Técnicas de Comunicação Oral e Escrita
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Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivo a consideração e discussão da língua enquanto forma de aceder ao pensamento, à representação do mundo e às relações humanas. Com este fim, potencia uma reflexão sobre os valores formativo-cognitivo e afetivo da língua, enquanto que estimula as competências gramaticais, discursivas, pragmáticas e socioculturais dos alunos. Finalmente, ambiciona oferecer um contacto teórico-prático com técnicas de expressão oral e escrita passíveis de serem aplicadas a uma grande variedade de situações comunicacionais.
Resultados de aprendizagem e competências
A análise teórica das componentes e modalidades do ato comunicativo, aliada a exercícios práticos em torno de variadas formas de expressão oral e escrita, permitirá aos alunos o desenvolvimento de uma maior capacidade de elaboração e de adequação do seu discurso, bem como ao alargamento das suas competências pragmáticas e socioculturais, tão necessárias ao trabalho académico quanto à vida em sociedade.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Ato comunicativo como ato interlocutivo
2. Componentes e fatores condicionantes da interlocução
3. Comunicação verbal, para-verbal e não verbal
4. Comunicação oral e escrita
5. Géneros textuais e discursivos
7. Géneros literários e paródicos
8. Normas e práticas dos trabalhos académicos
Bibliografia Obrigatória
Adam, Jean-Michel; Linguistique textuelle : Des genres de discours aux textes, Nathan Université, 1999. ISBN: 978-2091908403
Fiske, John; Introduction to Communication Studies, Routledge, 2010. ISBN: 978-0415596497
Marcuschi, Luiz Antônio; Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão, Parábola, 2008. ISBN: 978-8588456747
Pappalardo, Ferdinando; Genericità. Il discorso sui generi letterari nella cultura europea, Progedit, 2013. ISBN: 978-8861941953
Bibliografia Complementar
Adam, Jean-Michel; Éléments de linguistique textuelle, Mardaga, 1995. ISBN: 978-2870094402
Adam, Jean-Michel; Les Textes : Types et prototypes, Armand Colin, 1992. ISBN: 978-2200259129
Combe, Dominique; Les Genres littéraires, Hachette, 1992. ISBN: 978-2010181511
Cunha, Celso & Cintra, Lindley; Nova Gramática do Português Contemporâneo, Edições João Sá da Costa, 2015. ISBN: 978-9729230677
Dambre, Marc & Monique Gosselin-Noat (eds.); L'Éclatement des genres au XXe siècle, Presses Universitaires de la Sorbonne-Nouvelle, 2001. ISBN: 978-2878541984
Duarte, Inês; Língua Portuguesa: Instrumentos de Análise, Universidade Aberta, 2000. ISBN: 978-9726746041
Figueiredo, Olívia Maria & Barbieri de Figueiredo, Eunice; Dicionário Prático para o Estudo do Português, ASA, 2003. ISBN: 978-9724133010
Hamburger, Käte; Logique des genres littéraires, Seuil, 1986. ISBN: 978-2020091633
Kerbrat-Orecchioni, Catherine; La Conversation, Seuil, 1996. ISBN: 978-2020260305
Mira Mateus, Maria Helena; Gramática da Língua Portuguesa, Caminho, 2006. ISBN: 978-9722104456
Mira Mateus, Maria Helena & Cardeira, Esperança; Norma e Variação, Caminho, 2007. ISBN: 978-9722119535
Neiva, Saulo & Montandon, Alain (eds.); Dictionnaire raisonné de la caducité des genres littéraires, Droz, 2014. ISBN: 978-2600017428
Schaeffer, Jean-Marie; Qu’est-ce qu’un genre littéraire ?, Seuil, 1989. ISBN: 978-2020106917
Stalloni, Yves; Les Genres littéraires, Armand Colin, 2008. ISBN: 978-2200354985
Todorov, Tzvetan; Les Genres du discours, Seuil, 1978. ISBN: 978-2020050005
Vilela, Mário; Gramática da Língua Portuguesa, Almedina, 2001. ISBN: 978-9724014692
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição oral com apoio de apresentações Keynote, análises coletivas de textos e imagens, e exercícios práticos escritos e orais com os alunos.
Palavras Chave
Humanidades > Literatura
Humanidades > Ciências da linguagem
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
70,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
55,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Trabalho de investigação |
66,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Com a exceção dos trabalhadores-estudantes e dos estudantes com necessidades educativas especiais, todos os alunos deverão marcar presença em, pelo menos, 75% das aulas para poderem obter aprovação à unidade curricular. Assim, um número de faltas injustificadas superior a 25% implicará a reprovação com a classificação “RFF” (“reprovado por falta de frequência”).
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação será o resultado da média ponderada entre as seguintes componentes, ambas de caráter obrigatório: trabalho escrito (30%) e exame (70%). O não cumprimento, por qualquer estudante, de uma das componentes de avaliação implicará a reprovação à unidade curricular com a classificação “RFC” (“reprovado por falta de componente”). Para além disso, qualquer tentativa de plágio ou cópia implicará a atribuição da classificação de 0 valores à componente de avaliação em que ela for detetada, bem como a reprovação à unidade curricular com a classificação "RFR" ("reprovado por fraude").
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Para além da dispensa da frequência das aulas, o estatuto de trabalhador-estudante prevê um regime especial de avaliação que, no caso desta unidade curricular, é o seguinte: o aluno é isento da componente do trabalho escrito, passando o exame a valer 100% da nota.