para a experiência de aprendizagem em contexto real de atuação dos profissionais em SIG e OT, proporcionando experiências privilegiadas de aplicação das suas competências na resolução de desafios e problemas colocados pela Instituição de Estágio. 
No final, estudante deve produzir um Relatório de Estágio espelhará não só os progressos realizados e constrangimentos encontrados durante a permanência na instituição de acolhimento, como apresentará os resultados da investigação realizada sobre um tema selecionado, o estado do conhecimento, as fontes de informação levantadas/utilizadas, e mais-valias da aplicação de técnicas e metodologias atualizadas.

Resultados de aprendizagem e competências

A escolha de um parceiro qualificado, ou a própria FLUP, para a formação em exercício do seu estudante, a FLUP permite-lhe uma experiência profissional real, embora protegida, para enriquecer e consolidar o percurso escolar anterior.
A focalização numa temática, que será o cerne do Relatório de Estágio, permitirá aplicar no desenvolvimento de um projeto próprio, tanto os conhecimentos da formação escolar como da experiência em ambiente de trabalho, testando criticamente as competências adquiridas.
O estágio deve promover a aplicação de conhecimentos adquiridos ao longo do curso a problemas concretos, em que competências e atitudes devem revelar capacidades de iniciativa, de decisão, de inovação, de pensamento criativo e crítico. Deve envolver a recolha de informação, análise, a seleção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução de problemas concretos, o exercício de síntese e elaboração de conclusões, e a preparação de um relatório de estágio pertinente.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa


Não há matéria curricular específica, pois os estudantes da UC Estágio irão debruçar-se sobre as tarefas e os desafios colocados pela IE para problemas de Ordenamento do Território e emprego de Tecnologias SIG, cobrindo os mais variados domínios do conhecimento e desempenho técnico respeitantes ao ciclo de estudos.
Partindo de um contrato-programa geral da FLUP, o estágio de cada estudante possuirá tarefas e metas que serão especificadas no protocolo individual a estabelecer entre a Faculdade e a IE. São prioridades deste programa o envolvimento no mundo do trabalho, a aquisição de uma experiência variada dentro dos conteúdos específicos da profissão e um exercício de investigação e valorização dirigido a uma temática definida compaginando os interesses da instituição e do estudante, a disponibilidade de orientação e o interesse para a formação.


Bibliografia Obrigatória

Eco, U. ; Como se Faz Uma Tese em Ciências Humanas., Editorial Presença, 2007. ISBN: 9789722313513
Cargill, M., & Connor, P.; Writing scientific research articles: Strategy and steps. , Wiley-Blackwell., 2013. ISBN: 978-1-118-57070-8
Mauch, J., & Birch, J.; Guide to the successful thesis and dissertation a handbook for students and faculty (4th ed.). , M. Dekker., 1998. ISBN: 978-0824742881
Oliveira, Luis Adriano; Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia segundo Bolonha, Lidel,, 2011. ISBN: 978-972-757-742-2
Weyers, J. and McMillan, K; How to Write; Dissertations & Project Reports,,, Prentice Hall, 2011. ISBN: 978-0273743835

Observações Bibliográficas

Bibliografia será indicada a cada estudante pelo docente em função do programa do estágio.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


O estudante será apoiado pelo orientador FLUP e pelo supervisor da instituição de acolhimento.
O orientador contribuirá na consolidação da formação metodológica, técnica e aprofundamento do conhecimento sobre conteúdos a explorar e investigar, bem como na reflexão sobre a evolução do estágio.
Do segundo espera-se o apoio na investigação, o acesso à informação de proximidade e especializada, assim como o acolhimento na prática profissional e equipas da instituição, garantindo a componente para a futura empregabilidade.


Software

ArcGis; SPSS; Acess

Palavras Chave

Ciências Sociais > Geografia
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ciências da terra

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 60,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Participação presencial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Realização de Estágio 108,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 162,00
Estudo autónomo 162,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 486,00

Obtenção de frequência

Cumprir 75% das sessões de OT e das horas de estágio.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final do estágio tem duas componentes principais, uma relacionada com a integração e desempenho do estudante na IE e outra relacionada com o relatório final do estágio.
Relativamente à integração e desempenho do estudante na IE, estas definem-se através da apreciação ponderada dos seguinte critérios:
- Assiduidade e pontualidade do estudante;
- Aplicação do estudante nas tarefas que lhe forem atribuídas;
- Integração do estudante nas atividades da IE e relacionamento com os profissionais da IE;
Relativamente ao relatório final do estágio, ele sará apreciado tendo em conta:
- Cumprimento formal das regras de um relatório;
- Qualidade do trabalho apresentado;
- Combinação e aplicação das competências relacionadas com o Ciclo de Estudos;
- Qualidade das soluções encontradas pelo estudante na resolução das tarefas e desafios colocados pela IE. 
Classificação Final:
Avaliação do estágio na IE (10%) + Relatório de Estágio (60%) + Apresentação do RE (30%)

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

108 horas em regime TP (aprox. 8h*13 sem.) e 54 em OT. Tarefas e objectivos especificados em anexo ao protocolo individual de estágio.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

Não se aplica.
Recomendar Página Voltar ao Topo