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Laboratório de Ciberjornalismo

Código: MECC019     Sigla: LC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MECC 27 Plano Oficial em vigor (2022) 1 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aprofundar o estudo do ciberjornalismo nas suas vertentes prática, profissional e ética, com especial incidência nas especificidades do panorama ciberjornalístico em Portugal. Identificar e problematizar as mais recentes tecnologias na sua relação com os media noticiosos online.

Resultados de aprendizagem e competências

Os objetivos de aprendizagem serão atingidos se, no final da lecionação da unidade curricular, os discentes se mostrarem aptos a desenvolver as seguintes competências:


1) Dominar os principais quadros teóricos relacionados com os novos média e o ciberjornalismo.


2) Problematizar as questões práticas, profissionais e éticas
do ciberjornalismo.


3) Investigar em novos média e ciberjornalismo.

4) Dominar a cinstrução de narrativas ciberjornalísticas em diferentes plataformas

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução ao ciberjornalismo
2. História do ciberjornalismo
3. Perfis e práticas dos ciberjornalistas
4. Tendências e desafios

5. A construção da cibernotícia
6. Estruturas hipertextuais
7. O instantâneo/direto no ciberjornalismo
8. Estruturas hipermédia


9. Novas narrativas nos média online: produção de notícias
10. O papel e o efeito dos media sociais na orientação editorial dos média online:  produção de notícias para Facebook
11. O papel e o efeito dos media sociais na orientação editorial dos média online: produção de notícias para o Instagram

Bibliografia Obrigatória

Bastos, Helder; Ciberjornalistas em Portugal: Práticas, papéis e ética, Livros Horizonte, 2011
Bastos, Helder; Origens e evolução do ciberjornalismo em Portugal: Os primeiros quinze anos (1995-2010), Edições Afrontamento, 2010
Zamith, Fernando; As potencialidades da Internet nos sites noticiosos portugueses, Edições Afrontamento, 2008
Cecilia, Friend, e Singer, Jane B.; Online Journalism Ethics, M.E. Sharpe, 2007
Stovall, James Glen; Web Journalism: Practice and Promise of a New Medium, Allyn and Bacon, 2004
Kolodzy, Janet; Convergence Journalism: Writing and Reporting Across the News Media, Rowman & Littlefield Publishers, 2006
Noci, Javier Díaz, e Aliaga, Ramón Salaverría (coords.); Manual de Redacción Ciberperiodística, Ariel Comunicacion, 2003

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição de temas e realização de trabalho prático.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Jornalismo
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Serviços de informação na internet

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 30,00
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Trabalho laboratorial 110,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença obrigatória em 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

A indicar pelos docentes.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP.

Melhoria de classificação

Como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP.

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