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Técnicas de Comunicação Oral e Escrita

Código: CL032     Sigla: TCOE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Linguística

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://www.davidpinhobarros.com/Tecnicas-de-Comunicacao-Oral-e-EscritaOral-and-Written-Communication
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas Aplicadas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 31 Plano Oficial em vigor(2023) 1 - 6 41 162
LA 99 Plano Oficial em vigor (2022) 1 - 6 41 162
LLC 142 Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) 1 - 6 41 162
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2022) 1 - 6 41 162
LRI 130 Plano Oficial em vigor (2022) 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sónia Maria Cordeiro Valente Rodrigues Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 4 12,00
Jorge Pereira Nunes Deserto 3,00
Isabel Maria Ventura Morujão de Beires 3,00
Marco Simão Valente Baptista 3,00
Carlos Rogério Sousa e Silva 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objetivo a consideração e discussão da língua enquanto forma de aceder ao pensamento, à representação do mundo e às relações humanas. Com este fim, potencia uma reflexão sobre os valores formativo-cognitivo e afetivo da língua, enquanto que estimula as competências gramaticais, discursivas, pragmáticas e socioculturais dos alunos. Finalmente, ambiciona oferecer um contacto teórico-prático com técnicas de expressão oral e escrita passíveis de serem aplicadas a uma grande variedade de situações comunicacionais.

Resultados de aprendizagem e competências

A análise teórica das componentes e modalidades do ato comunicativo, aliada a exercícios práticos em torno de variadas formas de expressão oral e escrita, permitirá aos alunos o desenvolvimento de uma maior capacidade de elaboração e de adequação do seu discurso, bem como ao alargamento das suas competências pragmáticas e socioculturais, tão necessárias ao trabalho académico quanto à vida em sociedade.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Ato comunicativo como ato interlocutivo
2. Componentes e fatores condicionantes da interlocução
3. Comunicação verbal, para-verbal e não verbal
4. Comunicação oral e escrita
5. Géneros textuais e discursivos
7. Géneros literários e paródicos
8. Normas e práticas dos trabalhos académicos

Bibliografia Obrigatória

Adam, Jean-Michel; Linguistique textuelle : Des genres de discours aux textes, Nathan Université, 1999. ISBN: 978-2091908403
Fiske, John; Introduction to Communication Studies, Routledge, 2010. ISBN: 978-0415596497
Marcuschi, Luiz Antônio; Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão, Parábola, 2008. ISBN: 978-8588456747
Pappalardo, Ferdinando; Genericità. Il discorso sui generi letterari nella cultura europea, Progedit, 2013. ISBN: 978-8861941953

Bibliografia Complementar

Adam, Jean-Michel; Éléments de linguistique textuelle, Mardaga, 1995. ISBN: 978-2870094402
Adam, Jean-Michel; Les Textes : Types et prototypes, Armand Colin, 1992. ISBN: 978-2200259129
Combe, Dominique; Les Genres littéraires, Hachette, 1992. ISBN: 978-2010181511
Cunha, Celso & Cintra, Lindley; Nova Gramática do Português Contemporâneo, Edições João Sá da Costa, 2015. ISBN: 978-9729230677
Dambre, Marc & Monique Gosselin-Noat (eds.); L'Éclatement des genres au XXe siècle, Presses Universitaires de la Sorbonne-Nouvelle, 2001. ISBN: 978-2878541984
Duarte, Inês; Língua Portuguesa: Instrumentos de Análise, Universidade Aberta, 2000. ISBN: 978-9726746041
Figueiredo, Olívia Maria & Barbieri de Figueiredo, Eunice; Dicionário Prático para o Estudo do Português, ASA, 2003. ISBN: 978-9724133010
Hamburger, Käte; Logique des genres littéraires, Seuil, 1986. ISBN: 978-2020091633
Kerbrat-Orecchioni, Catherine; La Conversation, Seuil, 1996. ISBN: 978-2020260305
Mira Mateus, Maria Helena; Gramática da Língua Portuguesa, Caminho, 2006. ISBN: 978-9722104456
Mira Mateus, Maria Helena & Cardeira, Esperança; Norma e Variação, Caminho, 2007. ISBN: 978-9722119535
Neiva, Saulo & Montandon, Alain (eds.); Dictionnaire raisonné de la caducité des genres littéraires, Droz, 2014. ISBN: 978-2600017428
Schaeffer, Jean-Marie; Qu’est-ce qu’un genre littéraire ?, Seuil, 1989. ISBN: 978-2020106917
Stalloni, Yves; Les Genres littéraires, Armand Colin, 2008. ISBN: 978-2200354985
Todorov, Tzvetan; Les Genres du discours, Seuil, 1978. ISBN: 978-2020050005
Vilela, Mário; Gramática da Língua Portuguesa, Almedina, 2001. ISBN: 978-9724014692

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição oral com apoio de apresentações Keynote, análises coletivas de textos e imagens, e exercícios práticos escritos e orais com os alunos.

Palavras Chave

Humanidades > Literatura
Humanidades > Ciências da linguagem

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 55,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 66,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Com a exceção dos trabalhadores-estudantes e dos estudantes com necessidades educativas especiais, todos os alunos deverão marcar presença em, pelo menos, 75% das aulas para poderem obter aprovação à unidade curricular. Assim, um número de faltas injustificadas superior a 25% implicará a reprovação com a classificação “RFF” (“reprovado por falta de frequência”).

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será o resultado da média ponderada entre as seguintes componentes, ambas de caráter obrigatório: trabalho escrito (30%) e exame (70%). O não cumprimento, por qualquer estudante, de uma das componentes de avaliação implicará a reprovação à unidade curricular com a classificação “RFC” (“reprovado por falta de componente”). Para além disso, qualquer tentativa de plágio ou cópia implicará a atribuição da classificação de 0 valores à componente de avaliação em que ela for detetada, bem como a reprovação à unidade curricular com a classificação "RFR" ("reprovado por fraude").

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para além da dispensa da frequência das aulas, o estatuto de trabalhador-estudante prevê um regime especial de avaliação que, no caso desta unidade curricular, é o seguinte: o aluno é isento da componente do trabalho escrito, passando o exame a valer 100% da nota.
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