Filosofia Contemporânea II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Filosofia |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FILO |
44 |
FILO - Plano de Estudos |
3 |
- |
6 |
41 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Obs.: Erasmus students should contact the Professor - the course has been prepared to accomodate them as well
Objetivos
O objectivo central da disciplina é mapear as tendências e movimentos da Filosofia Contemporânea nos séculos XX e XXI, partindo de uma introdução onde são identificados autores (racionalistas e irracionalistas) do século XIX especialmente influentes na filosofia futura. A concretização do objectivo far-se-á pela concentração da análise em figuras e obras fundamentais, procurando compreender projectos filosóficos, posições e argumentação.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da UC os estudantes devem:
1. Mostrar ter adquirido uma formação de base em Filosofia Contemporânea do século XX e início do século XXI.
2. Saber analisar textos da filosofia contemporânea, compreendendo as suas especificidades
3. Saber articular os conhecimentos desta UC com os adquiridos noutras UCs, nomeadamente em domínios como a lógica, a metafísica, a epistemologia e a filosofia da linguagem, a ética, a estética ou a filsoofia política.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Introdução – O que significa ‘filosofia contemporânea’?
Rationalistas e irracionalistas do século XIX - um breve percurso (Kant, Hegel, Marx, Kierkegaard, Schopenhauer, Nietzsche)
PARTE I A primeira metade do século xx1. G. Frege e E. Husserl: a filosofia analítica e a fenomenologia nascentes. Pontos comuns.
1.1 A obra de Frege - um perfil.
1.2 A obra de Husserl - um perfil.
2. Os ‘discípulos’ de Frege e Husserl e a divergência: Wittgenstein e Heidegger.
2.1 Wittgenstein: o T
ractatus Logicus-Philosophicus como pno de funda da 'Conferência sobre ética'. As
Investigações Filosóficas2.2 Heidegger: como compreender e como ler
Sein und Zeit.
PARTE II A segunda metade do século XX - um retrato.3. Pensamento francês
3.1 A geração de J.P. Sartre e M. Merleau-Ponty
3.2 A geração de M. Foucault, J. Derrida e G. Deleuze
3.3 Alguns casos (relativamente) inenquadráveis: P. Ricoeur, E. Lévinas
4. Escola de Frankfurt (M. Horkheimer, T. Adorno, W. Benjamin e J. Habermas)
5. Filosofia da linguagem comum (J. L. Austin)
6. Mente e interpretação (W.V. Quine e D. Davidson)
7. Pragmatismo (o caso de R. Rorty)
PARTE III Aplicações: Ética e estética - rumos e orientações1. A. Badiou, J. Ranciére, S. Zizek, G. Agamben
2. Feminismo e género (em torno do caso de J. Butler)
3. Orientações wittgensteinianas: C. Diamond, J. McDowell, S. Cavell.
Obs.:A Introdução e a Parte I são o núcleo filosófico do Programa. Encoraja-se os estudantes a explorarem nos seus ensaios os temas e autores das Partes II e III do Programa.
Bibliografia Obrigatória
Frege Gottlob 1848-1925;
Écrits logiques et philosophiques. ISBN: 2-02-002742-9
Heidegger, Martin, 1889-1976;
El^ser y el tiempo
Husserl Edmund 1859-1938;
Investigações lógicas. ISBN: 972-8531-34-6
Wittgenstein Ludwig 1889-1951;
Uma^conferência sobre ética. ISBN: 978-989-26-0951-5
Sofia Miguens; Figuras e Movimentos - uma leitura da filosofia contemporânea
Moore, A.W.; The Evolution of Modern Metaphysics: Making Sense of Things, Cambridge University Press, 2012
Bibliografia Complementar
Austin, J.L.; Sense and sensibilia, Oxford University Press, 1962
Habermas Jurgen 1929-;
O^discurso filosófico da modernidade. ISBN: 978-972-47-4152-9
Wittgenstein Ludwig 1889-1951;
Philosophical investigations
Wittgenstein, Ludwig, 1889-1951;
Tratado lógico-filosófico
Austin, John L.;
How to do things with words. ISBN: 0-19-281205-X
Husserl, Edmund, 1859-1938;
Idées directrices pour une phénoménologie
Merleau-Ponty, Maurice - Fenomenologia da percepção (1945), Gallimard, Paris, 1945.
Sartre, Jean-Paul, 1905-1980;
L.être et le néant
Richard Rorty;
Consequências do pragmatismo. ISBN: 972-771-100-6
Benoist, Jocelyn; Les limites de l'intentionalité: Recherches phénoménologiques et analytiques, Vrin, 2005
Dummett, Michael; Origins of analytical philosophy, Harvard University Press, 1993
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas, práticas, e sessões tutoriais. Diálogo com os estudantes.
Palavras Chave
Humanidades > História > História da filosofia > Filosofia contemporânea
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
121,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Não aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
Ensaio original 50% + exame final 50%.
Provas e trabalhos especiais
Não previstos.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
As normas em vigor aplicam-se a ambas as componentes da avaliação (exame e ensaio).
Os estudantes podem fazer recurso ou melhoria às duas componentes da avaliação. No caso de fazerem melhoria ou recurso apenas do ensaio este deve ser entregue na datas dos exames.
Observações
Língua de ensino: português. Ao longo dos anos os estudantes Erasmus que frequentaram esta cadeira têm sido guiados em bibliografia em inglês, francês ou espanhol e escrito o seu ensaio em inglês, francês ou espanhol.