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CTT: Ética na era da tecnologia e da informação

Código: CTT_EETI01     Sigla: CTT_EETI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Filosofia e ética

Ocorrência: 2022/2023 - 2S (edição n.º 1) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: CTT: Ética na era da tecnologia e da informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CTT_EETI 0 Plano Oficial em vigor 1 - 1,5 12 40,5
M.EA 0 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 12 40,5
M.EC 0 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 12 40,5
M.EMAT 0 Plano de estudos oficial 1 - 1,5 12 40,5
M.EMG 0 Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 1 - 1,5 12 40,5
M.EQ 0 Plano Oficial do ano letivo 1 - 1,5 12 40,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta UC os estudantes deverão saber/ser capazes de:
1. Conhecer os conceitos fundamentais da ética ou Filosofia Moral;
2. Compreender a natureza dos desafios colocados à Ética pelas tecnologias e pela informação;
3. Analisar dilemas e desafios éticos em diferentes domínios de ação;
4. Identificar e discutir implicações éticas no uso de tecnologia na melhoria do desempenho do corpo humano;
5. Identificar e discutir implicações éticas da geração, recolha e utilização de informação massiva individual gerada pelo uso de dispositivos eletrónicos.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da frequência o estudante deverá:
- Conhecer os conceitos fundamentais da Ética ou Filosofia moral para a discussão de dilemas éticos.
- Compreender a natureza dos desafios colocados à Ética pela tecnificação e informatização da vida e da sociedade.
- Dominar as ferramentas básicas para analisar desafios éticos em questões envolvendo tecnologias e informatização.
- Discutir de forma argumentada casos e dilemas

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Ética ou filosofia moral: os conceitos fundamentais
2. Novidade ou continuidade dos problemas trazidos à ética pela tecnologização e informatização massivas.
3. Razões para agir e dilemas éticos sobre vantagens e riscos das tecnologias e da informatização e suas combinações.
4. Discussão de casos: (1) Potenciação da vida humana com dispositivos tecnológicos; (2) Indivíduo e os seus dados em bases informáticas; (3) Possibilidades e limitações da liberdade: escolha e controle.

Bibliografia Obrigatória

Bowels, Cennydd; Future Ethics, NowNext Press, London , 2018
Floridi, Luciano (ed.); The Ethics of Information, Oxford University Press, Oxford , 2013
Patrão Neves, M.ª Céu - M.ª Graça Carvalho (eds.); Ética Aplicada: Novas Tecnologias, Ed. 70, Lisboa , 2018
Santos, José Manuel; Introdução à ética, Documenta, Lisboa , 2012
Shafer-Landau, Russ; Living Ethics. An Introduction with Readings, Oxford University Press, Oxford, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

— Aulas teórico-práticas para conhecimento dos conceitos fundamentais da ética relevantes para a compreensão de questões contemporâneas no cruzamento da utilização massiva de tecnologias e de informação, por exemplo no domínio do desempenho biológico, da autonomia de escolha e de ação, dos valores individuais.
— Análise e leitura de textos filosóficos sobre os problemas em discussão.
— Imersão nas discussões éticas através de casos e dilemas.
— Avaliação inclui a participação nas aulas e a realização de teste escrito final.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Teste 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 28,50
Frequência das aulas 12,00
Total: 40,50

Obtenção de frequência

75% de presenças.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação presencial 20%;
2 testes 80%.
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