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Filosofia Contemporânea I

Código: FILO011     Sigla: FILC1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Filosofia

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 46 FILO - Plano de Estudos 3 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1. Adquirir uma formação de base em Filosofia Contemporânea (no período do século XIX), estudando figuras representativas, grandes correntes doutrinais e problemáticas específicas.
2. Analisar  textos representativos de autores e de doutrinas fundamentais.
3. Adquirir instrumentos para articular os conhecimentos deste período com os dos demais da História da Filosofia.
4. Mostrar a importância dos problemas, conceitos e argumentos filosóficos da filosofia contemporânea (no período do programa) e dos seus textos e sobre eles reflectir.

Resultados de aprendizagem e competências

No fim do curso, o estudante deverá:
1. Mostrar ter adquirido uma formação de base em Filosofia Contemporânea, a respeito do século XIX.

2. Saber analisar textos filosóficos da Contemporaneidade oitocentista, compreendendo as suas especificidades.
3. Saber articular os conhecimentos deste período com os dos demais da História da Filosofia. 

4. Utilizar adequadamente os instrumentos de trabalho e de pesquisa requeridos no estudo  da filosofia do século XIX.

5. Fazer com proficiência exposições sobre as linhas de força da filosofia oitocentista, sobre os seus principais autores e correntes doutrinais.

6. Analisar conceitos, problemas e linhas de argumentação fundamentais da filosofia do século XIX, com base nas fontes primárias.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

1. A questão da contemporaneidade filosófica.

2. Fichte, Schelling e a tradição idealista alemã.
3. Hegel e o hegelianismo.
4. Schopenhauer.
5. O transcendentalismo emersoniano e o fideísmo Kierkegaardiano.
6. O individualismo de Stirner.
7. A tradição empirista, o positivismo e o utilitarismo.
8. O materialismo dialéctico.
9. O vitalismo. 

10. Nietzsche.

Bibliografia Obrigatória

Bergson, Henri ; Ensaio sobre os dados imediatos da consciência (1889), trad. portuguesa João da Silva Gama, Edições 70, Lisboa, 1988
Ralph Waldo Emerson; Self-reliance and other essays. ISBN: 0-488-27790-9
Fichte, J. G.; A doutrina da ciência de 1794 e outros escritos, Nova Cultural, 1988
Hegel, G. W. F. ; Fenomenologia do espírito (1807), trad. francesa Jean Hyppolite, Aubier, Paris, 1941
Kierkegaard, Søren; Migalhas Filosóficas, Relógio D'Água, 2012. ISBN: 978-989-641-320-0
Karl Marx; Manuscritos económico-filosóficos. ISBN: 972-44-0457-9
Mill, John Stuart; Auguste Comte and Positivism, Bibliotech Press, 2020. ISBN: ISBN-10 : 1647995450
Friedrich Nietzsche; Ecce Homo. ISBN: 972-665-089-5
Schelling, F. W. J.; Ideias para uma Filosofia da Natureza, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2001. ISBN: 972-27-1088-5
Schopenhauer, Arthur, 1788-1860; O^mundo como vontade e representação
Max Stirner; O^único e a sua propriedade. ISBN: 972-608-162-9

Bibliografia Complementar

Copleston, Frederick; A history of philosophy
Moyar, Dean (ed.); The Routledge Companion to Nineteenth Century Philosophy, Routledge, 2010
Sofia Miguens; Uma^leitura da filosofia contemporânea. ISBN: 978-972-44-2161-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, práticas e sessões tutoriais. Diálogo com os estudantes.

Palavras Chave

Humanidades > História > História da filosofia > Filosofia contemporânea

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 110,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

 Mínimo de 75% de presenças em aula requerido.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída: 2 trabalhos escritos – trabalho A, sobre um tema correspondente aos pontos 1 a 5 do Programa (50%), trabalho B, sobre um tema correspondente aos pontos 6 a 10 do Programa (50%).
 
A fórmula aplica-se em todas as épocas  (normal, recurso e especial)

Provas e trabalhos especiais

Não previstos.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.
A fórmula de cálculo final aplica-se igualmente aos estudantes que se submetam a avaliação para efeitos de melhoria.

Observações

Língua de ensino: Português.

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