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Filosofia Contemporânea II

Código: FILO012     Sigla: FILC2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Filosofia

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 44 FILO - Plano de Estudos 3 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português
Obs.: Erasmus students should contact the Professor - the course has been prepared to accomodate them as well

Objetivos

O objectivo central da disciplina é mapear as tendências e movimentos da Filosofia Contemporânea nos séculos XX e XXI, partindo de uma introdução onde são identificados autores (racionalistas e irracionalistas) do século XIX especialmente influentes na filosofia futura. A concretização do objectivo far-se-á pela concentração da análise em figuras e obras fundamentais, procurando compreender projectos filosóficos, posições e argumentação.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC os estudantes devem:
1. Mostrar ter adquirido uma formação de base em Filosofia Contemporânea do século XX e início do século XXI. 
2. Saber analisar textos da filosofia contemporânea, compreendendo as suas especificidades 
3. Saber articular os conhecimentos desta UC com os adquiridos noutras UCs, nomeadamente em domínios como a lógica, a metafísica, a epistemologia e a filosofia da linguagem, a ética, a estética ou a filsoofia política.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução – O que significa ‘filosofia contemporânea’?

Rationalistas e irracionalistas do século XIX - um breve percurso (Kant, Hegel, Marx, Kierkegaard, Schopenhauer, Nietzsche)

PARTE I A primeira metade do século xx

1. G. Frege e E. Husserl: a filosofia analítica e a fenomenologia nascentes. Pontos comuns.
1.1 A obra de Frege - um perfil.
1.2 A obra de Husserl - um perfil.
2. Os ‘discípulos’ de Frege e Husserl e a divergência: Wittgenstein e Heidegger.
2.1 Wittgenstein: o Tractatus Logicus-Philosophicus como pno de funda da 'Conferência sobre ética'. As Investigações Filosóficas
2.2 Heidegger: como compreender e como ler Sein und Zeit.

PARTE II A segunda metade do século XX - um retrato.

3. Pensamento francês
  3.1 A geração de J.P. Sartre e M. Merleau-Ponty
  3.2 A geração de M. Foucault, J. Derrida e G. Deleuze
  3.3 Alguns casos (relativamente) inenquadráveis: P. Ricoeur, E. Lévinas
4. Escola de Frankfurt (M. Horkheimer, T. Adorno, W. Benjamin e J. Habermas)
5. Filosofia da linguagem comum (J. L. Austin)
6. Mente e interpretação (W.V. Quine e D. Davidson)
7. Pragmatismo (o caso de R. Rorty)


PARTE III Aplicações: Ética e estética - rumos e orientações

1. A. Badiou, J. Ranciére, S. Zizek, G. Agamben
2. Feminismo e género (em torno do caso de J. Butler)
3. Orientações wittgensteinianas: C. Diamond, J. McDowell, S. Cavell.

Obs.:A Introdução e a Parte I são o núcleo filosófico do Programa. Encoraja-se os estudantes a explorarem nos seus ensaios os temas e autores das Partes II e III do Programa.

Bibliografia Obrigatória

Frege Gottlob 1848-1925; Écrits logiques et philosophiques. ISBN: 2-02-002742-9
Heidegger, Martin, 1889-1976; El^ser y el tiempo
Husserl Edmund 1859-1938; Investigações lógicas. ISBN: 972-8531-34-6
Wittgenstein Ludwig 1889-1951; Uma^conferência sobre ética. ISBN: 978-989-26-0951-5
Sofia Miguens; Figuras e Movimentos - uma leitura da filosofia contemporânea
Moore, A.W.; The Evolution of Modern Metaphysics: Making Sense of Things, Cambridge University Press, 2012

Bibliografia Complementar

Austin, J.L.; Sense and sensibilia, Oxford University Press, 1962
Habermas Jurgen 1929-; O^discurso filosófico da modernidade. ISBN: 978-972-47-4152-9
Wittgenstein Ludwig 1889-1951; Philosophical investigations
Wittgenstein, Ludwig, 1889-1951; Tratado lógico-filosófico
Austin, John L.; How to do things with words. ISBN: 0-19-281205-X
Husserl, Edmund, 1859-1938; Idées directrices pour une phénoménologie
Merleau-Ponty, Maurice - Fenomenologia da percepção (1945), Gallimard, Paris, 1945.
Sartre, Jean-Paul, 1905-1980; L.être et le néant
Richard Rorty; Consequências do pragmatismo. ISBN: 972-771-100-6
Benoist, Jocelyn; Les limites de l'intentionalité: Recherches phénoménologiques et analytiques, Vrin, 2005
Dummett, Michael; Origins of analytical philosophy, Harvard University Press, 1993

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, práticas, e sessões tutoriais. Diálogo com os estudantes.

 

Palavras Chave

Humanidades > História > História da filosofia > Filosofia contemporânea

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 121,00
Frequência das aulas 41,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Ensaio original 50% + exame final 50%.

Provas e trabalhos especiais

Não previstos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

As normas em vigor aplicam-se a ambas as componentes da avaliação (exame e ensaio).
Os estudantes podem fazer recurso ou melhoria às duas componentes da avaliação. No caso de fazerem melhoria ou recurso apenas do ensaio este deve ser entregue na datas dos exames.

Observações

Língua de ensino: português. Ao longo dos anos os estudantes Erasmus que frequentaram esta cadeira têm sido guiados em bibliografia em inglês, francês ou espanhol e escrito o seu ensaio em inglês, francês ou espanhol.
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